Blog, Estratégias,

Como fazer marketing digital e os 8 erros que você deve evitar

Por Content em 14 de maio de 2021

Vivemos em um mundo movido pela tecnologia e o Marketing Digital superou, de muitas maneiras, os meios tradicionais de venda. Saber como fazer Marketing Digital é algo inevitável para qualquer negócio que queira prosperar. 

A maioria das decisões de compra começa online. Pense na última compra importante que você fez, independentemente do que seja. 

Você provavelmente pesquisou na Internet sobre quais os produtos disponíveis, os fornecedores mais confiáveis e a opinião de quem já utilizou para entender as suas melhores opções e tomar uma decisão final de compra.

Já pensou que o seu cliente pode fazer exatamente o mesmo caminho? E se sua empresa não estiver nos primeiros resultados dessa busca?

Ter presença digital é absolutamente necessário – independentemente do que você vende. Vem comigo para entender o que você precisa para começar o Marketing Digital no seu negócio e quais os erros você deve evitar!

Afinal, o que é Marketing Digital? 

O Marketing Digital é uma estratégia para se conectar e influenciar seus clientes em potencial utilizando a internet.

Hoje, seus clientes em potencial estão sempre presentes nas redes sociais, se mantendo atualizados em sites de notícias e blogs e consumindo os conteúdos que mais condizem com suas necessidades e interesses.

O marketing digital coloca você nesses mesmos canais, para que seus clientes possam aprender mais sobre seu negócio e até mesmo fazer perguntas para saber mais sobre o que seus produtos ou serviços oferecem.

Aqui na Conexorama, nós falamos muito sobre o Inbound Marketing. Essa é uma estratégia de Marketing Digital capaz de atrair, envolver e encantar seus clientes no meio digital. 

Inclusive, as ações que citei nos tópicos abaixo estão relacionadas ao Inbound Marketing! 

Por que sua empresa precisa do Marketing Digital?

A razão mais importante para sua empresa usar o Marketing Digital como estratégia de venda é simples: a internet. Tudo está na internet hoje.

O mundo digital permite que sua empresa se comunique diretamente com seus clientes em potencial. Com isso, você pode fazer com que essas pessoas vejam valor na sua marca e se tornem fãs, isso fará com que comprem mais vezes.

Uma outra vantagem importante do Marketing Digital é que ele é mensurável. Você pode acompanhar seus resultados com precisão, utilizando diferentes ferramentas disponíveis, como o Google Analytics e o RD Station.

Isso significa que é possível ver quais estratégias estão produzindo resultados lucrativos e quais precisam de algum ajuste.

Mas como vou saber se devo investir no Marketing Digital?

Essa é uma pergunta recorrente em qualquer tipo de negócio. Vale a pena? Funciona? Vou ter um retorno? É a hora certa? 

Se você digitar no Google ‘’Marketing Digital é’’, vai ver que algumas sugestões do buscador são: ‘’furada’’, ‘’pirâmide’’, ‘’confiável’’ e ‘’crime’’. 

Claro que quando olhamos para alguns resultados exorbitantes ou anúncios sensacionalistas que mencionam Marketing Digital, pode surgir um certo receio sobre essa estratégia.

O importante é que você não troque os pés pelas mãos! 

Tenha consciência do que está fazendo e, caso sinta necessidade, uma agência ou uma equipe de Marketing interna pode entrar em cena para gerenciar suas estratégias.

Como fazer Marketing Digital: o essencial para você começar 

A virada de chave para você desenvolver uma estratégia de Marketing Digital que coloque sua empresa em todos os lugares onde seus clientes e clientes em potencial já estão, é usar uma variedade de canais digitais para se conectar com eles de diferentes formas, proporcionando uma troca e criando um relacionamento.

Mas antes de te contar o passo a passo para iniciar o Marketing Digital no seu negócio, é importante que você conheça as principais táticas para fazer um Marketing Digital com uma boa performance: marketing de conteúdo, SEO, SEM, redes sociais, email marketing e Automação de Marketing.

Agora sim! Entenda como fazer Marketing Digital:

8 erros para evitar ao fazer Marketing Digital

O Marketing Digital evoluiu muito em apenas alguns anos, e conforme o cenário se torna cada vez mais lotado e competitivo, você quer ter certeza de que não está investindo em algo que não te dará um excelente retorno. 

Para ter certeza de que está no caminho certo, veja o que não fazer quando se trata de Marketing Digital:

1. Ser impaciente 

Achar que os resultados vão chegar no primeiro mês é um dos maiores erros quando você está investindo no Marketing Digital. Isso porque leva tempo até que você entenda o comportamento das Personas, ganhe a confiança delas e tenha autoridade com o seu conteúdo. 

É uma relação que precisa de tempo e dedicação. Os mecanismos de busca dificilmente vão dar autoridade ao seu site da noite para o dia.

2. Investir apenas em uma parte da estratégia

Imagine a seguinte situação: você faz um anúncio de um produto ou serviço que sua empresa oferece. A pessoa que recebeu o anúncio se interessa e resolve procurar saber mais sobre, mas não acha nada nem nas redes sociais, nem nos mecanismos de busca.

As chances de uma conversão aqui são mínimas!

É importante sempre pensar em como o seu negócio está chegando para a sua Persona e como sua Persona está chegando até o seu negócio. Evite deixar as pontas soltas.

3. Achar que existe uma fórmula pronta

Esteja ciente de que o cenário do Marketing Digital está sempre mudando. E o que funciona para alguém, pode não funcionar para você. 

Não há fórmula mágica, muito menos solução rápida. Marketing é teste e validação.

4. Não ter um Plano de Marketing Digital

Quando você vai dirigir para um lugar que não conhece, geralmente coloca a rota no GPS, certo? 

Assim, evita se perder e correr riscos. No Marketing Digital não é diferente.Ter planejado qual rota seguir deixa sua estratégia mais segura e assertiva. 

O que pode te auxiliar a fazer um bom Plano de Marketing Digital é o investimento em um curso, como o PMD.

5. Parar de acompanhar os resultados

Isso não quer dizer que você precise monitorar de hora em hora os dados das suas estratégias. Mas observar e se manter atualizado sobre o que está acontecendo é importante. Assim, você evita erros e sabe se está tudo andando nos conformes. 

Diversas ferramentas de Marketing podem auxiliar nessa análise como o Google Analytics, SEMRush e RD Station.

6. Não dominar as ferramentas de Marketing Digital

Já viu algum piloto de corrida que não sabe dirigir? Difícil, né? Para operar de forma eficaz, é importante que você conheça o que os dados querem te dizer e como encontrar o que você precisa. 

Nós te indicamos dois cursos: do Google Analytics e do RD Station. Essas são uma das ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas e dominá-las vai fazer uma diferença enorme na sua rotina!


7. Focar em aquisição e esquecer da retenção

Você sabe qual é o custo que sua empresa tem para atrair novos prospects e clientes? Essa informação é extremamente importante! O CAC te ajuda a prever o que está dando certo, o que gerou prejuízo, além de contribuir para as tomadas de decisão. 

Dito isso, é importante lembrar que a experiência do cliente com a sua empresa também faz parte da sua reputação. Imagine que você está gastando seu tempo e investimento na estratégia de Marketing Digital, mas não se preocupa com o que vem depois?

É preciso fazer um ciclo completo para evitar o churn.

8. Olhar para as Métricas de Vaidade e se esquecer o que realmente importa

As métricas de vaidade nada mais são do que números que não possuem relevância suficiente para medir o sucesso de uma estratégia. Isso inclui: likes, comentários, visualizações de vídeos, seguidores, cliques e taxa de abertura.

Esses números geralmente não trazem resultados financeiros e ainda podem te impedir de crescer e olhar para o que realmente importa.

Agora que você já sabe o que deve fazer e o que evitar na hora de implementar o Marketing Digital no seu negócio, conta pra gente quais já fazem parte do seu dia a dia e o que você vai deixar de fazer depois de ler esse artigo?

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x