Blog, Marketing de Conteúdo, SEO,

Search Experience Optimization: a união entre SEO e UX

Por Ana Paula Agostini em 4 de dezembro de 2023

Você já deve conhecer muito bem os conceitos de SEO (Search Engine Optimization) e de UX (User Experience), mas já ouviu falar sobre o SXO? 

O Search Experience Optimization, nada mais é do que a união de SEO e UX, pensando nas estratégias de SEO com foco no usuário e sua experiência no seu site.

Sabemos que o principal objetivo dos buscadores (e aqui nós vamos focar no Google, por ser o buscador mais utilizado) é entregar a resposta certa para a pesquisa do usuário. E esse também deve ser o principal objetivo da sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Mas, para conseguir que seu conteúdo chegue às pessoas certas, é necessário investir em estratégias que coloquem seus conteúdos em destaque nos buscadores. E é sobre isso que iremos falar neste artigo. Vamos lá?

O que o Google tem a ver com UX?

Qualquer pessoa que trabalhe com Inbound Marketing entende a importância que é estar em uma posição de destaque na página de resultados para suas principais palavras-chave. Melhor ainda se estiver na primeira posição.

Para determinar como apresentar os resultados, o Google leva em conta diversas métricas. Algumas delas são bem conhecidas, como: taxa de rejeição, responsividade, relevância do conteúdo ou tempo de carregamento da página.

Mesmo que essa conta tenha dezenas de variáveis, o objetivo é o mesmo: entregar a resposta certa, no momento certo, para o usuário que está fazendo uma pesquisa.

Por mais que estejamos falando sobre métricas, técnicas e algoritmos, entregar a resposta certa no momento certo não é sobre tecnologia, é sobre experiência do usuário. Esse é o foco do Google e deveria ser o seu também.

É justamente para melhorar a experiência de busca de seus usuários que o Google investe em atualizações constantes de seu algoritmo, levando em conta como as pessoas fazem buscas e o que de fato elas querem encontrar como resposta – um exemplo é o foco recente em trazer uma experiência de busca zero clique.

Portanto, a recomendação principal para quem quer uma posição de destaque é focar na experiência de navegação do usuário e em publicar conteúdo relevante.

Afinal, o que é User Experience (UX)?

Ao contrário do que muitos pensam, UX vai além de ter um site bonito, com design que agrade os olhos.

UX, User Experience, ou Experiência do Usuário é tudo que envolve o contato de uma pessoa com o seu produto, sua marca ou, neste caso, seu site.

É o que a pessoa sente ao entrar no seu site e navegar por ele, a facilidade (ou dificuldade) que ele tem de encontrar o que precisa. É o design, o conteúdo relevante para o que ele busca, o sentimento ao sair do seu site (ele ficou feliz e teve suas dúvidas sanadas ou ficou irritado?), o que o usuário pensa ou sente quando lembra da sua marca, serviço ou produto, e por aí vai…

Imagine que você contratou uma diarista para fazer uma boa faxina na sua casa. Nesse dia, você teve várias reuniões e imprevistos no trabalho; foi um dia daqueles, cheio e estressante. Quando chegou em casa, encontrou sua casa limpa, linda, com tudo no seu devido lugar, além de perfumada (aquele cheirinho de limpeza que dá até vontade de respirar fundo) e, pra completar, a diarista ainda preparou um bolo de cenoura pra você. Que imagem incrível essa, né?

Agora, imagine que você chegou em casa, e a casa estava limpa e perfumada, mas algumas coisas não estavam no lugar usual, alguns livros foram movidos de lugar, a pasta de dentes que sempre fica à esquerda da pia agora está à direita. São pequenas coisas, eu sei, mas que fazem com que a sua experiência como usuário daquele serviço não seja tão boa. Bem diferente do primeiro exemplo. Mas tudo é UX.

Agora, trazendo UX para o nosso ambiente digital, precisamos entender que UX é pensar em como o usuário reage ao interagir com seu site, produto, marca ou serviço, e pensar, constantemente, no que pode ser melhorado para tornar essa experiência mais agradável.

Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  1. O meu site tem conteúdo relevante para o que se propõe?
  2. O usuário consegue navegar pelo meu site de forma fluida, sem distrações desnecessárias ou carregamentos lentos?
  3. O meu site é responsivo e tem uma boa navegabilidade em dispositivos móveis?
  4. Quanto tempo um usuário fica no meu site e quantas páginas ele acessa?
  5. Quando um usuário clica em um CTA ou link no meu site, quanto tempo a página demora para carregar?
  6. O meu site está seguindo corretamente as regras básicas de SEO?
  7. Quando um usuário acessa meu site pelo celular, há alguma instabilidade visual, alguma mudança em layout que não era para ocorrer?

Essas são algumas perguntas básicas para te orientar a ter um site mais focado na experiência do usuário e, como consequência, com maior chances de conquistar um bom posicionamento na página de resultados.

Entretanto, é importante pensar também no SEO, uma vez que o trabalho em conjunto de UX e SEO ajudará a alavancar ainda mais seu site. aliando o foco na experiência do usuário com estratégias de otimização de conteúdo. Ou seja, é o power couple perfeito!

Relembrando o que é SEO

SEO (Search Engine Optimization), por sua vez, são estratégias focadas diretamente em melhorar as chances de ranqueamento de seu site e conteúdos. 

Dividimos essas estratégias em dois grandes grupos:

SEO On Page

Chamamos de SEO On Page as práticas realizadas dentro de seu site, criando conteúdo de qualidade, utilizando a palavra-chave adequada para aquele conteúdo, construindo Heading Tags bem estruturadas e muito mais.

SEO Off Page

O SEO Off Page, por sua vez, diz respeito a ações externas, principalmente quando outros sites criam links para seus conteúdos.

SEO + UX = SXO

SXO (Search Experience Optimization) é a junção das estratégias de SEO e UX. 

Podemos dizer que SXO é a busca constante por uma experiência orgânica, fluída e intuitiva dos usuários na web pelo seu site e pontos de contato com sua empresa.

Um estudo realizado por Jakob Nielsen, especialista em User Experience, indicou que a maior parte dos usuários abandona um site nos primeiros dez segundos. Ou seja, você precisa, em menos de 10 segundos, dar a resposta que o usuário precisa e as estratégias de SXO focam em resolver esse problema.

Para te dar um exemplo prático, uma página de produto pensada para SXO é uma página que entrega uma boa experiência de navegação para o usuário (acesso rápido, navegação fácil e intuitiva), aliada a um conteúdo que segue boas práticas de SEO (palavra-chave adequada, uso de palavras-chave contextuais, heading tags estruturadas, etc). 

O usuário que acessar essa página querendo comprar o produto deve conseguir fazê-lo sem dificuldades, mas, se ele só queria mais informações, ele também  estará satisfeito (podendo comprar o produto depois, pois ficou com uma boa impressão, um sentimento bom ao visitar essa página). É a velha história de 2 coelhos com 1 cajadada.

Algumas boas perguntas para saber se você pensa em estratégias de SXO são:

O grande objetivo de SXO não é somente gerar tráfego orgânico, é entregar algo memorável ao usuário. 

Faça um diagnóstico do site

Se você ainda não tem um site, o início será mais fácil, porque é só você seguir as recomendações deste artigo e dicas indicadas nele para criar um site focado em SXO.

Mas, se esse não é o seu caso, o primeiro passo é fazer um diagnóstico do seu site. E, para isso, você pode usar essas duas ferramentas:

  1. https://web.dev/measure/ – Essa ferramenta faz a análise do seu site a partir da URL, levando em conta os critérios do Core Web Vitals. Não tem uma versão em português, mas dá para usar tradução do navegador. Ele dá pontuação de SEO, Melhores práticas, Acessibilidade e Performance.
  2. PageSpeedInsight – O PageSpeed é uma ferramenta do próprio Google que analisa por completo o seu site, informa pontos de melhoria e oportunidades e, ao contrário do anterior, possui versão em português.

Depois que você fizer essa análise, trace um plano de melhorias. Das melhorias indicadas, por onde ficaria mais fácil e rápido começar? Faça uma lista dessas melhorias, o que você fará primeiro, em segundo lugar, em terceiro e assim por diante. Coloque prazos a cumprir para cada etapa e comece!

Mas, para ir além, confira também algumas dicas que separamos:

Os 7 princípios do SXO

A metodologia SXO tem 7 princípios básicos, seguindo eles, você estará em um bom caminho:

1. Útil

O conteúdo do seu site é útil para o usuário? Ou seja, o que ele procurou no Google, foi o que ele encontrou, sanou todas as dúvidas e desejos dele?

2. Utilizável

O seu site é fácil de navegar e fornece o que o usuário espera? (o usuário consegue encontrar o que precisa com o mínimo de cliques possível e de forma rápida?)

3. Desejável

Como é o design do seu site? É atraente, agradável? O design incentiva a interação do usuário com seu site?

4. Localizável

Você tem trabalhado as estratégias de SEO corretamente? Seu site é fácil de encontrar?

5. Acessível

Como está a acessibilidade do seu site? Os usuários podem acessar o seu site de qualquer dispositivo móvel e ter uma boa experiência? O design foi pensado para todo tipo de acessibilidade, como pessoas que não enxergam e acessam através de aplicativos que lêem a página?

6. Valioso

O conteúdo do seu site é relevante para o usuário? Ele aborda o assunto proposto e tem fontes confiáveis?

7. Confiável

O seu site transmite autoridade sobre o assunto em que está inserido? O conteúdo tem relevância e credibilidade, o famoso EAT (Expertise, Authority, Trust).

O11 boas práticas de UX para criar uma boa experiência

Dito isso, quero deixar algumas dicas práticas para entregar uma boa experiência para o usuário em cada um dos componentes que ajudam a construir essa UX:

1. Design

Não se preocupe em preencher todos espaços do seu site ou blog. Ter espaços sem elementos gráficos, CTAs ou anúncios, ajuda a ter um design mais limpo e agradável.

2. Velocidade

Esteja sempre atento à velocidade de carregamento do site e links. Otimize sempre que possível.

3. CTAs (chamadas para ação)

Utilize CTAs personalizados, faça testes para saber quais CTAs tem uma eficácia melhor. Saia do básico “saiba mais” e realmente instigue a curiosidade e interesse do usuário.

4. Links e palavras importantes

Saiba dar o devido destaque ao que é mais importante na página, e favoreça a escaneabilidade de seus textos. Use, com cautela, palavras em negrito ou sublinhadas, e dê destaque para os links importantes.

5. UX Writing

Utilize técnicas de UX Writing para ter um copy mais atrativo e cativante.

6. Use imagens e vídeos com moderação

Utilize imagens que realmente tenham significado e vídeos que irão complementar o conteúdo para responder adequadamente o visitante que chegou ao seu site.

7. Consistência e harmonia

Tenha um site harmônico, nada de colocar cabeçalhos com fontes diferentes ou um conteúdo que parece mais uma escola de samba do que um site. Lembre-se da máxima: às vezes menos é mais.

8. Erro 404

Esteja sempre atento à links quebrados e erro 404, hoje em dia existem diversos plugins que ajudam a monitorar isso.

9. Dispositivos móveis

O seu site PRECISA ser responsivo e mobile friendly. O Google já penalizava e vai continuar penalizando sites que não oferecem uma boa experiência de uso no mobile.

11. Distrações

Cuidado com pop-ups e distrações em excesso, nada pior do que estar lendo um texto incrível e aparecer um pop-up gigante na tela. Saiba o momento certo de usar um CTA.

E, por último, tenha em mente que o seu site nunca estará completamente finalizado. Não pare de buscar otimizações e fazer testes para melhorar a experiência dos seus visitantes. Os algoritmos do Google sempre mudam, acompanhe as mudanças e busque sempre melhorar.

4 erros que irão prejudicar a experiência de seus usuários

Mais importante do que seguir boas práticas, é ficar atento para não cometer alguns erros básicos que prejudicam a experiência do usuário:

1. Criar um site ou conteúdos pensando no que você quer e não no que o usuário quer

Você fez o seu site, a sua empresa, para você ou para as pessoas usarem? Então, pense no usuário e em como ele navega pelo seu site. utilize técnicas de SEO e UX Writing para proporcionar uma experiência encantadora para seus visitantes.

2. Ignorar as recomendações do Google

 Acompanhe as atualizações dos algoritmos e fique atento às recomendações do Google para melhorar o seu site e as suas estratégias

3. Parar de acompanhar as métricas

Hoje, temos diversas ferramentas online e gratuitas que te auxiliam a acompanhar as métricas do seu site, como o próprio Google Analytics. Continue acompanhando essas métricas e identificando pontos de melhoria e monitorando oscilações. Esses dados podem te ajudar a entender sazonalidades, oportunidades ou possíveis problemas que surgirem.

4. Querer um design com imagens incríveis e pesadas que deixam o site lento

Sempre esteja de olho no carregamento do site e faça otimizações e melhorias constantes para conquistar e manter um bom tempo de carregamento.

Espero que com este artigo você tenha entendido que o Google e outros mecanismos de busca querem sempre entregar resultados que aliem qualidade de conteúdo a uma boa experiência de usuário. 

O SEO foi feito para ajudar a emplacar seus conteúdos, e o surgimento do SXO só reforça o quanto é importante continuar trabalhando em SEO.

O SEO não morreu, ele só evoluiu. Não é para você parar com as estratégias de SEO, mas sim melhorá-las, incrementá-las com SXO.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma dica que deixamos de fora? É só deixar aqui nos comentários!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x