Blog, Mídia Paga (Ads),

3 hacks para utilizar na “expansão do direcionamento detalhado” do Facebook Ads

Por Jean Vidal em 15 de outubro de 2021

Quem trabalha no dia-a-dia com mídia paga, seja anunciando no Google ou no Facebook Ads, sabe que algumas configurações parecem simples, mas têm um grande impacto nas suas segmentações de público e, consequentemente, nos resultados das campanhas.

Um grande exemplo disso são as correspondências no Google Ads. Ou seja, cadastrar as palavras do leilão de forma ampla (inbound marketing), na frase (“inbound marketing”) ou exata [inbound marketing], combinando com o algoritmo da ferramenta se você irá entrar em competições mais direcionadas ou mais amplas.

No mundo do Facebook Ads existe algo semelhante às correspondências amplas do Google Ads: a opção “expansão do direcionamento detalhado” nas configurações de público dos seus anúncios 

Essa configuração precisa ser utilizada com todo cuidado do mundo, afinal, quando bem utilizadas, realmente podem fazer a diferença. Quer ver como? Confira então três hacks simples que preparamos para você testar nas suas campanhas! 

O que é a expansão do direcionamento detalhado no FaceAds?

Quando você começa a criação dos seus anúncios no FaceAds irá desenvolver (cadastrar e administrar) três níveis, que são: Campanhas, Conjunto de anúncios e Anúncios. Cada nível com suas possibilidades de configuração para uma criação completa do anúncio focado em resultados.

Em “Conjunto de anúncios”, você irá administrar: Conversão, Orçamento e programação, Público e Posicionamento, entre outros blocos de informações.


Neste artigo vamos nos concentrar em:
Conjunto de Anúncios > Público  > Direcionamento detalhado

Direcionamento detalhado (print da página)

E dentro disso, nesse item em específico.

Print mostra o local onde está a instrução para expansão de direcionamento detalhado

Clicando no símbolo de informações (i), o próprio FaceAds traz a seguinte definição:
A expansão do direcionamento detalhado nos permite mostrar seus anúncios para mais pessoas, o que pode ajudar você a atingir sua meta de otimização.

Observe que o intuito é simples: Ir além dos direcionamentos que você colocou. Deixar o público “amplo”, tão semelhante quanto a configuração de palavras-chave no leilão do Google Ads. 

Essa configuração dá uma liberdade maior para a ferramenta explorar os públicos (a audiência que receberá os anúncios).

Sendo mais específico, esse elemento pode ser usado justamente para melhorar a sua definição de público; afinal, um público específico demais terá um custo alto de impressão, clique e, consequentemente, conversão. 

Print da página onde mostra o local para realizar a definição de público

Utilizando a expansão, você permite que o Facebook avance para um público razoavelmente amplo ou amplo em definitivo.

Porém, ainda que essa configuração pareça simples, existem alguns cuidados que devem ser tomados quando você decide utilizar ou não essa configuração.

Quando usar e quando não utilizar?

É importante frisar que essa configuração pode não estar disponível em dois objetivos de campanha, conforme informado pela própria ferramenta:

A expansão do direcionamento não está disponível para os objetivos de Reconhecimento da marca e Alcance.

Então se esse item não apareceu nas suas configurações provavelmente é por ter escolhido uma dessas opções como seu objetivo de campanha. Para as demais, teremos essa configuração liberada.

Já a decisão de utilizar ou não esse elemento, como já dito, está inteiramente interligada à necessidade de expansão do público, para não restringir demais quem deverá receber seu anúncio, permitindo um alcance maior, que tem como objetivo melhorar os custos de impressão, clique e conversão.

Mas nem sempre eu vou utilizar essa opção. 

Afinal, se nas configurações iniciais de público (semelhante, personalizado ou detalhado) eu já conquistei um público considerado “amplo” ou “razoavelmente amplo”, não vale utilizar a expansão, ainda mais se tiver uma verba limitada (por dia ou pelo período cadastrado).

Por isso enfatizo que, apesar de muito importante, é preciso usar com cautela, procurando encontrar um “meio de campo” e evitando dois extremos – um público extremamente específico ou amplo demais.

Levando isso em conta, quero compartilhar contigo alguns “Hacks” que aprendemos ao aplicar essa configuração em nossas campanhas e de nossos clientes. Olha só: 

1 – Libero a “Expansão”, mas aperto com o “Limitar-se” 

Digamos que, em um exemplo hipotético, tínhamos um público pequeno (de 30 mil pessoas) e, quando utilizamos a opção de expansão de público, saltou para mais de 9 milhões de pessoas.

A primeira dica é, justamente, deixar a expansão selecionada, mas voltar para as configurações de detalhamento de público e utilizar o elemento “limitar mais”, assim:

Detalhes da aba de configurações de detalhamento do público

Quando utilizo o “limitar mais”, surge esse box, adjunto à informação “e também devem corresponder a…”.

Em termos técnicos, isso significa que o público selecionado precisa corresponder a todos os grupos de regras, seguindo uma condição de soma.

Ou seja, explodiu o tamanho do público? Volte ao detalhamento e adicione condições de soma (limitar) até diminuir o público. Com isso, o perfil de seu público será mais específico.

E, sim, dependendo do item que seleciono nos detalhamentos (como cargos, por exemplo), mesmo tendo a expansão selecionada, o público pode voltar a ficar muito pequeno. Nesse caso, preciso reavaliar as regras de limitações que criei.

2  – Público ainda muito grande, use o “Excluir pessoas que correspondem a…”

Outra dica bem pontual nessa dinâmica de adicionar a expansão e voltar para apertar o cinto, é utilizar a opção de excluir pessoas que correspondem, ou seja, aqui: 

Campo para definição de dados demográficos

A diferença entre utilizar o “limitar mais” – que é uma condição de soma – e o excluir – que é a condição de menos – é que esse último pode ser muito mais “forte” nessa busca de limitar o público que autorizei ser expandido.

Ë como se fosse um backup de segurança, uma configuração onde posso ser mais radical. 

Por exemplo, se meu público deve ser composto apenas de pessoas que já possuem ensino superior completo, eu posso utilizar como uma configuração complementar para especificar ainda mais meu público, enquanto ainda explorando a expansão do FaceAds.

Aqui, só é importante frisar que você precisa escolher bem a sua exclusão e que pode, de tempos em tempos, no processo de otimizar suas campanhas, fazer testes, retirando por determinados períodos as exclusões adicionadas.

3 – Usar a expansão de semelhante no seu Lookalike

Tão semelhante quanto, existe ainda a opção de expansão de público semelhante, o famoso Lookalike. Ou seja, quando crio um público semelhante e adiciono ao meu conjunto de anúncio, com base no tamanho desse público, poderá aparecer essa opção:

Campo correspondente aos públicos personalizados

Aqui, a ferramenta, também em informações (i), repassa essa definição:

Com a expansão, é possível alcançar pessoas fora dos seus públicos semelhantes selecionados. A expansão não vai além das seleções de idade, sexo, idioma ou localização do seu conjunto de anúncios e não se aplica aos públicos que você está excluindo. Ela também não está disponível para alguns públicos semelhantes.

Logo, é uma configuração complementar, que posso usar somando com o direcionamento detalhado e expansão desse direcionamento. 

Você adiciona camadas de configurações para buscar a ampliação controlada do público que busca atingir, ainda que esteja usando a expansão nas duas configurações (público personalizado e direcionamento).

Assim você soma mais configurações que, juntas, potencializam as suas campanhas. 

E você? Achou complexo? Já testou nas suas campanhas?

Deixe um comentário para seguirmos conversando. 🙂 

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x