Blog, Design,

8 dicas para vencer o bloqueio criativo mesmo com pouco tempo para criar

Por Content em 19 de março de 2021

Como designer, atuo diretamente com criação, entendo que nosso cotidiano às vezes nos coloca em situações com  prazos apertados para entregas de alguns materiais e, como qualquer ser humano, nem sempre temos uma inspiração divina que nos faça criar algo com extrema fluidez logo de primeira.

Então, pensando nesses possíveis cenários e nas experiências já vividas, deixo aqui  8 dicas para que o cotidiano seja sempre o mais criativo e descomplicado, e para que o bloqueio criativo não atrapalhe a sua rotina.

1- Descanse

Quando citamos o descanso, não significa apenas dormir. 

É totalmente compreensível que desempenhar qualquer função por muito tempo e sem interrupções gere alguma exaustão ou cansaço, é normal. Então, é sempre bom dar uma pausinha para se alongar, tomar uma água, ir ao banheiro e refrescar a mente.

Esse período de descanso é fundamental para que nosso cérebro se desligue momentaneamente daquela atividade e, com isso, possa gerar novos insights para retornar ao trabalho. 

2- Busque referências

Às vezes, ficamos tão presos a mecanismos e métodos repetitivos de criação que não ousamos “sair do quadrado”, e muitas vezes é isso que nos leva ao bloqueio criativo. 

Referências são essenciais para fazermos  associações na nossa mente, que é o nosso primeiro espaço para trabalhar. Por isso, busque, conheça e explore plataformas que te possibilitem ter contato com novas formas e padrões. 

Aqui vou deixar três plataformas que costumo acessar:

Pinterest

O Pinterest talvez seja o primeiro lugar que qualquer pessoa vai buscar referências visuais. E o repertório ali é enorme! 

Mas, dependendo da complexidade do trabalho que precisa desenvolver, talvez você sinta dificuldade de encontrar boas referências ali. 

A imagem mostra um print de uma busca por referências de Landing Pages no Pinterest

Behance

O Behance, por outro lado, é uma plataforma utilizada para publicação de projetos, então além de ter referências de altíssima qualidade, muitas vezes também traz uma documentação maior, o que permite que você entenda um pouco mais sobre as escolhas que o Designer tomou e suas motivações.

Print da tela do behance com a busca por referências de Landing Pages

Nele também é mais fácil entender quais tendências têm sido aplicadas em determinado segmento, por exemplo.

Dribble

O Dribble é bastante similar ao Behance, no sentido de ser uma plataforma para publicação de projetos.

Print do Driblle com a busca por referências de Landing Page

Por ser uma plataforma que exige convite para poder publicar, ele é menos popular que o Behance. Mas isso não quer dizer que você não possa encontrar inspiração nele!

3- Repertório

Nosso repertório é construído a partir do que consumimos, seja inconsciente ou conscientemente. Normalmente, escolhemos absorver aquilo que nos é agradável – provavelmente dentro da nossa zona de conforto.

Por isso, sair da zona de conforto é uma boa opção para vencer o bloqueio criativo.

Explore coisas que normalmente não fazem parte do seu dia a dia: tente uma série diferente, um gênero de filme que você não costuma assistir. Tudo isso ajuda a ampliar nosso repertório e, ainda mais importante: a exercitar nossa habilidade de “pensar fora da caixa”.

4- Solicite feedbacks

Se tem uma coisa engrandecedora no mundo, é receber feedbacks construtivos. 

Na Conexorama, trabalhamos em equipe e o acompanhamento das entregas pelo time todo é parte fundamental do processo, uma vez que cada um traz uma visão e um repertório diferente. 

Mas não precisa se restringir apenas aos feedbacks da equipe de criação! Deixe claro para toda a equipe que feedbacks são bem vindos. Assim, você desenvolverá, cada vez mais, não só a técnica, mas também formas diferentes de olhar para o seu trabalho.

5- Cuidado com a autocrítica

Esse é um ponto bem importante. Ter um pensamento crítico com o seu próprio trabalho é imprescindível para que tenhamos um crescimento pessoal e profissional por conta, mas já dizia o ditado: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”, certo?

A autocrítica é importante para evoluirmos o nosso trabalho, mas existe um limite entre avaliar criticamente seu próprio trabalho e achar que nada do que você produz está bom o suficiente.

Entender esse limite e desenvolver um olhar crítico leva tempo e demanda esforço então, não se desespere! Cada vez que você achar que não está bom o suficiente, leia novamente o briefing, pare um pouquinho, respire e volte algumas etapas. Afinal, criação também é processo.

6- Evite distrações

Enquanto executamos uma atividade, é normal que busquemos qualquer tipo de distração e lazer momentâneo ao invés do trabalho, de forma que chega a prejudicar o andamento das demandas profissionais. 

Retire de perto toda e qualquer fonte de distração como celular, videogame, televisão e pense sobre usar um controle parental para fazer uma gestão do que você acessa durante o expediente. Assim, você se obriga a evitar fontes de possíveis dispersões.

7- Reduza o consumo de café

Queridinho dos setores de criação, o café é um vilão quando consumido em excesso. A dose de cafeína recomendada por dia pelos especialistas é de aproximadamente 400mg (cerca de 2 xícaras de café médias ou 2 latas de energético). 

Sabemos que durante o trabalho, algumas vezes, precisamos de uma dose extra de  ânimo e estímulo para nos mantermos atentos. Como a maioria das substâncias, a cafeína gera uma certa resistência no organismo, sendo necessária doses cada vez maiores para fazer o efeito esperado.

Gif mostra uma xícara cheia de café. A foto mostra a xícara de cima e o café forma uma espuma que parece uma expressão humana de espanto

Quanto mais ingerimos, mais estamos suscetíveis a sofrer também os efeitos negativos, como ansiedade, agitação, dor de cabeça e taquicardia. 

De certa forma, também podemos linkar esses efeitos com o bloqueio criativo, pois quando estamos ansiosos temos tendência a perder o foco e nos mantermos dispersos, reduzindo a produtividade e a criatividade.

8- Pesquise sobre o job

Sempre que um job entra para a pauta é importante que tenhamos informações relevantes a partir do briefing

Partindo da leitura desse material, começamos a fazer associações mentais em relação ao que pode – ou não – ser implementado e, para que isso seja feito do modo mais abrangente possível, é necessário que você não se limite com as informações previamentes disponibilizadas. Por isso, procure saber mais sobre o solicitante, métodos que já foram trabalhados e possíveis concorrentes.

E, lembre-se, o Design tem mais peso na Decisão de Compra do que você pode imaginar!

Bom, essas foram algumas dicas que pude compilar para que seu workflow seja cada vez mais fluído e sem que o bloqueio criativo seja uma preocupação no seu dia a dia.


E você, o que tem feito para seguir produzindo sempre com muita qualidade? Deixe um comentário para continuarmos conversando!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x