Blog, Estratégias, SEO,

Alexa, Siri, Cortana… como a pesquisa por voz funciona e como ranquear usando SEO

Por Content em 29 de setembro de 2021

A pesquisa por voz é um recurso prático e que facilita as pesquisas do usuário. Afinal, o uso de dispositivos móveis para acessar a internet aumenta a cada ano. Dessa forma, a tendência é que os usuários aproveitem essa praticidade para fazer suas buscas online.

Com a mudança no comportamento do usuário, as estratégias de marketing também precisam ser transformadas e adaptadas para a nova demanda. Esse novo cenário exige que as otimizações sejam feitas considerando o aumento das pesquisas por voz.

Saiba mais como a pesquisa por voz funciona e como ranquear usando SEO

O que é a pesquisa por voz

A pesquisa por voz é um formato de comando ou pergunta habilitado por fala e não pela digitação, como originalmente ocorre em mecanismos de busca.

Assim, em vez de o usuário digitar o que deseja, ele realiza a pesquisa fazendo a pergunta diretamente para o serviço, como se estivesse falando com uma pessoa real.

Uma das assistentes pessoais mais conhecidas é a Siri do iPhone, com ela, você consegue solicitar informações de trânsito, indicações de trajeto ou pedir para ela ligar para algum contato da sua agenda telefônica. Esse mecanismo é conhecido por pesquisa por voz! Além da Siri, existem outras assistentes pessoais como: Google Assistente, Cortana do Windows, entre outras.

A pesquisa por voz não é apenas uma facilidade para quem está na correria do dia-a-dia, mas também é um mecanismo de acessibilidade para aqueles que não conseguem digitar. Ou seja, essa ferramenta veio para ficar e revolucionar nossa relação com os dispositivos de modo geral. 

Pesquisa por voz: tendência em crescimento 

Como já dito, o crescimento da pesquisa por voz está sendo continuamente debatido entre os empresários. Os comerciantes on-line agora entendem que as pesquisas por voz são importantes. 

Só para você ter uma ideia da relevância desse tipo de busca, confira alguns dados:

Bom, podemos perceber que a pesquisa por voz é uma tendência que só tem a crescer ainda mais. Por isso, não há como evitar quando se trata de SEO, especialmente quando consideramos o impacto na pesquisa local. 

Como a pesquisa por voz afeta as estratégias de marketing digital

A crescente adoção da pesquisa por voz terá, sem dúvida, um grande impacto na maneira como conduzimos nossos esforços de marketing e SEO. Na verdade, apenas as palavras que usamos em nossas pesquisas por voz já estão alterando o conteúdo de marketing.

Quando realizamos uma pesquisa por voz, em vez de nos concentrarmos em um pequeno grupo de palavras, perguntamos ao nosso dispositivo da mesma forma como fazemos para um amigo. Assim, os mecanismos de busca estão se tornando mais específicos quando procuram respostas para as perguntas dos consumidores.

Em suma, a pesquisa de palavras-chave como a conhecemos está mudando. Agora, estamos sendo obrigados a criar duas estratégias para nosso marketing de conteúdo e SEO: uma para clientes que fazem pesquisas com base em texto e outra para aqueles que fazem pesquisas ativadas por voz.

As palavras-chave estão agora mudando de blocos de duas para três palavras para frases completas. O SEO agora precisa adotar uma abordagem mais conversacional, e isso significa que as empresas precisarão criar um novo conteúdo para atingir seu público.

Embora isso possa parecer assustador para muitos, as oportunidades de crescimento são animadoras.

A pergunta que fica é: como vou conseguir ranquear pesquisa por voz em SEO? .Continue a leitura e veja nossas dicas! 

Por que é preciso adaptar os conteúdos para a pesquisa por voz?

Se hoje você tem um cuidado especial em relação ao SEO para fazer com que as suas páginas tenham um bom ranqueamento nas buscas por digitação, essa também é a principal tarefa ao adequar seu site e blog para as pesquisas por imagem e por voz: é preciso adotar estratégias para adaptar o conteúdo a esse tipo de buscas.

Em se tratando da pesquisa por imagem, é fundamental nomear todas as fotos com os nomes ou as características dos itens aos quais se relacionam. Além disso, é preciso definir boas descrições para as imagens caso se trate de um e-commerce. Investir em fotos de boa qualidade, que mostrem todos os detalhes dos produtos, também é indispensável.

Já no que diz respeito à pesquisa por voz, tente criar conteúdos que respondam às perguntas dos usuários, uma vez que os buscadores levam em conta o contexto da pesquisa. 

Assim, caso o consumidor de um pet shop pergunte “qual é a melhor ração para Pastor Alemão?”, é interessante que o seu blog diga que “a melhor ração para Pastor Alemão é…”, a fim de ranquear bem.

Nesse sentido, alguns assistentes de voz leem diretamente o featured snippet, também chamado de posição zero do Google, que nada mais é que o primeiro resultado que aparece no ranqueamento, antes mesmo de outros links. Por isso, otimize ao máximo o seu conteúdo conforme as regras de SEO para que ele apareça nessa posição e conquiste mais cliques! 

Adaptar seus conteúdos para pesquisa por voz é garantir que muitos usuários cheguem até você de maneira mais rápida. Principalmente para aqueles que buscam por “perto de mim” quanto mais próximo um negócio for de um usuário que realiza esse tipo de busca mais provável é que ele seja classificado.

Dicas de como otimizar os conteúdos para a pesquisa por voz

Agora que você conhece a pesquisa por voz e como ela pode afetar sua estratégia de marketing , aqui estão dicas essenciais a serem consideradas para SEO, confira:

Palavras-chave

Pesquise palavras-chave de pesquisa por voz, pegando sua palavra-chave principal e conectando-a à sua ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Estruture sua palavra-chave de cauda longa em variações mais próximas da linguagem natural, que estão mais associadas à pesquisa por voz.

Cabeçalhos e perguntas frequentes

Otimize o conteúdo do seu site para pesquisa por voz, fornecendo respostas concisas às consultas de pesquisa do usuário. Uma maneira de fazer isso é formatar seu conteúdo como uma página de perguntas frequentes. Use as palavras-chave da pergunta nos cabeçalhos e forneça as respostas como o corpo do texto logo abaixo. O Google reconhecerá o conteúdo como tendo valor, sendo direto e sucinto.

Esquema

Otimize também os trechos em destaque, porque mais de 40% dos resultados da pesquisa por voz também são encontrados nos trechos em destaque do Google. Você pode fazer isso com seu conteúdo formatando-o como dados estruturados. Isso envolve o uso de listas com marcadores e numeradas, tabelas e marcação de esquema para mostrar o valor do seu conteúdo.

Conteúdo

Produza conteúdo de vídeo de alta qualidade para certos aspectos do negócio, como demonstrações instrutivas ou análises de produtos. Certifique-se de otimizar as metatags também. Isso ajuda a agregar valor a uma consulta de pesquisa, principalmente para necessidades práticas, como instruções.

Google My Business

Otimize as oportunidades de pesquisa por voz local, tornando mais fácil para o seu mercado-alvo encontrar você. Você pode fazer isso mantendo seu perfil do Google Meu Negócio atualizado para que, quando um cliente em potencial fizer uma pesquisa por voz por “agência de marketing digital perto de mim”, sua empresa fique imediatamente visível e acessível.

Core Web Vitals

Calibre a experiência da página e melhore a velocidade, porque a experiência do usuário, como a taxa de carregamento do seu site, também é um fator de classificação com o Core Web Vitals. Com a velocidade média de um resultado de pesquisa por voz de 4,6 segundos, não deve demorar uma página tanto para carregar completamente.


Essas são algumas dicas para impulsionar seu site e suas vendas! E a sua empresa? Está adaptada para as buscas por voz? 

Conte para nós nos comentários!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x