Blog, Ferramentas,

SEMRush: relatórios importantes para sua estratégia de Inbound

Por Ana Paula Agostini em 2 de dezembro de 2020
Conheça as principais funcionalidades do SEMRush que te ajudarão a construir relatórios importantes para guiar a sua estratégia de Inbound Marketing.

Se você trabalha com Marketing de Conteúdo, já deve ter ouvido falar sobre o SEMRush. Uma das principais vantagens do Marketing Digital é sua capacidade de metrificação, e este é um instrumento valioso para esse feito. Mas você sabe como usar a ferramenta para produzir resultados?

Todos ficamos atraídos pela possibilidade de sabermos os retornos do nosso investimento de tempo e dinheiro, mas para isto acontecer, precisamos saber utilizar as ferramentas disponíveis no mercado de maneira eficiente.

Essa abordagem data-driven possibilita uma gestão bem mais estratégica do seu negócio, permitindo que a tomada de decisões se baseie em fatos concretos, potencializando a sua chance de atingir resultados positivos.

Você deve estar se perguntando “como começar a fazer investimentos inteligentes na prática?”, para te mostrarmos que esta missão não é tão difícil quanto parece, separei algumas funcionalidades do SEMRush que te ajudarão a construir relatórios importantes para guiar a sua estratégia de Inbound Marketing. Siga comigo!

O que é o SEMRush?

O SEMRush é a principal ferramenta para análise de SEO disponível no mercado, responsável por entregar dados sobre o posicionamento da sua empresa (ou de seus concorrentes) nas ferramentas de busca, análise de conteúdo, backlinks, anúncios, etc.

SemRush

Estas análises são importantes para o bom desempenho das estratégias de SEO, afinal, só escrever bons textos não é o suficiente para garantir o sucesso do Marketing de Conteúdo, precisamos analisar a tendência de buscas de quem queremos atingir e adotar um planejamento estratégico para os conteúdos.

Neste artigo vamos nos concentrar em alguns relatórios que nos forneçam informações importantes para entendermos como melhorar os resultados orgânicos, então siga conosco: 

Relatórios do SEMRush para estratégias de Inbound Marketing

1) Análise de domínio

Vamos começar aqui com um relatório bastante abrangente. Quando falamos da análise de domínio do SEMRush, estamos nos referindo a uma coletânea de dados sobre um domínio específico:

Passando rapidamente por todos os pontos temos:

Análise de domínio

Ainda temos:

Análise de domínio aprofundada
Análise de domínio com keywords

E, por último (em relação a impacto orgânico):

Impacto orgânico

Essa é uma visão geral da análise do seu domínio, mas vamos mergulhar um pouco mais fundo. Vem comigo!

2) Análise de busca orgânica

Em uma estratégia de conteúdo, buscamos o equilíbrio perfeito entre criar conteúdo relevante para persona, que faça sentido para a jornada de compra e que tenha volume relevante de buscas.

E, como se isso já não fosse o suficiente, queremos produzir conteúdo com SEO otimizado para conseguir bons posicionamentos na SERP, aumentando as chances de atrair visitantes com aquele artigo.

Por isso é tão importante acompanhar o ganho de palavras-chave, bem como seu posicionamento.

Conseguimos fazer isso através da análise de busca orgânica no SEMRush.

Nele temos uma listagem de todas as palavras-chave para as quais um site indexa (ou seja, que o Google “reconhece” no seu site), com dados importantes sobre a estimativa de posicionamento, SERP features, tráfego, quantos % representa do tráfego total do site, volume médio de buscas, dificuldade de ranqueamento, e até mesmo a primeira página de resultados de cada termo.

Análise de busca orgânica

Essa listagem pode ser filtrada de diversas formas: por posicionamento, por ter ou não determinada SERP feature, volume ou pela própria palavra-chave.

Em outra tela é possível acompanhar também a variação de posicionamento. Afinal, quando falamos de resultados de busca, sabemos que os resultados são voláteis e podem mudar a qualquer momento.

Mudanças de posicionamento orgânicos

E, já que começamos a falar sobre palavras-chave, vamos seguir com elas:

3) Análise de palavras-chave

Se você já faz um planejamento de conteúdo, já deve ter visto várias dicas sobre como usar o Keyword Planner para encontrar boas palavras-chave.

E essas são ótimas ferramentas, mas o SEMRush também tem essa funcionalidade. Olha só:

Aqui, para ilustrar, estou analisando o termo “Inbound Marketing”.

keyword planner

Como a maior parte dos relatórios, ele me dá um resumo bastante visual e intuitivo, com as seguintes informações:

Arrisco a dizer que aí temos todas as informações que precisamos para decidir incluir ou não essa keyword em nossa estratégia de conteúdo, mas tem mais:

Variações de Keywords

O SEMRush também apresenta uma listagem de variações da palavra-chave, palavras-chave que são perguntas e palavras-chave relacionadas.

Essas três listas aparecem de forma resumida, mas podem ser expandidas, e você pode analisar cada uma dessas variações (só cuidado para não cair num buraco negro e ficar pulando de keyword em keyword…)

E, por último, você pode ver também a SERP para o termo que pesquisou, entender quais são os links principais.

Você pode até pensar “mas isso eu posso conseguir pesquisando no Google”, mas lembre-se que o Google leva seu comportamento de consumo em consideração para apresentar os resultados de busca ?

4) Lacunas nas palavras-chave

Achou que tinha acabado o papo sobre palavras-chave, né?

Gif do Faustão com o meme Errou

Mas eu prometo que essa é a última! É também a minha favorita, então continua comigo:

Essa análise se chama “Lacunas nas palavras-chave” ou, em inglês, Keyword Gap e consiste em encontrar “buracos” na sua estratégia de palavras-chave em relação aos seus concorrentes.

Para usá-las, você vai precisar listar seus principais concorrentes (a ferramenta permite até 4, mas eu gosto de usar apenas os 2 principais).

A partir disso, o SEMRush vai cruzar as informações e listar todas as palavras-chave, separando-as em:

Detalhes de palavras-chave

Além disso, ele também traz um resumo bem interessante, que mostra as principais oportunidades (palavras-chave ausentes, com volume alto) e um diagrama de Venn que nos permite ter uma idéia da quantidade de palavras-chave de cada domínio (tamanho) e como elas são compartilhadas ou não (sobreposições).

relatório que mostra as oportunidades de palavras-chave

5) Análise de SEO para conteúdo

Por último, mas não menos importante, existe uma ferramenta não muito conhecida, mas muito útil para a produção de conteúdo, o SEO Writing Assistant, que fornece insights importantes sobre pontos de melhoria para o SEO de seus textos.

Basta colar o seu texto, configurar a palavra-chave e o idioma e VOILÁ!

Ele analisa o seu texto para 4 critérios diferentes:

Escaneabilidade / Leiturabilidade

Para este critério o SEMRush fornece uma média estimada de palavras com base nos textos dos concorrentes, verifica se existe um título H1, se o tamanho do título é compatível com as restrições do Meta Title e quantidade de palavras.

SEO Writing Assistant

Além disso, em “Content issues” ele irá apontar caso seu texto tenha parágrafos longos demais, ou seções muito grandes sem a existência de um H2, ou erros na hierarquia das heading tags.

SEO

Na parte de SEO, ele avalia o uso da palavra-chave listada como principal, e palavras-chave secundárias recomendadas (que estão presentes em textos da SERP), destacando em verde aquelas que estão presentes no texto.

SEO

Além disso, ele também faz uma checagem geral, similar a do plugin Yoast, apontando a falta de atributos alt para as imagens, avaliando a quantidade e validade dos links, e o uso da palavra-chave no texto.

Checagem de SEO

Originalidade

Aqui, usei o texto deste artigo, que se trata de uma atualização de um texto já publicado, então ele indica 26% de texto copiado.

Originalidade

Tom de voz

Infelizmente, a análise de tom de voz ainda não está disponível para textos em Português, mas ela permite que você diga se pretende que este seja um texto mais formal ou casual, e ele avalia o texto como um todo e a consistência (se você conseguiu manter o tom constante por todo o texto)

[Extra] Exportando os relatórios do SEMRush

Uma vez que você tem acesso a tanta informação, é provável que você queira exportar relatórios diretamente da ferramenta. E é possível criar relatórios em PDF, facilitando a apresentação e compartilhamento desses dados.

importar relatórios do SemRush em PDF

Para exportar os dados neste formato basta acessar a aba “Meus Relatórios.”

O SEMrush tem vários modelos de relatórios e você também os personalizar conforme sua necessidade, incluindo mais informações dentro do modelo.

Criar relatórios no SemRush como PDF

Além dos dados do SEMrush, você pode adicionar mais informações extraídas do Google Analytics, outra fonte interessante de dados sobre o desempenho do marketing de conteúdo.

Agora que você já sabe o poder do SEMRush, quais relatórios pode extrair da ferramenta e como usá-la, não deixe de testar com o seu site. 

Explore todas as informações e aproveite para repensar o seu planejamento estratégico!

Se você já faz esse tipo de ação, compartilhe algumas dicas e seus resultados conosco! 

*Artigo produzido em co-autoria com Débora Lobo

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giselle
Giselle
3 anos atrás

Muito boa essa ferramenta, uso sempre no meu site para advogado. Parabéns pelo artigo!

Débora Lobo
Débora Lobo
3 anos atrás
Reply to  Giselle

Oi, Giselle. Obrigada pelo seu comentário, o SEMRush é realmente uma ótima ferramenta.

Espero que aproveite os outros conteúdos do nosso blog.

Abraços

plugins premium WordPress
2
0
Would love your thoughts, please comment.x