Análises e métricas, Blog,

O que é database marketing (DBM) e como usar na prática

Por Content em 12 de maio de 2021

Ao acessar um site, disponibilizar seu e-mail ou clicar em um botão, um universo de dados é gerado automaticamente. E se não fosse por isso, ainda estaríamos no tempo em que as estratégias de marketing eram massificadas e baseadas apenas em puro feeling. 

É graças aos dados que hoje podemos conhecer profundamente as nossas Personas e assim construir ações mais assertivas. E para auxiliar a reunir essas informações e traduzi-las para os negócios é que o Database Marketing (DBM) existe. 

Vamos entender um pouco mais sobre como ele funciona e o porquê a sua empresa precisa ficar de olho nesses dados?

Database Marketing: porque você deve saber extrair e analisar os dados

Database Marketing é uma estratégia de coleta de dados que tem como objetivo extrair e filtrar todas as informações referentes ao consumidor

São informações sobre as suas características, preferências e comportamento em geral. Tudo isso tem um único intuito: gerar dados precisos e que possam fornecer o máximo de informações capazes de tornar as estratégias mais eficientes.

Através do uso de conceitos já conhecidos do Big Data, o DBM permite que empresas otimizem seus investimentos, já que as possibilidades de desperdiçar dinheiro em campanhas sem retorno se tornam menores. 

Quanto mais se conhece o público, maior a probabilidade de encontrar o momento e mensagem certa para abordá-lo. 

Eis aí o grande diferencial das empresas que já entenderam que não podem ignorar os dados! Afinal, como contar apenas com achismos para lançar um novo produto? 

As mínimas ações tomadas dentro de uma empresa devem ser analisadas com base no que os dados revelam. São eles que dizem que há algo de errado com a sua base de Leads ao observar as métricas de e-mail marketing, por exemplo. Ou indicam que as oportunidades já não crescem há algum tempo e que ações devem ser tomadas.

Não há como fugir dos números! E quando você passa a ignorá-los, não perde só possibilidades, ameaça também o crescimento da empresa. 

Gif de um personagem do filme "Se Beber Não se Case" olhando concentrado para diversos números e tentando fazer cálculos mentais

A leitura de dados não é um mero detalhe, ela realmente é um diferencial para o resultado das empresas. Organizações que compreendem sua importância passam a ter um direcionamento claro para suas ações e estão na frente nos resultados.

Impactos do DBM no Marketing

Hoje em dia, não há como pensar em Marketing sem a análise de dados

Nas mínimas ações, você precisará de dados para lhe orientar. Por isso, se você me perguntar qual o grau de importância do DBM para o Marketing, eu te direi que ele é fundamental se você quer gerar resultados.

O grande trunfo do marketing é saber extrair e ler os dados obtidos através de suas ações.

Esses dados impactam a captação de Leads, vendas, campanhas pagas, e todas as ações de marketing. 

Sem informações, qualquer ação tomada será como um tiro no escuro. 

Mas é importante lembrar que o comportamento das pessoas muda a todo o momento, assim como suas necessidades. Portanto, mais do que coletar e analisar dados, é importante fazê-lo periodicamente.

Quais tipos de ações são feitas com o DBM? 

Nesse ponto, você já deve estar se perguntando como aplicar ações através do Database Marketing. E vou listar algumas para que você possa colocar em prática ainda hoje! Vamos lá?

Qualificação de Leads

Melhor do que ter uma base de Leads gigantesca é ter uma base de Leads Qualificados

O processo de qualificação começa em um conhecimento profundo sobre esse Lead e sobre as Personas da sua empresa. 

Através dos dados gerados pelo DBM, é possível realizar segmentações e criar campanhas de nutrição. 

Promoções sazonais

A análise de dados também traz a possibilidade de criar campanhas específicas para uma necessidade de momento

Por exemplo, os dados podem registrar variações no volume de oportunidades em determinadas épocas do ano, permitindo que você pense em estratégias para garantir um melhor aproveitamento de oportunidades, ou mesmo para buscar um aumento desse número. 

Cálculo de Lifetime Value

Uma métrica importante e que também ganha um olhar especial com o Database Marketing. 

Conhecer o LTV é fundamental para prever o tempo de vida desse cliente, permitindo que você trace estratégias para prolongar esse tempo, ou mesmo possa se programar para focar na aquisição de novos clientes.

Campanhas de mídia paga

Campanhas de Ads devem ser especialmente bem direcionadas para não haver desperdício de verba.

E, para isso, mais uma vez devemos nos apoiar nos dados. 

Conhecer não só características demográficas (como idade e localização), mas também interesses e comportamentos pode ser a diferença entre conseguir ou não resultados com suas campanhas de mídia paga. 

Principais ferramentas 

Até aqui falamos sobre o poder do database marketing, mas é preciso salientar que ele não age sozinho. É preciso de um meio para extrair todo esse universo de dados, e é aqui que entram em cena algumas ferramentas bastante populares.

Você já deve ter ouvido falar de algumas delas, principalmente se já faz Inbound Marketing:

RD Station

O RD Station é o software de automação de marketing mais popular do Brasil, possibilitando a centralização de ferramentas e dados de todo seu Marketing: desde acompanhamento do Funil de Vendas, páginas mais acessadas, e-mail marketing, Automação de Marketing, Landing Pages e até mesmo o CRM de Vendas!

>> Quer se tornar especialista em RD Station? Conheça o RD Hacks!

Semrush

O Semrush tem um papel fundamental quando o assunto é Marketing de Conteúdo, tendo uma vasta inteligência para pesquisa e análises de palavras-chave. 

O Semrush contribui com a análise de dados para direcionar suas estratégias de SEO.

Google Analytics

Usar o Google Analytics é obrigatório para qualquer empresa que esteja fazendo Marketing Digital. Isso porque, se você está fazendo marketing digital, você terá um site. E esse site precisa ser monitorado.

O monitoramento do Google Analytics é super completo, e a ferramenta é completamente gratuita, fornecendo informações importantes sobre os canais que mais levam visitantes ao seu site, páginas mais acessadas, comportamento e características dos seus visitantes.


Dicas para começar a colocar em prática

Você já percebeu que o Database Marketing é um mar de informações, não é mesmo? E, possivelmente, está ansioso para começar a colocar em prática. Mas por onde começar?

Bom, o ponto principal é não se sobrecarregar com informações demais. Entenda quais ferramentas fazem sentido serem usadas de acordo com sua estratégia, e descubra quais são as métricas mais importantes para cada um dos seus objetivos.

Lembre-se de também estudar, os dados estarão lá, mas é necessário interpretá-los e entender o que querem dizer, Você vai precisar de familiaridade com os números, além de aprender a criar hipóteses e testá-las. 

E, por fim, não tenha medo de testar! 

Os erros fazem parte da busca pelo aperfeiçoamento. É natural que no início muitas dúvidas surjam, mas os testes vão lhe trazer respostas para investir em novos caminhos até encontrar a resposta certa. 

Ah, e lembre-se: as respostas mudam com o tempo! O segredo está em permanecer de olho, analisando, questionando e testando.

Banner "Conquistamos um ROI de 174% com ações de marketing digital, confira o case"

Então, começaram a surgir dúvidas por aí? Não permaneça com elas! Aproveite o nosso campo de comentários e compartilhe ela! 

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x