Blog, Marketing de Conteúdo,

Afinal, o que é Big Idea no copywriting e para que serve?

Por Camilla Edlim em 10 de setembro de 2021

O que seria da ação sem uma grande ideia por trás? É com essa pergunta que eu quero que você comece a pensar sobre Big Idea.

Antes de chamar atenção do seu público, ter aquele copy de sucesso e fazer várias vendas, é preciso ter essa Big Idea (ou Grande Ideia) sobre o que será feito. Mas, por onde começar?

Criar essas Big Ideas não é tão fácil assim. E fazê-las ter o impacto a que se propõem é mais difícil ainda. 

Então, vem comigo entender sobre esse conceito central que vai guiar todo o seu processo na criação de um copywriting e saiba como criar uma Big Ideia. Continua acompanhando esse conteúdo!

O que é Big Idea

Ao pensar em um conteúdo impossível de ser ignorado, o que vem à sua mente? 

Pense agora como seria publicar um artigo ou post com o qual pessoas vão aprender e ainda terão ações como: curtir, compartilhar, indicar, agradecer e elogiar.

Tudo isso se torna mais fácil de acontecer quando você tem uma grande ideia de conteúdo.

Ao fazer um copywriting, por exemplo, é essencial ter grandes ideias para comunicar o produto ou serviço aos clientes. E a Big Ideia é o que vai guiar todo seu discurso em uma campanha ou na construção de produto ou serviço e, até mesmo, da sua marca.

Como definir uma Big Idea

O principal objetivo da Big Ideia é impregnar ideias na mente das pessoas, fazendo com que a sua mensagem se torne interessante. Quando você tem uma Big Idea, você consegue ser lembrado e fica ecoando na cabeça do seu público e, posteriormente, vende para ele.

Falando um pouquinho da história, uma das definições do termo Big Ideia surgiu pela primeira vez com o publicitário David Ogilvy que definiu como “uma ideia que é instantaneamente compreendida como importante, excitante e benéfica. Também leva a uma conclusão inevitável, uma conclusão que facilita a venda do seu produto.” 

Então pense: como você quer que o seu texto seja compreendido? É nesse momento que a sua Big Ideia deve aflorar.

O que é preciso ter para ser considerado uma Big Idea

A maior meta de quem escreve é ser lido. Se você quiser que as pessoas consumam seu conteúdo, terá que chamar a atenção primeiro. Por isso, uma boa Big Idea precisa:

A Big Idea precisa trazer o aspecto da novidade, uma visão fora do comum sobre o assunto para que a pessoa que leu sinta o ímpeto de dividir o conteúdo com outras pessoas.

Gif com ilustrações de emojis com cartazes e um megafone como se anunciassem uma big idea

Por isso, a sua Big Idea deve gerar esses pensamentos e sentimentos:

Conceito de gatilho mental no copywriting

No Marketing de Conteúdo, a relação entre Big Ideia e copywriting são fundamentais para o objetivo de ser interessante, útil e ter a sua mensagem recebida pelo público.

Para que tudo isso aconteça, nada melhor que aliar copywriting e gatilhos mentais para construir sua Big Ideia e convencer os seus leitores. 

De maneira geral, os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente na tomada de decisão. Ou seja, são as escolhas que fazemos no “piloto automático” para evitar que esgotemos a mente diante de tantas opções. 

Assim, o cérebro filtra quais decisões são importantes e, nos demais casos, ele simplesmente realiza aquilo que foi “educado” a fazer. Dessa forma, os gatilhos facilitam o nosso processo de decisão. Por isso, eles são fundamentais para as estratégias de marketing.

Por que fazer uma Big Idea?

Hoje em dia, as pessoas são bombardeadas com anúncios de todo o tipo, não é? Diante desse mar de opções, como se diferenciar? Com as Big Ideas, uma vez que elas tornam a sua comunicação poderosa e extremamente atrativa e persuasiva.

Ou seja, elas chamam a atenção para o seu anúncio em meio a tantos outros. Dessa forma, prendem o seu público ao seu anúncio e fazem com que comprem de você.

E além disso, as Big Ideas são muito utilizadas no Inbound Marketing para a criação dos conteúdos em blog, redes sociais, estratégias para campanhas patrocinadas e não é à toa que ela ajuda em tudo o que cerca o negócio.

Como criar uma Big Idea do zero?

Para criar uma Big Idea você pode usar e abusar da espontaneidade, deixando sua mente livre para criar, pensando livremente e escrevendo ou desenhando o que surgir. Vou te dar outras dicas que podem ajudar:

1. Descreva o que você quer com sua solução

Seja claro sobre o que você deseja alcançar com o seu produto ou serviço. As pessoas não compram o seu produto ou serviço, mas aquilo que ele entrega de valor. Isso está muito relacionado com a missão do seu negócio. 

2. Descubra qual o principal problema/ dor dessa Persona

Quando você cria um produto ou serviço tem como objetivo ajudar alguém ou fazer com que se sintam melhores, não é? Então, pense qual é o problema ou dor que sua solução é capaz de resolver. 

Agora a questão é: não deixe que o medo de não ter uma Big Idea barre você de escrever suas copies. As inúmeras  variáveis são encontradas no decorrer de diversos testes e contextos até que um case perfeitamente com o que escreveu. 

Afinal, você só saberá se conseguiu criar uma Big Ideia depois de testá-la no seu mercado e ver o resultado obtido.

Portanto, até lá, você não saberá disso. Então, escreva. Tenha ideias e teste cada uma delas. 

3. Entenda como sua solução pode ajudar

O próximo passo é entender como a sua solução pode ajudar o potencial cliente a resolver seu problema ou a sua dor. Como eu já disse, nada melhor do que a sua ideia solucionar, ajudar e ser impactante para o seu público.

Como uma Big Idea funciona na prática?

Agora você pode estar se perguntando: como saber se está diante de uma grande ideia? Saiba que Ogilvy, que deu origem a esse termo, era bem experiente e diz que conseguiu ter apenas 20 grandes ideias em toda a sua carreira.

Ou seja, as grandes ideias não surgem do nada (na maioria das vezes) e nem sempre têm o resultado esperado. Entenda também que não existem Big Idea simples ou complicadas, toda ideia é válida. 

Pronto para ter a grande ideia da sua marca?

A Big Idea é a forma mais eficaz para criar um primeiro impacto no leitor ou espectador quando ele se depara com um anúncio, um mailing list, uma página de vendas ou uma Landing Page. Por isso, espero que com essas dicas você esteja pronto para ter a grande ideia da sua marca.

Curtiu o conteúdo sobre Big Idea? Se ficar alguma dúvida ou quiser compartilhar as suas dicas sobre o tema, é só comentar aqui embaixo!

Camilla Edlim

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Excelente Camila! Essa matéria foi uma.big idea!

ellison
ellison
2 anos atrás

Muito bom Camilla, jovem talentosa, incrível!

Simony
Simony
2 anos atrás

Muito bom. Gratidão pelo conteúdo!

Bruno
Bruno
1 ano atrás

Parabéns Camila, gostei do seu artigo!

plugins premium WordPress
8
0
Would love your thoughts, please comment.x