Blog, Redes Sociais,

Guias do Instagram: o que são e como incluir na sua estratégia de social media?

Por Content em 12 de fevereiro de 2021

No ano de 2020, o Instagram celebrou 10 anos de existência e sucesso como rede social. Estima-se que 500 milhões de pessoas acessem o aplicativo por dia ao redor do mundo, compartilhando fotos, vídeos e… textos?

Exatamente! 

A rede social começou como um local para se compartilhar imagens, mas precisou se adaptar em meio a demanda dos usuários. Ainda mais durante a pandemia da COVID-19, momento em que os acessos subiram significativamente.

Visando otimizar a experiência dos usuários, a plataforma decidiu implementar ferramentas que tornassem os conteúdos mais amplos e organizados.

Foi aí que surgiu a aba de Guias do Instagram, primeiramente disponibilizadas apenas para contas profissionais de organizações sociais e de imprensa. 

As guias do Instagram eram utilizadas para espalhar notícias relevantes sobre o coronavírus e saúde, mas em poucos meses deixou de ser exclusiva para perfis selecionados. 

O excesso de informações e intersecção de conteúdos, aliados à vontade dos usuários em manter um perfil organizado, fez com que o Instagram liberasse o uso das guias a todos. Agora, qualquer um pode otimizar o perfil e fazer uso dessa ferramenta.

Quer entender mais sobre as guias do Instagram  e como implementá-las na sua estratégia? Então continue a leitura que vamos te explicar!

O que são as guias do Instagram?

A nova seção das guias tornou possível aos usuários a realização de curadorias de conteúdo, podendo reunir em um lugar conteúdos diversos, de autoria própria ou não.

Confira alguns exemplos de Guias do Instagram:

Print do perfil @nocedanielle, que apresenta guias conforme os tipos de roupas e uma breve descrição. São três prints que mostram uma modelo vestindo diversos looks e com uma descrição das peças

As guias são separadas por tipo, relacionados à locais, produtos e publicações.

Print do Instagram que mostra como escolher as guias nas configurações. As opções de guias são: locais, produtos e publicações

Guia de locais

Na separação de guias de locais, é possível fazer uma curadoria de fotos a partir da marcação de local que estas levam. Você pode encontrar os lugares desejados pesquisando, escolhendo entre as postagens que você salvou, ou entre as utilizadas nas publicações do seu perfil

Print da opção Guias Locais que mostra uma lista de cidades para que o usuário possa escolher
Print das guias locais do perfil da Conexorama, que mostra as postagens realizadas com a localização  do bairro Santa Mônica, em Florianópolis

Que tal aproveitar essa aba para mostrar quais lugares foram impactados pelo seu negócio? Ou em quais cidades há atendimento e filiais? As opções para utilizá-la são inúmeras!

Guia de produtos

Na opção de guia de produtos, é possível agrupar publicações a partir de pesquisa ou de lista de desejos.

A imagem mostra 2 prints da guia de produtos do Instagram. O primeiro print traz uma lista de produtos e serviços. Já o segundo, mostra a lista de desejos ainda vazia

É só deixar a imaginação rolar. Essa opção é ótima para perfis comerciais, pois permite a divisão dos produtos por categorias, mantendo uma espécie de catálogo organizado e de fácil acesso.

Guia de publicações

A opção mais generalizada de criação de guias é a de publicações, que permite você agrupar conteúdos das suas publicações ou de publicações salvas em seu perfil.

Print da tela do Instagram que mostra algumas opções do perfil da Conexorama para serem adicionadas a guia de publicações

Não há limites para o número de Guias que você pode criar, contudo, há um limite de 30 publicações dentro de cada Guia do Instagram. Divirta-se explorando de tudo um pouco! 

Você pode:

 Assim, o primeiro contato com as redes sociais do seu negócio será proveitoso e eficaz

Onde encontrar e como usar?

A ferramenta é acessível tanto para desktop quanto para mobile e pode ser encontrada acessando o perfil desejado, clicando na segmentação “Guias”, ao lado de “Publicações”.

Print mostra as telas do instagram do perfil @vitaalere que está organizado em guias

Passo a passo para criar uma guia no Instagram

Criar uma guia é muito simples, vamos lá? 

  1. Em seu perfil, selecione na parte superior o símbolo de +;
Print do Passo 1 do Instagram
  1. Clique na opção Guia;
Print do passo 2 da guia do Instagram
  1. Escolha o tipo de Guia que deseja criar (no nosso caso, optamos pela de Publicações);
Print do passo 3 da guia do instagram
  1. Escolha as postagens que gostaria de colocar na sua guia;
Print do perfil do instagram da Conexorama que mostra as opções de postagens que temos para incluir nas guias
  1. Adicione título e faça as alterações que julgar necessárias na capa e na descrição da sua guia;
Print das configurações das Guias do Instagram que mostra onde inserir o título da postagem
  1. Você também pode adicionar um título e uma descrição para cada uma das postagens selecionadas;
Print que mostra as configurações das Guias do Instagram onde é preciso inserir uma breve descrição das imagens
  1. Agora é só escolher se quer compartilhar imediatamente ou se gostaria de guardar como rascunho;
Print que mostra a última etapa de configuração das guias do Instagram onde o usuário tem a opção de compartilhar

Aplicando as Guias do Instagram na sua estratégia

A ferramenta pode ser muito útil para a sua estratégia de Social Media, possibilitando a organização de conteúdos por tópicos e facilitando o acesso dos usuários ao que eles desejam saber.

Uma alternativa interessante é utilizar a aba para organizar posts que expliquem algo sobre sua plataforma ou produto, permitindo que o usuário tire suas dúvidas com facilidade e sem precisar rolar o feed inteiro em busca de algo. 

Reunir dicas que você deu sobre como resolver um problema X da sua persona também é uma opção de personalizar ainda mais o seu conteúdo. 

É possível fazer uma curadoria de posts de outros perfis que sejam relevantes, aprofundando tópicos e permitindo que eles não fiquem “perdidos” pela rede.


Lembre-se de caprichar na capa, nos títulos e na descrição, demonstrando o motivo de ter selecionado cada post para a sua curadoria!

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente, qual estratégia você vai usar?

Banner "Atingimos 200K acessos orgânicos mensais, confira o case"
Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jessica
Jessica
1 mês atrás

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.

plugins premium WordPress
1
0
Would love your thoughts, please comment.x