Blog, RD Station,

Descubra quais erros no RD Station Marketing podem estar acabando com sua estratégia

Por Jean Vidal em 24 de julho de 2023

Se você acompanha os nossos conteúdos, arrisco a dizer que você sabe o quanto somos especialistas em RD Station.

E, com esse nível de especialização na ferramenta, vem uma habilidade aprimorada ao longo de muitos anos de experiência e o contato com diferentes clientes e diversas formas de usar a plataforma: bater o olho e entender rapidamente os pontos de melhoria necessários em uma conta do RD Station Marketing.

Nessas investigações, muitas vezes encontramos erros tão graves que são capazes de sabotar a estratégia das empresas – não importa quão grande.

Neste artigo vou te mostrar alguns desses erros e explicar porque é tão importante desenvolver esse olhar apurado.

Vem comigo!

Erros que aparecem no Dashboard do RD Station Marketing

Quando fazemos o login no RD Station Marketing, imediatamente somos levados para o Dashboard, a tela inicial que nos apresenta de forma resumida algumas informações muito importantes para a estratégia, como o Funil de Vendas, as páginas mais acessadas, últimas conversões e os resultados das últimas Landing Pages publicadas e emails disparados.

Nesse ambiente inicial, o seu ponto focal deve ser o Funil de Vendas.

Captura de tela funil erros RD Station Marketing

Verifique:

1) O Funil traz dados em todas as etapas?

Não é incomum encontrar contas sem integração com o CRM de Vendas, que trazem a etapa de vendas zerada. Mas, ainda mais grave, são as contas que operam sem a utilização da etapa de Lead Qualificado.

Sua não utilização indica que o marketing está operando às cegas, sem saber a qualidade dos Leads que está atraindo em seus esforços todos os meses.

Isso pode estar acontecendo por não ter automatizado a marcação de Leads Qualificados, ou por estar fazendo as perguntas erradas nas Landing Pages, e então não consegue identificar se os Leads são ou não condizentes com o perfil de Personas desenhado.

2) O Funil é de fato um funil, sem cintura.

Chamamos essa estrutura de funil de vendas justamente pelo seu formato de “V”, perdendo volume conforme avançamos nas etapas.

Mas em muitos casos vemos o que chamamos de “Cintura”, dando ao funil o formato de “X”.

Essa cintura frequentemente está atrelada a um mal uso da etapa de Leads Qualificados, como no exemplo abaixo:

Captura de tela cintura funil erros no RD Station Marketing

Por exemplo, no print acima, temos um total de pouco mais de mil Leads, seguidos por apenas 34 Leads Qualificados e 42 oportunidades. 

3) As curvas de crescimento são constantes?

As linhas que indicam o crescimento de cada etapa ao longo do mês devem, como orientação geral, mostrar um crescimento constante, sem degraus de crescimento.

Saltos significativos nos números de Leads, como exemplificado abaixo, são geralmente indícios de importações de base:

Captura de tela curva de crescimento erros no RD

E, você já deve saber, mas não custa reforçar: tome muito cuidado com suas importações. Avalie se essas importações são realmente Leads conquistados e, dependendo do motivo da importação e volume de Leads, considere fazer uma importação com data retroativa para não “maquiar” seus indicadores.

View this post on Instagram

A post shared by Conexorama | Inbound Marketing (@conexorama)

Erros no RD Station: Landing Pages

O próximo elemento que indico que confira são as Landing Pages. Especialmente se você está se inteirando sobre o histórico de Marketing da empresa, é fundamental entender quais ofertas já foram criadas (quantidade e qualidade), a organização e o impacto que as ofertas estão gerando no Funil.

1) Existem IDs nas Landing Pages?

A organização é peça chave para uma boa operação de Marketing, especialmente em times grandes, ou times mistos (time interno + agência). Por isso, enfatizamos muito a importância do uso de um sistema de taxonomia no RD Station.

explicamos em detalhes todas as regras de taxonomia (ou IDs) que utilizamos por aqui, mas você não precisa seguir as mesmas. 

Busque utilizar um sistema que seja intuitivo para o seu time, e que lhes ajudem a identificar as principais informações de forma simplificada.

2) As ofertas são variadas?

Outro elemento importante é avaliar a quantidade de ofertas nas Landing Pages, bem como a distribuição das ofertas entre as Personas e etapas do funil.

Essa análise permite ter uma ideia da maturidade do Inbound Marketing da empresa, e também um avanço no planejamento do calendário de próximos lançamentos.

Lembre-se: sua estratégia deve conter ofertas diretas e indiretas que contemplem as dores de suas Personas!

3) Quantas Landing Pages geram Leads

Depois de olharmos a quantidade e variedade de ofertas, é fundamental compreender quantas dessas ofertas estão movimentando seu Funil.

Isso porque, lembre-se: quantidade é muito diferente de qualidade. Não adianta ter dezenas de materiais ricos e apenas um ou dois gerando Leads.

Avalie, então, quantas das suas Landing Pages geraram Leads no último mês:

Captura de tela LP erros no RD Station Marketing

Ter uma grande parcela de suas Landing Pages gerando Leads indica uma estratégia consistente de Inbound Marketing. 

Por outro lado, se uma pequena parcela das suas páginas é responsável por boa parte do seu volume de Leads, talvez você precise ampliar suas ofertas ou repensar sua estratégia de divulgação.

4) Os formulários estão bem estruturados?

Lembra da importância do Lead Qualificado? Ao analisar as Landing Pages é fundamental avaliar se você está fazendo as perguntas certas nos formulários.

Perca o medo de fazer perguntas! Você precisa saber se está atraindo os Leads corretos e, para isso, precisa conseguir identificar através de suas respostas se eles têm perfil correspondente a alguma de suas Personas.

Erros em Pop-ups, formulários e Botões do WhatsApp nativos do RD Station

O primeiro erro é não explorar essas ferramentas tão importantes para ampliar suas chances de conversão de Leads!

Muitas empresas não se dão ao trabalho de usá-los, ou usam ferramentas semelhantes, mas sem integração ao RD Station. Então não deixe de conferir como sua empresa vem usando essas ferramentas.

Além do não uso das ferramentas, 90% das empresas usa esses elementos de forma errada, prejudicando outras ações de Inbound. Confira as nossas dicas de como usá-los de maneira correta!

Erros na segmentação de Leads do RD Station Marketing

Esse é um elemento que costuma apresentar muitos erros. Afinal, são poucos os profissionais que verdadeiramente dominam essa ferramenta tão importante.

Mas o que buscamos conferir aqui não é a construção correta de cada segmentação, e sim a existência de segmentações fundamentais para a estratégia e que, muitas vezes, não aparecem:

Principais erros de Automação de Marketing no RD Station

Escolhi encerrar esse artigo com aquela que é a queridinha dos profissionais de Marketing e cujos erros podem ter um impacto gigantesco nas suas ações: a Automação de Marketing.

Conseguimos contar nos dedos as empresas que chegaram até nós com o uso impecável desse recurso.

O que geralmente encontramos é uma sub exploração da ferramenta, uma estratégia de automação com muitos buracos, e que não faz efeito real na evolução dos Leads pela Jornada de Compra ou seu gerenciamento.

Para saber como anda sua estratégia de automação, confira o seguinte:

1) Existem fluxos gerenciais ativos?

Gerenciar sua base de Leads de forma manual é a receita para uma gestão ineficiente e dados inconsistentes.

Por isso, tenha certeza de que você tem pelo menos os seguintes fluxos gerenciais:

E aí, quais desses você já tem?

2) Existem fluxos de Nutrição ativos e personalizados?

Se você não está usando a Automação de Marketing para criar fluxos de automação altamente personalizados de acordo com o perfil do seu Lead, etapa na Jornada de Compra e etapa no Funil de Vendas, você está desperdiçando potencial!

Mas explicar como fazer isso de forma verdadeiramente completa faria com que esse artigo triplicasse de tamanho (pelo menos), então não deixe de ler como construímos nossos projetos de automação de Marketing aqui.

Mas os erros no RD Station não param por aí

Neste artigo citei alguns dos problemas mais comuns que encontramos nas contas de RD Station de diversas empresas – não importa o segmento ou qual produto elas vendem.

Mas a verdade é que existe muito mais. São, ao todo, mais de 100 indicadores que identificamos como sendo erros comuns na operação do RD Station Marketing.

Como seria impossível realizar esse diagnóstico para todos que nos solicitam, criamos uma ferramenta que permite que você faça a avaliação do seu próprio RD Station e possa gerar um controle do que precisa corrigir.

Garanta agora seu acesso ao Raio-X do RD Station!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Green Power
Green Power
3 anos atrás

No aguardo da segunda parte!

plugins premium WordPress
1
0
Would love your thoughts, please comment.x