Blog, Funil de Vendas,

Marketing para construtoras: 5 motivos para adotar uma estratégia de Inbound

Por Ana Paula Agostini em 10 de fevereiro de 2021

Sabemos que o Inbound Marketing é muito popular como estratégia de aquisição de clientes para soluções tecnológicas. 

Isso porque, quando falamos de soluções inovadoras, temos uma curva de aprendizagem a ser vencida, então a educação do público é essencial para conseguir fechar vendas.

Mas, o que muita gente não sabe, é que o Inbound Marketing pode ser aplicado para qualquer segmento, e um dos segmentos tradicionais que mais se beneficia dessa metodologia é o segmento imobiliário.

Neste artigo, vou apresentar as 5 principais vantagens que observamos ao desenvolver projetos de Inbound Marketing para construtoras e incorporadoras ao longo dos últimos anos:

1. Estar onde seu público está

Você ainda está divulgando seus empreendimentos com folhetos impressos?

Eu realmente acredito que isso possa estar dando certo, mas quero te fazer uma pergunta e quero que me responda sinceramente:

Você faz algum investimento alto, hoje, sem pesquisar na internet?

“Ah, mas eu já tenho um site”, você pode pensar. Mas, se você receber dois folhetos de empreendimentos, pesquisar na internet e encontrar duas situações distintas:

A imagem traz exemplo de ações de marketing digital para uma construtora, trazendo prints de um site em desktop, de uma rede social no celular e de um blog.

Qual vai inspirar mais confiança?

Uma estratégia “redonda” de Inbound Marketing vai garantir que a sua construtora tenha uma presença digital consolidada, pronta para dar o suporte que seu futuro cliente precisa, independente de qual canal ele esteja.

2. Solucionar dúvidas a qualquer momento

Esteja a pessoa comprando seu primeiro ou décimo imóvel, em uma compra tão importante é normal que surjam diversas dúvidas durante todo o processo.

Desde as mais específicas sobre o empreendimento (Quantos dormitórios? Qual a estrutura de lazer do empreendimento?), até mesmo dúvidas que surgem muito antes da pessoa decidir que vai de fato fazer uma compra (Vale a pena comprar um imóvel? Como começar a procurar um apartamento?).

Não seria ótimo se você estivesse presente desde os primeiros passos da pesquisa?

Isso pode ser feito com uma estratégia de Inbound Marketing!

Um dos principais braços do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, que vai criar um planejamento de conteúdo com base em três pilares:

Além de ser responsável por atrair visitantes para o seu site (ampliando a sua visibilidade online!), estes conteúdos também ajudam a estabelecer sua empresa como autoridade do assunto.

E, se você ajudou a responder uma dúvida de um potencial investidor, adivinha de quem ele vai lembrar na hora de dar esse passo?

Gif do personagem Michael Scott, da série The Office, sorrindo e apontando para uma pessoa

3. Conquistar Leads mais baratos

Um dos maiores benefícios de trabalhar uma estratégia de Inbound Marketing é que podemos trabalhar campanhas de mídia paga – Google e Facebook Ads – para atrair Leads que estão nas etapas iniciais da Jornada de Compra.

As campanhas nessas etapas iniciais possuem uma concorrência menor e, portanto, um custo menor. 

É claro que estes Leads podem não estar preparados para uma abordagem comercial ainda, mas é por isso que temos estratégias de relacionamento com a base de Leads, que irão ajudar a mantê-lo próximo à sua empresa. 

Dessa forma, quando ele chegar no estágio final da Jornada de Compra (a decisão da compra, propriamente dita), ele saberá que você está ali, pronto para conversar com ele!

4. Guiar o Lead pela Jornada de Compra sem ocupar tempo de corretores

Quantas horas seus corretores já gastaram com clientes que sequer tinham certeza que estavam prontos para comprar um imóvel?

A verdade é que conduzir os contatos pela Jornada de Compra através de contatos diretos com o time comercial toma muito tempo.

Tempo esse que poderia estar sendo utilizado para conversar com pessoas que já decidiram que vão comprar um imóvel e estão agora no momento de entender qual imóvel vão comprar, Leads que já estão se aproximando de uma tomada de decisão.

Com estratégias de Nutrição de Leads é possível indicar conteúdos específicos para os Leads em cada etapa da Jornada de Compra – ou até mesmo para cada uma das Personas – com o objetivo de guiá-los pelo processo de reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra!

Dessa forma, os corretores podem se concentrar em atender apenas os melhores contatos, resultando em uma taxa de conversão em vendas muito maior e menos desperdício de tempo do time comercial.

5. Construção de base de Leads para futuro empreendimentos

Talvez, essa seja uma das maiores vantagens do Inbound Marketing para construtoras.


Ao colocar em prática uma estratégia de Inbound Marketing, você atrairá muitos Leads que não estão prontos para uma compra agora. E, muitos deles, não estarão prontos para a compra enquanto o seu empreendimento atual tem disponibilidade.

Mas esse investimento não é perdido. Afinal, você terá outros empreendimentos, e não precisará começar toda a divulgação do zero: você já tem uma base de contatos para quem pode apresentar a nova oportunidade.

Além disso, já tem também uma estratégia de conteúdo e redes sociais, que o colocam como autoridade e aproximam sua empresa do público. 

Estes foram os 5 principais motivos para adotar uma estratégia de Inbound para vender empreendimentos imobiliários! Me conta, sua construtora já investe em Inbound Marketing? Ou sua principal forma de divulgação ainda é a mídia offline?

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x