Blog, Redes Sociais,

8 estratégias para Instagram que vão além das métricas de vaidade

Por Content em 1 de maio de 2020

O Instagram tem se tornado um dos principais canais de comunicação para que as marcas tenham visibilidade e criem um relacionamento com seus clientes. Mas para se sobressair nesse universo de concorrentes, trabalhar estratégias para o Instagram é fundamental.

Afinal de contas, pensar no Instagram sem preparar uma estratégia de conteúdo para essa rede social pode significar desperdício de tempo e, é claro de dinheiro.

É perceptível como o Instagram tem uma relevância fundamental para marcas e influenciadores. E o resultado direto disso é a exigência de se pensar essa rede de uma maneira cada vez mais profissional. Isso significa trabalhar estratégias que levem você e sua marca a conquistarem muito mais do um bom número de curtidas.

Para ajudar você a criar conteúdos relevantes e, consequentemente transformar o seu Instagram em um braço eficiente do seu marketing digital, produzimos esse artigo com dicas e estratégias eficientes, que vão muito além de likes!

Vamos nessa? Boa leitura!

O que são métricas de vaidade?

Antes de falarmos sobre estratégias para Instagram, precisamos abordar um tema polêmico do universo digital: as métricas de vaidade.

De forma geral, podemos dizer que as métricas de vaidade nada mais são do que aquelas informações coletadas que não auxiliam em tomadas de decisão, ou seja, números que podem até parecer interessantes, mas que no fundo não nos fornecem insights precisos.

No entanto, é importante ressaltar que as métricas de vaidade não devem ser ignoradas. Elas podem até mesmo ser acompanhadas, desde que seus esforços não sejam voltados para o crescimento delas.

Mas você deve estar se perguntando: como eu sei se uma métrica é considerada de vaidade?

Bom, para simplificar vamos considerar que toda métrica que não motive você a realizar uma mudança (seja uma mudança de copy, investimento financeiro…entre outras) pode ser uma métrica de vaidade.

Um exemplo clássico de métrica de vaidade: os Likes ❤

Quem acompanhou o início das redes sociais se lembra muito bem da corrida por likes. E naquela época isso até poderia fazer sentido. Mas não hoje!

Mas por que considerar os Likes uma métrica de vaidade?

É que o Like é uma informação muito superficial, que não vai conduzir você e sua equipe a nenhuma tomada de decisão.

Por exemplo, quantas vezes você mesmo rolou o seu feed no Instagram e distribuiu alguns likes aleatórios? Pode ser que você tenha gostado do título, ou da imagem de cachorrinho fofo, ou mesmo um meme aleatório…

Viu só como o nosso próprio comportamento pode nos dizer muitas coisas?

Isso significa que um Like em uma postagem pode até ser uma demonstração de agrado do usuário, mas não conseguimos identificar a razão pela qual aquele “coraçãozinho” foi parar no seu Instagram.

O funil de conversão do Instagram

Uma das melhores formas de se trabalhar de forma estratégica para o Instagram é realizar um planejamento considerando um funil de conversão nessa rede social.

Sendo assim, vamos planejar conteúdos que atinjam personas que estejam em diferentes momentos dentro do funil de marketing, com postagens de:

Mas para isso, você deve considerar que as pessoas que recebem suas postagens também estão em momentos diferentes em sua jornada. Então vamos considerar os usuários como:

Como planejar estrategicamente cada etapa

No caso dos visitantes, devemos pensar estrategicamente em conteúdos de atração, que neste momento podem convidá-lo a descobrir um pouco mais sobre sua conta.

Neste caso, métricas de likes, impressões e alcance podem até mesmo ser consideradas.

Já para conteúdos, como o mesmo nome já diz, precisamos pensar em algo que atraia esse visitante, pode ser: memes, frases relacionadas a sua área de atuação ou motivacionais, e outros temas abrangentes que podem atrair o interesse dos usuários.

Frases motivacionais relacionadas ao negócio

Quando o usuário se torna um seguidor

A medida que esse usuário se torna um seguidor, é hora de pensar também em conteúdos ainda mais relevantes para esse público, ou seja, bem mais diretos sobre seu negócio e que aumentem o engajamento dele com sua página.

Podemos dizer de forma bem simples que precisamos de conteúdos que, mostrando ainda mais o valor de seu serviço ou produto, preparem esse seguidor para uma possível conversão.

Neste caso, as métricas que precisamos avaliar são: comentários, compartilhamentos e salvamentos.

Aliás, uma dica importante: entende-se que o algoritmo do Instagram considera as três métricas citadas acima como fundamentais para aumentar o engajamento da página. Ou seja, se o seu seguidor compartilha seu post, as chances de um novo visitante aparecer são ainda maiores.

Algoritmo do Instagram

Quando o foco é conversão

Agora, quando o assunto é conversão é preciso planejar conteúdos com maior aprofundamento técnico e CTAs que direcionam o usuário para páginas fora do Instagram.

E aqui muitas páginas encontram problemas, afinal de contas o “arrasta pra cima” dos stories só é liberado para contas com mais de 10 mil seguidores.⠀

Mas o que fazer nesse caso?

Neste caso precisamos dar “um jeitinho” e aqui deixo duas dicas: aproveite o link na bio do perfil da página para indicá-lo em suas postagens ou convide o usuário a enviar uma mensagem no Direct.

Dessa forma, você consegue manter um relacionamento mais próximo e ainda levar o seu usuário a tomar a ação desejada.

Postagem com CTA no Instagram

Em postagens com foco em ação e conversão vamos ter como métricas as solicitações por Direct Messenger (DM), cliques na bio e se sua página tiver mais de 10 mil seguidores, cliques no “arrasta pra cima”.

Agora que você sabe que tipo de conteúdo pode usar em cada etapa do funil é importante frisar que, como é impossível saber em qual etapa cada um de seus seguidores está, o melhor é mesclar os tipos de postagens.

E para facilitar o seu trabalho e realizar o planejamento de forma cada vez mais profissional e estratégica, a dica é contar com a ajuda de um calendário editorial de marketing de conteúdo.

8 dicas para aumentar o alcance e engajamento

1 – Explore formatos

O Instagram oferece a você diversos formatos de publicação: fotos, vídeos, gifs e carrossel.

E tudo isso para que você possa criar conteúdos diversificados, atraindo e convertendo mais usuários conforme você explora esses formatos, saindo do comum e usando muita criatividade.

Uma dica é testar esses formatos e descobrir qual deles tem maior impacto sobre seus seguidores. Isso ajudará você a manter uma rotina de publicações mais organizada, além de ser fundamental para a definição de seu planejamento de conteúdo.

2 – Atenção especial as legendas

Muito já se disse sobre o tamanho das legendas no Instagram: menos é mais? Ou quanto mais melhor?

Mas como tudo muda, o tempo todo, essas máximas acabam caindo por terra em pouco tempo.

Aqui, a dica é cuidar da entrega de valor deste conteúdo. Por isso, se sua legenda for curta, mas entregar a informação, tudo certo. E o mesmo vale para legendas mais longas.

O cuidado deve ser com a escrita correta e a mensagem que você deseja passar para os usuários da rede social.

3 – Hashtags também devem ser estratégicas

As hashtags são uma das ferramentas que mais ajudam uma página a ganhar visibilidade entre os usuários da rede. E por isso, devem ser pensadas e utilizadas com muito cuidado.

Uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo, por isso, utilize hashtags relacionadas ao tema da postagem e que façam sentido para seus seguidores.

Algumas dicas para a escolha/definição de hashtags são:

O Instagram aceita em média 30 hashtags por postagem, mas o recomendado é que você utilize de 3 e 5 .

4 – Não se esqueça do básico: a conta comercial

É fundamental que você tenha uma conta comercial para sua marca ou serviço no Instagram.

Além de mostrar um posicionamento mais profissional na rede, a conta comercial tem um outro grande benefício:o  acesso ao Instagram Insights.

Se você ainda não tem uma conta comercial no Instagram, fique tranquilo que a gente te mostra o passo a passo!

5 – Interação é fundamental

Responder os seus seguidores é premissa básica de qualquer rede social. Afinal de contas, o relacionamento é um dos maiores benefícios desse tipo de comunicação e quando criado de forma profissional, ajuda diretamente na credibilidade do seu negócio no ambiente digital.

Por isso, acompanhe as interações de usuários com seu Instagram e busque respondê-las o quanto antes.

Uma dica é ter muito bem definida a sua voz e o seu tom nas comunicações no Instagram. Isso dará mais personalidade a sua marca e ajudará a criar uma maior identificação dos usuários com o seu perfil.

6 – Use seus Stories

Os Stories se tornaram uma das principais formas de compartilhar conteúdo nas redes sociais. E no Instagram não seria diferente.

Além de ser uma das principais tendências, os Stories se diferenciam justamente por oferecerem diversas ferramentas gratuitas para tornar os seus conteúdos mais atrativos, interessantes e, principalmente, interativos.

Entre essas ferramentas que devem ser usadas estrategicamente estão:

Tudo isso faz com que seu perfil atraia mais visitantes, fidelize seguidores e, consequentemente, converta-os em oportunidades.

Stories no Instagram

7 – Fique de olho no Instagram Insigths

Já falamos no tópico 4 sobre o Instagram Insights. Mas você sabe o que é e como utilizar essa ferramenta para auxiliar suas estratégias para o Instagram?

Bom, como adiantado, quando você tem uma conta comercial no Instagram você tem acesso ao Instagram Insigths, que nada mais é do que um relatório com os principais dados de sua conta, tais como:

 Instagram Insights

O Instagram Insights permite que você conheça melhor seus seguidores e como ele se comporta perante seus conteúdos.

Esses dados são fundamentais para tomadas de decisão relacionadas ao seu planejamento de conteúdo e mesmo investimento em mídia paga.

8 – Alerta! Tudo muda o tempo todo

Se você utiliza o Instagram há algum tempo, já deve ter percebido que não apenas o algoritmo da rede social muda. Mas o comportamento dos usuários e, consequentemente, as tendências em conteúdo.

Por isso, acompanhe o que o mercado está fazendo e revise periodicamente suas estratégias para Instagram.

Afinal de contas, o que é recomendado hoje, pode não dar certo em seis meses.

Um exemplo claro disso foram os “Feeds Harmônicos”. Quem acompanha as tendências do Instagram deve se lembrar de ver diversas contas comerciais e de influenciadores muito arrumadinhas.

Hoje, já percebemos que essa estratégia não é válida para todo mundo e que ter um “Feed Harmônico” não é garantia de sucesso no Instagram.

Por isso, fique de olho no mercado. Faça testes em sua página e não se esqueça de metrificá-las. Só assim você saberá o que vale ou não a pena para seu negócio!

Agora é com você! Qual outra estratégia você tem utilizado no seu Instagram que tem dado certo? Conte pra gente nos comentários!

Ah, e não se esqueça de conhecer a nossa conta no Instagram!


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kellen Mesquita
Kellen Mesquita
2 anos atrás

Adorei seu conteúdo!

plugins premium WordPress
1
0
Would love your thoughts, please comment.x