Blog, Marketing de Conteúdo,

Masterclass: o que é e por que tem sido tão usada?

Por Content em 12 de agosto de 2020
Entenda a importância da Masteclass para estratégias de Marketing Digital e os benefícios que esse tipo de conteúdo pode trazer para seu negócio.

Nos últimos tempos, especialistas em todas as áreas têm anunciado na internet a realização de Masterclass online para seus seguidores e clientes.

Esse tipo de formato tem se difundindo por ser uma rica fonte de conteúdo, com alto potencial de atração e construção de autoridade.

Mas afinal, o que é uma Masterclass e por que esses eventos online tem se difundido tanto na internet?
Essas e outras respostas você encontrará no nosso artigo de hoje, confira!

O que é uma Masterclass?

Masterclass é uma expressão que se popularizou na internet nos últimos meses, e é usada para referenciar aulas online com especialistas nos mais diversos segmentos.

Apesar de suas semelhanças com os webinars, principalmente quanto à execução, existem algumas diferenças conceituais que tornam as Masterclass um formato único de distribuição de conteúdo rico.

O foco de uma Masterclass é a presença de uma personalidade notória e especialista em um assunto, sendo sua execução online ou presencial.

O conceito deste formato surgiu ainda no século XIX, com a realização de aulas com grandes mestres da arte, principalmente da música. Estes eventos atraíam pessoas que desejavam aprender mais da sua área com os grandes nomes da sua época.

Com o passar do tempo, essa expressão foi adotada pela educação executiva, e passou a ser utilizada pelas principais personalidades do mundo dos negócios.

Algumas adaptações foram necessárias e, apesar do nome, e da necessidade de uma grande autoridade especialista no assunto para mediação da palestra terem sido mantidos, algumas adaptações no formato foram necessárias.

Atualmente, a maioria das Masterclass são realizadas online, tendo o seu conteúdo distribuído em uma única aula mais longa, ou dividido em partes.

Anúncio de Masterclass com o Dan Brown

A principal vantagem deste modelo é a capacidade de alcançar o maior número de pessoas possível, já que a presença de uma personalidade especialista é uma ótima fonte de atração para interessados pelo segmento.

Isso torna as Masterclass um ótimo formato de conteúdo para Leads em topo de funil, auxiliando sua estratégia de conteúdos.

Sabemos que essa estratégia pode variar muito de negócio para negócio, e do momento de cada um. Por isso, preparamos um artigo em nosso blog sobre o que é a Jornada de Compra e como planejar conteúdos para as etapas.

Como funciona uma Masterclass

Podemos listar 8 etapas no planejamento completo de uma Masterclass:

  1. Assunto a ser abordado;
  2. O palestrante;
  3. Canal de distribuição do conteúdo (como o Youtube);
  4. Tempo de duração (aula única, semana de conteúdos);
  5. Inscrições;
  6. Campanha de divulgação;
  7. Comunicação pré evento;
  8. Comunicação pós evento.

Mas geralmente separamos em duas macro-etapas:

Planejamento antes da aula

Para a realização de uma Masterclass de sucesso, é necessário que desde o planejamento tenhamos em mente o assunto que iremos abordar e quem será o responsável por passar o conteúdo da aula.

exemplo de divulgação de masterclass com o assunto e o convidado

Outro aspecto importante e que não podemos deixar de fora é o canal onde a aula será realizada. Os meios mais utilizados atualmente são o Youtube, Google Hangouts e as lives no Instagram.

É importante também termos em mente como serão realizadas as inscrições para a Masterclass, campanhas pagas nas redes sociais ou buscadores como o Google podem potencializar o alcance da sua aula e tornar a aquisição de inscritos mais fáceis.

Divulgação de Masterclass pelo Google Ads

É ideal termos um local para concentração das informações a respeito da aula, além de um formulário que capte os dados dos interessados em participar.

Comunicação pós evento

Com esses dados em mãos, trabalharemos a comunicação de divulgação até o dia do evento. Uma boa prática para esse momento é o disparo de emails que lembrem aos inscritos o dia e hora da sua aula.

Por fim, após a realização da sua Masterclass, você pode trabalhar uma abordagem mais comercial com a sua base de inscritos. É possível apresentar a eles, através de uma nutrição de emails, por exemplo, mais sobre os seus produtos e serviços.

É importante que esse contato seja mantido mesmo após a realização do evento, sendo possível o aproveitamento do engajamento gerado através da aula.

Quando fazer uma Masterclass

Agora que você já sabe o passo a passo para fazer um bom planejamento para a sua Masterclass, deve estar se perguntando qual o momento ideal para tirar esse projeto do papel.

Essa não é uma resposta simples, e apesar de todos os segmentos terem potencial para criar uma Masterclass de sucesso, alguns podem apresentar uma maior facilidade na hora da execução deste projeto.

Para empresas e profissionais que oferecem cursos e treinamentos, as Masterclass são uma ótima oportunidade de demonstrar sua autoridade e conhecimento sobre o assunto.

Por isso, tendo em mente o planejamento necessário para um lançamento de sucesso, é uma boa oportunidade começar a investir neste formato como parte da sua estratégia de conteúdo.

Para outras segmentos, essa pode ser uma missão um pouco mais complicada, mas ainda simples de colocar em prática.

Escolha um tema que seja relevante para sua empresa, trabalhe na escolha de um bom palestrante, que tenha domínio sobre o assunto e seja reconhecido na área, após feito isso, o planejamento deve ocorrer com mais facilidade clareza.

E você, tem planos de realizar uma Masterclass? Acha que esse formato é uma onda passageira ou veio para ficar?

Conta pra gente aqui nos comentários.

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel Barros
Gabriel Barros
3 anos atrás

Muito interessante, é um conteúdo bastante claro importante e actual., formidável.
Recomendo vivamente!

Débora Lobo
Débora Lobo
3 anos atrás
Reply to  Gabriel Barros

Obrigada pelo seu comentário, Gabriel.

Espero que aproveite os outros conteúdos do nosso blog.

Abraços

Agostinho Artur
Agostinho Artur
3 anos atrás

Conteúdo ?? excepcional…
??tenho certeza que irá ajudar muita gente que sonha em percorrer a jornada de educador ou motivacional, assim como eu.

Débora Lobo
Débora Lobo
3 anos atrás

Muito obrigada, Agostinho! Fico contente que tenha gostado e que o conteúdo seja de ajuda!

Silvana
Silvana
2 anos atrás

Rápido, objetivo e muito esclarecedor ??????

Roberta
Roberta
1 ano atrás

conteúdo esclarecedor. Me ajudou muito para tomada de decisão

Priscila Costa
Priscila Costa
1 ano atrás

Muito bom o material, parabéns! Mas tenho uma dúvida: Se eu ofereço um curso ou treinamento, e eu chamo um outro especialista para dar o curso, isso não faria com que os interessados queriam fazer o curso com o palestrante convidado e não comigo?

plugins premium WordPress
8
0
Would love your thoughts, please comment.x