Blog, Estratégias,

WhatsApp Marketing: quando incorporar na sua estratégia de relacionamento com Leads

Por Jean Vidal em 23 de janeiro de 2023

O cenário da comunicação empresa-cliente vem passando por muitas mudanças, que só ganharam velocidade nos últimos dois anos.

A digitalização cada vez maior do nosso dia a dia tem forçado as empresas a adequarem seus processos para continuar atendendo às expectativas dos clientes.

E uma expectativa bastante recorrente, particularmente para empresas com atuação B2C, é de utilização do WhatsApp para comunicações. Mas será que precisamos parar por aí?

O WhatsApp Marketing já é uma realidade para muitas empresas, e pode ser incorporado em muitas estratégias – desde que com cuidado!

Continue lendo este artigo para entender mais sobre o Conversational Marketing e como integrar as estratégias de Marketing ao WhatsApp!

O que é WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Marketing se enquadra na categoria de marketing conversacional, uma estratégia de marketing que se concentra na construção de uma via de comunicação bidirecional entre empresas e potenciais clientes.

Transformar a experiência em uma extensão natural das conversas do dia a dia, que acontecem nos canais de mensagens, resulta em uma conversa muito mais envolvente e autêntica.

O WhatsApp pode ser usado para marketing por meio da API do WhatsApp Business, que oferece às empresas a chance não apenas de conversar com seus clientes, mas também de automatizar certas interações, através da integração com um software de Automação de Marketing e CRM de Vendas.

Benefícios do WhatsApp Marketing para o seu negócio

Ok, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, trocando 65 bilhões de mensagens diárias.

Mas o que isso significa para sua empresa?

Uma atuação estratégica nesse canal pode se traduzir em:

WhatsApp Marketing e o relacionamento com seus Leads

Com taxas de abertura excepcionalmente altas, essa plataforma pode ajudar no relacionamento com seus Leads e até convertê-los em clientes pagantes.

Entretanto, antes de pensar em sair disparando mensagens para todos os seus Leads, pare para considerar seu perfil e preferências.

A estratégia de uso do WhatsApp, assim como de quaisquer canais da sua estratégia de Inbound Marketing, deve ser adaptada para se adequar às expectativas e necessidades de seu público, bem como do próprio canal.

Quer um exemplo? Você gostaria de receber mensagens todos os dias de uma empresa que vende um produto que não te interessa muito, só porque você baixou um eBook oferecido por ela?

Chato, né?

Por isso, a recomendação geral dos maiores especialistas de Marketing – nossa, inclusive –, é de reservar esse canal para ações de Fundo de Funil, em um momento que o Lead está mais aberto a um contato da sua empresa e que a velocidade pode fazer toda a diferença num fechamento.

Por fim, vale lembrar de garantir que suas estratégias estejam em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para evitar quaisquer tipos de problemas jurídicos, ok?

Como avaliar os resultados do WhatsApp Marketing

Uma estratégia bem feita é a base da eficácia de todos os canais de marketing. Ele permite que você planeje seus passos e mude de caminho se algo der errado.

Mas, para entender se sua estratégia foi eficaz, é preciso ter um objetivo traçado.

Então, antes de começar a definir quais ações integrarão sua rotina, documente seus objetivos – o que você pretende conseguir neste canal?

Comece revisando seu Funil de Marketing e Vendas e encontrando pontos que podem ser melhorados com essas ações.

Quer um exemplo?

Se sua empresa tiver problemas para reter clientes, que tal considerar o WhatsApp como canal oficial para uma pesquisa de NPS? Ou para enviar ofertas exclusivas que facilitem a renovação ou recompra?

Nestes casos, os KPIs que indicarão seu sucesso podem ser cliques, engajamento e taxa de retenção de clientes.

Você já incorporou o WhatsApp Marketing no relacionamento com seus Leads? Tem mais alguma dica para compartilhar? Não se esqueça de comentar para nos falar o que achou do artigo!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paula
Paula
3 anos atrás

Gostei muito das pontuações e gostaria de saber alguma indicação de alguma ferramenta que possa substituir o WhatsApp como canal de atendimento em uma empresa que aproximadamente 04 pessoas dão assistência aos seus clientes através de um link web.
Não é a forma oficial de atendimento. Mas ele é necessário. O problema é que com o home office não tem como usar o web sem puxar de outra pessoa. Conhece alguma ferramenta que permita esse uso?

plugins premium WordPress
2
0
Would love your thoughts, please comment.x