Blog, Marketing de Conteúdo, SEO,

O que é SEO (Search Engine Optimization) e qual sua importância?

Por Content em 26 de março de 2021

Eu aposto que a primeira coisa que você fez para buscar entender mais sobre o SEO foi abrir o Google e digitar uma pergunta. Acertei?

E pode ser que o motivo pelo qual você encontrou o nosso conteúdo – e está lendo ele agora – é porque as nossas estratégias de SEO estão funcionando! 

Recorrer aos buscadores é a atitude comum das pessoas ao se depararem com uma dúvida ou necessidade de compra. Por isso é tão importante integrar o Marketing de Conteúdo ao Inbound Marketing.

E, para melhorar seus resultados orgânicos, o SEO (Search Engine Optimization) é fundamental.

Quer aprender mais sobre as particularidades dessa estratégia? Então continue por aqui!

O que é o SEO? 

De forma bem resumida, SEO (Search Engine Optimization) é como chamamos as Estratégias de Otimização de textos para que conquistem bons posicionamentos nos buscadores.

Estar nas primeiras posições de um buscador é ter mais visibilidade e chances de receber um maior volume de tráfego nos seus conteúdos.

E, claro, apesar de existirem diversos buscadores (como o Bing e o Yahoo), você vai concordar comigo que o Google é o mais conhecido e utilizado. Afinal, são mais de 70 mil buscas diárias!

Aproveitar essa grande fonte de tráfego gratuito não é fácil, e a competição é grande. Você e seus concorrentes diretos estarão competindo diretamente por um clique e pela atenção de seu público.

Sobre a página de resultados (também chamada de SERP), é importante saber que 88,7% dos cliques acontecem em resultados da primeira página, sendo:

Entendeu o tamanho da importância de conseguir um bom posicionamento?


Porém, assim como você, os seus concorrentes também querem alcançar o topo. A grande questão é: como chegar na primeira posição do Google

São muitos os fatores que determinam esse posicionamento, mas eu te garanto: sem pensar em SEO, é muito difícil que você alcance o topo.

Entendendo como o Google trabalha

Agora que você já sabe qual é a definição de SEO,  chegou a hora de entender mais detalhadamente o que o Google leva em consideração para gerar os resultados de pesquisa. 

Lembrando que nos concentramos no Google por conta da sua relevância para o mercado. Mas, via de regra, todos os buscadores trabalham de forma semelhante. (;

Cada vez que alguém faz uma pesquisa no Google, ele faz uma “varredura” em seu banco de dados para apresentar os resultados que possam ser mais relevantes para essa query (como são chamadas cada uma das pesquisas).

Centenas de fatores são avaliados para determinar essa ordem de relevância, e é impossível conhecer todos eles, uma vez que o algoritmo faz pequenos ajustes diariamente. Mas conhecer os principais conceitos e diretrizes já será suficiente para te ajudar a traçar uma estratégia de resultados.

Vamos lá?

1. Palavra-chave

Falar “palavra-chave” pode nos dar uma percepção errada do que realmente quer dizer esse termo, que é o mais importante quando pensamos em uma estratégia de SEO.

Palavra-chave (ou “keyword”) é aquele termo que o usuário irá digitar no buscador.

Além disso, é indicado que cada um dos conteúdos que você publicar, tenha uma palavra-chave principal.

Por conta da sua importância para a estratégia, o estudo das palavras-chave é fundamental para construir uma estratégia de SEO

Quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, “plano de marketing digital”, o Google entende que os artigos que têm como palavra-chave principal “plano de marketing digital” serão mais relevantes para solucionar essa pesquisa.

O gif mostra a tela do Google e alguém digitando a busca pela palavra-chave "plano de marketing digital"

2. SERP

A Search Engine Results Page (SERP) é a página que apresenta os resultados quando uma pesquisa é realizada

Sabe quando você chega no Google, digita no campo de busca uma pergunta e ele lhe apresenta uma página repleta de links de sites para você acessar? Esta é a SERP.

O print traz a SERP da busca pela palavra-chave "RD Station"

A primeira página da SERP é sempre a mais interessante e disputada. Isso porque, vamos combinar: ninguém tem paciência para ficar buscando respostas na segunda página. 

Sendo assim, estar na primeira página é ter mais chances de ser acessado. É tipo a calçada da fama na produção de conteúdo, todo mundo quer conquistar o nome lá! 

3. Algoritmo

Acredito eu que você deve estar se perguntando como o Google faz para coletar tantas informações e decidir quais as melhores para aparecer na SERP principal. 

Essa resposta está diretamente ligada aos algoritmos, que nada mais são do que os critérios que a ferramenta utiliza para encontrar os sites e também classificar quais são as melhores respostas

O algoritmo do Google não é estático, então, com uma certa frequência, ele é refinado para melhorar a experiência do usuário. Ficar de olho nessas alterações é fundamental para decidir o que precisa ser adaptado em sua estratégia de SEO. 

Apesar de sofrer ajustes com frequência, de tempos em tempos o algoritmo passa por reformulações maiores (chamadas de “Core Updates”), que ganham até um nome. As mais importantes foram:

Apesar das centenas de fatores de ranqueamento, entender um pouco sobre os objetivos de cada uma dessas mudanças nos permite entender a diretriz do Google: entregar a melhor experiência possível ao usuário.

Por isso, mesmo que você não tenha tempo de se aprofundar em estratégias avançadas de SEO, mantenha em mente que o principal objetivo de sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser a mesma: entregar conteúdo de qualidade e uma boa experiência para o visitante.

3. Rastreamento

Dentro desse processo de selecionar os melhores conteúdos, o Google conta com robôs, chamados de GoogleBots, que passam aquele pente fino, identificando cada página e características. 

Essa ação tem como objetivo não só entender o conteúdo de cada página e classificar a qualidade dos conteúdos, mas também de encontrar tudo o que há de novo na internet e salvar em seu banco de dados (o que chamamos de “Indexação”). Afinal, todos os dias milhares de conteúdos novos são publicados. 

E é claro que o Google não perde nenhum detalhe. A esse processo de varredura, damos o nome de “rastreamento”. 

4. Indexação

Depois que o robô faz o trabalho dele e encontra uma nova página, o que acontece? É o momento de identificar o conteúdo que ali está, o que chamamos de indexação. 

A indexação é muito importante, porque é quando o Google coleta todas as informações da página, deixando registrado em seu índice. Se o seu site tem páginas não indexadas, isso quer dizer que não será possível encontrá-las através de uma busca no Google. 

5. Exibição de resultados

Uma página indexada está pronta para ser exibida na busca do Google. Uhuuul! Grand Finale? Ainda não! Ser exibido em resultados é totalmente diferente de estar em uma boa posição.

Não adiantará muita coisa ter a sua página na terceira ou quarta página. Concorda comigo? Por isso é tão importante estar ciente do que o Google leva em consideração para essa classificação. 

Mas continue comigo que eu vou falar mais sobre isso!

Fatores de ranqueamento do Google 

Até aqui falamos muito sobre os conceitos que envolvem o SEO e a maneira como o Google trabalha para identificar páginas e torná-las visíveis. 

Mas é importante para a sua estratégia de SEO conhecer alguns dos principais fatores que o Google leva em consideração para dar bons posicionamentos a uma página para poder direcionar seus esforços de SEO. 

Bom, não existe uma fórmula pronta e imutável sobre como ele faz, mas sabemos que são levados em conta tanto fatores internos (do próprio conteúdo), como fatores externos. 

É por isso que as estratégias de SEO são divididas em duas categorias: 

SEO on-page

As mudanças realizadas dentro da página para melhorar o seu desempenho nos resultados de busca são conhecidas como SEO on-page. E nesse quesito, alguns fatores são muito importantes, como:

A parte mais importante aqui é lembrar que SEO não é repetir a palavra-chave foco várias vezes pelo texto. E sim lembrar de criar um conteúdo relevante, que responda às dúvidas do seu visitante e que proporcione uma boa experiência de leitura.

SEO off-page

Em contrapartida, o SEO off-page tem como foco ações externas à página. São todas as demais variáveis as quais o Google também presta atenção para promover o ranqueamento. Elas não tão importantes quanto as on-page, e levam em consideração alguns fatores como:

Ferramentas de SEO

Algumas ferramentas podem auxiliar você na estratégia de SEO. Elas são importantes no processo de seleção e monitoramento das palavras-chave, assim como no controle de posicionamento dos seus conteúdos. 

Contar com elas vai auxiliar tanto na direção das suas ações como na mensuração dos resultados para aplicar melhorias. Conheça as três principais: 

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google, que permite verificar o status de indexação, visibilidade do site e monitoramento do usuário no site

Uma de suas maiores vantagens é que, através dele, é possível entender como o Google lhe enxerga. Contar com essa ferramenta vai lhe ajudar a aprimorar as estratégias para permitir uma melhor experiência do usuário, tudo o que o Google adora oferecer! 

Yoast SEO

O Yoast é um plugin para WordPress – com versão gratuita disponível – que te ajuda a otimizar seu SEO on-page diretamente na página de publicação de seu conteúdo.

Ele analisa o seu conteúdo e, com base em uma checklist, aponta quais critérios o texto está seguindo e quais precisam de melhorias.

Quer saber mais? Confira nosso guia completo do Yoast!

Semrush

O Semrush é uma ferramenta que permite o monitoramento e análise do desempenho orgânico do seu site. Nela é possível entender para quais palavras-chave seu site está sendo indexado e qual o posicionamento médio. 

Análise e monitoramento do SEO de uma página pelo SEMRush

Nela também é possível investigar seus concorrentes e fazer pesquisas completas de palavras-chave, ter conhecimento do seu volume e também quais são os sites melhores posicionados em relação a uma keyword. 

Apesar de ser uma ferramenta paga, é possível utilizar alguns de seus recursos de forma gratuita, com limite de 10 pesquisas diárias. 

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta bem similar ao SEMRush, possuindo muitos dos mesmos recursos. A maior diferença está na forma como eles analisam as palavras-chave: enquanto o Ahrefs mede a força das páginas, o Semrush leva em conta a autoridade do domínio para estimar os posicionamentos.

[Bônus] SEO x SEM

Já falamos bastante sobre SEO, mas é importante falarmos também sobre outro termo muito comum: o SEM.

Por serem siglas que muitas vezes aparecem juntas, é comum que haja confusão entre suas características. 

Apesar de ambos serem técnicas utilizadas para alcançar o público-alvo nos mecanismos de busca, existem diferenças fundamentais entre os dois:

Enquanto SEO se refere às técnicas para otimizar o seu site para aparecer nos buscadores de forma orgânica, o SEM (Search Engine Marketing) é uma estratégia maior, que envolve todas as estratégias de marketing relacionadas aos mecanismos de busca. 

Ou seja, o SEM envolve o SEO (orgânico) e também as estratégias de mídia paga.

A depender do seu objetivo, ambas podem ser utilizadas para alcançá-lo. Conseguir boas posições de forma orgânica é maravilhoso, mas você pode potencializar ainda mais os seus resultados com estratégias de links patrocinados

Percebeu que o SEO é lotado de particularidades, não é? Mas aí está toda a magia da técnica! Sempre tem uma novidade surgindo, algo que pode ser melhorado.

E com o aprofundamento nos estudos, você vai cada vez mais descobrir novas formas para aplicar à sua estratégia. 

Só não saia desse conteúdo com dúvidas! Se alguma dúvida surgiu, não hesite em lançar nos comentários. Vamos adorar contribuir com o seu conhecimento!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo Woltmann
Gustavo Woltmann
2 anos atrás

SEO é uma das coisas mais importantes de saber usar!

plugins premium WordPress
1
0
Would love your thoughts, please comment.x