Blog, Email Marketing,

Como criar uma newsletter: dicas e exemplos para você aplicar hoje!

Por Camilla Edlim em 4 de janeiro de 2023

Tem quem diga por aí que a newsletter morreu! Será mesmo? Uma estratégia que sobrevive há tanto tempo, que não é impactada por algoritmos ou grandes empresas que mudam as regras a cada mês.

Nesse artigo, eu vou te mostrar que utilizar a newsletter nas suas estratégias é mais eficaz e simples de começar do que você pode imaginar.

Quer conhecer todas as vantagens do envio de uma newsletter e ainda saber como montá-la passo a passo? Então, vem comigo!

O que você precisa saber sobre newsletter

Antes de mais nada, acho importante explicar aqui o conceito de newsletter dentro do Inbound Marketing.

Newsletter é um boletim informativo sobre uma temática específica e que, geralmente, possui uma periodicidade fixa, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.

Então, esse formato de email normalmente é utilizado exatamente com esse fim: trazer as últimas novidades para o Lead.

No Inbound Marketing, isso pode abranger muitas estratégias diferentes. Veja alguns exemplos:

Nesse momento, você ainda pode estar se perguntando: por onde começar nessa estratégia?

Primeiro, te convido a conferir nossa Formação em Inbound Marketing. Um treinamento completo para você desenvolver ações estratégicas de Marketing e venda de forma mais consistente

E continue acompanhando comigo que vou te passar mais dicas sobre newsletter!

Os principais benefícios da newsletter

Quando se fala em newsletter e Nutrição de Leads, estamos aplicando uma das formas mais populares e eficientes de fornecer informações para o público e estabelecer um relacionamento com ele.

Através dessa ferramenta é possível manter a sua marca em destaque, relembrando o contato sobre a sua página ou produto.

Dessa forma, é possível gerar mais tráfego para o seu site, o que, consequentemente, irá ajudar que você conquiste novos clientes. Além disso, você estará trilhando também um caminho para consolidar a autoridade da sua marca.

E é por isso mesmo que a newsletter pode ser uma grande aliada da sua estratégia de marketing, basta fazer do jeito certo!

E agora que você já percebeu que de fato a newsletter pode contribuir, e muito, no seu negócio, vamos ao passo a passo:

Criando uma newsletter na prática – em poucos passos!

Passo 1. Pontapé no planejamento

O objetivo de enviar uma newsletter é entregar conteúdos de qualidade e que agreguem valor aos destinatários, com um visual atrativo e original.

Então, antes de colocar a mão na massa, estabeleça seus objetivos e metas com o envio da newsletter. Afinal, toda comunicação precisa ter uma estratégia bem definida para render bons frutos.

E já que você está tendo todo esse trabalho, por que não mirar lá no alto?

Pense sempre que a criação dessa newsletter, além de impactar seus atuais clientes e os futuros, também está construindo e fortalecendo o seu nome no mercado.

Ter em mente qual é o interesse e os desejos do seu público é fundamental nesse processo de definição de objetivos. E um bom desenho das Personas do seu negócio com certeza fará toda a diferença nos resultados alcançados.

Passo 2. O que levar em conta ao criar um modelo?

A versão em HTML é aquela em que você vê as imagens e todo o layout da newsletter.

Captura de tela email case newsletter


Já a versão texto simples mostra somente o conteúdo em texto, garantindo o sucesso do seu envio também para usuários com conexões de internet mais lentas e para aqueles que possuem provedores que não aceitam emails com imagens (te conto um pouco mais sobre esse assunto mais para frente!).

Evite textos longos (quanto menor, melhor!), deixando apenas um pequeno resumo ou introdução do que o leitor irá encontrar ao clicar no link e aposte em um bom CTA.

Captura de tela redes sociais newsletter

Passo 3. Criando uma newsletter no RD Station:

Existem diversas ferramentas de disparo de email. Mas nem todas elas são completas ou atendem os pré-requisitos essenciais para uma boa estratégia.

Lembre-se sempre que a ferramenta precisa oferecer, além dos itens básicos para a realização dos disparos e da gestão dos contatos, os gráficos e relatórios. Isso facilitará, e muito, a análise dos resultados, da qual falaremos mais adiante.

Aqui na Conexorama, utilizamos o software RD Station para os nossos disparos de email e agora lhe mostraremos os passos para criá-la dentro da ferramenta:

Para criar um email no RD, você deve acessar a aba “Relacionar” e então clicar em “criar email no canto superior direito”. Em seguida, você irá visualizar na sua tela diversas opções de modelos já prontos que estão disponíveis na plataforma. Para esse exemplo utilizaremos o modelo próprio para newsletter.

Gif RD Station Newsletter

Após escolher o modelo, você deve inserir o nome com que o email ficará registrado na ferramenta.

Indicamos sempre sintetizar o maior número de informações, indicando do que se trata o email e a data em que ele está sendo criado, ou ainda data de disparo.

Captura de tela RD criar email newsletter

Feito isso, é hora de iniciar a montagem do seu conteúdo, começando pelo assunto e pelo remetente.

Captura de tela RD conteúdo email newsletter

Em seguida, você poderá editar as sessões do cabeçalho, destaque e demais conteúdos.

Antes de finalizar a montagem, não esqueça de verificar se todas as imagens estão de acordo com o conteúdo e se todos os links estão corretos.

Captura de tela RD imagem newsletter

O próximo passo é selecionar para quem a sua newsletter será disparada:

Captura de tela RD destinatários newsletter

Mais adiante, iremos lhe explicar sobre como definir as segmentações para os seus disparos.

Antes de programar o disparo, o RD lhe mostra um resumo com as principais informações do seu envio.

Nesse momento, é importante chegar se o assunto e a assinatura do email estão ok.

Captura de tela RD resumo email newsletter

Lembra do “texto simples” que mencionei no item 2? Esse também é o momento de ativá-lo.

Para isso, basta clicar em “editar” no campo “versão texto simples (plain-text)”, clicar em “copiar texto do HTML” e, em seguida, selecionar a opção “meu texto simples está revisado” e, por último, não esqueça de clicar em “salvar”.

Captura de tela RD texto simples email newsletter

Por último, você irá enviar um teste do email para a sua própria caixa de entrada:

Captura de tela RD teste email newsletter
Para isso, basta inserir o seu email no campo indicado e clicar em “enviar o teste”. Em alguns instantes você receberá o email pronto em sua caixa de entrada e poderá verificar e revisar mais uma vez todos os detalhes, para que nada saia errado.

Captura de tela RD envio de email newsletter

Se estiver tudo certo, você pode avançar para a próxima e última etapa, que é a configuração do envio.

Nesta tela, você tem três opções:

Captura de tela RD agendamento email newsletter

Passo 4. Atenção com o assunto do email

O assunto da sua newsletter merece um cuidado especial. Afinal de contas, é ele que irá determinar se o seu Lead irá clicar nela e abri-la, ignorá-la ou movê-la diretamente para a lixeira.

Então, é o momento de usar a criatividade e apostar na ousadia para fisgar o usuário em meio a tantas mensagens não lidas em sua caixa.

Aposte em assuntos mais objetivos e curtos, nunca passando dos 70 caracteres, pois esse costuma ser o número exibido deles que é exibido no desktop, em média. Já nos dispositivos móveis, são cerca de 35 caracteres. Por isso, quanto menor for o seu assunto, melhor!

Outra dica: tome cuidado para o assunto do seu email não prejudicar a sua estratégia!

Passo 5. Segmente seus disparos

Você sabe que quanto mais exclusivo e personalizado um post em uma rede social é, maiores são as chances de você clicar nele, não é mesmo? Isso também funciona com os conteúdos da newsletter.

Você pode segmentar os seus disparos por Persona, área de interesse, local, cargo e até mesmo por respostas em formulários, dependendo do seu produto ou serviço. Isso será fundamental para aumentar o engajamento do público com os seus disparos.

Captura de tela RD segmentação email newsletter

Passo 6. Limpeza da lista de contatos

Depois de montar toda a sua estratégia e criar um layout bem bonito, é importante também incluir uma rotina para limpeza da sua base de Leads. Mas por que isso é importante?

Manter uma base desatualizada prejudica a sua estratégia pois os provedores de emails identificam quando um remetente está disparando muitos emails identificados como Spam e isso impacta fortemente nas suas métricas.

Além disso, você estará perdendo tempo e dinheiro fazendo disparos para uma lista não qualificada.

Passo 7. Assinatura do email

Assim como remetente (remetente@nomedasuaempresa.com), a assinatura também deve estar relacionada à marca.

O ideal é que a newsletter seja assinada por algum representante, seja o diretor ou coordenador do setor, por exemplo, dando um tom mais pessoal à comunicação. A assinatura também deve ter outras formas de contato, como telefone e site da empresa.

Além do remetente, é indicado também colocar o nome da empresa, localização e um link para descadastramento. Assim, você demonstra que está respeitando a vontade e o espaço dos seus Leads, melhorando o seu relacionamento com eles.

Se quiser aprofundar nesse assunto, aproveite e confira nosso Curso rápido sobre email Marketing.

5 erros para evitar em suas newsletters

Agora que você já sabe como montar a sua newsletter, vamos falar dos principais erros cometidos que são cometidos nessa hora.

1. Falta de periodicidade

Mantendo, por exemplo, um dia fixo na semana para o envio da sua newsletter, seus Leads “acostumam-se” a receber aquele conteúdo sempre naquele dia, em torno do mesmo horário.

Ter uma frequência bem definida ajuda a manter também um relacionamento mais próximo com os seus possíveis futuros clientes.

2. Compra de listas de contatos

Nunca compre listas de emails. Para receber as suas comunicações, a pessoa precisa ter autorizado previamente ou, ao menos, ter deixado seu endereço de email em alguma das suas páginas de contato. Caso contrário, você estará invadindo o espaço pessoal dela.

As listas prontas também não são recomendadas, pois costumam estar repletas de contas inativas e até mesmo “Spam traps”, contas que os provedores de email utilizam para detectar os Spams.

E os problemas com a importação de listas prontas vão além disso: com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), essa prática torna-se ilegal.

Além de estragar a reputação online da sua empresa, os seus resultados dos seus envios sempre serão ruins e você ainda estará jogando dinheiro fora! Por isso, tenha sempre o cuidado de manter suas listas com a permissão dos usuários e atualizadas, como já falei acima.

3. Conteúdo repetitivo

Evite enviar o mesmo conteúdo diversas vezes e com o mesmo texto.

O ideal é variar sempre na comunicação, para que a cada envio o leitor se sinta atraído pela novidade.

E, claro, invista sempre em conteúdos próprios, variando entre os formatos: blog, vídeos no YouTube, redes sociais, lançamentos de produtos e atualizações de serviços são alguns exemplos.

4. Excesso de imagens

Emails com muitas imagens costumam demorar muito tempo para carregar, fazendo com que o leitor desista de ler a mensagem.

Provavelmente você já precisou clicar em um botão para confirmar que o conteúdo era confiável ao abrir um email para, só em seguida, conseguir visualizar as imagens. Isso acontece porque a exibição das imagens é bloqueada pela maioria dos serviços de email.

O excesso de imagens também leva o email a ser categorizado como Spam. Por isso, sempre que possível é recomendável ligá-las a um CTA, levando o leitor a tomar alguma ação.

5. Não acompanhar métricas e fazer testes

Se você já está há algum tempo no mundo do marketing, já deve ter ouvido a famosa frase: “tudo é teste”.

No caso das newsletter, fazer testes, acompanhar e analisar cada resultado é fundamental para ver a sua estratégia decolar e render cada vez mais cliques e tráfego para o seu site.

Você pode realizar testes A/B com o assunto de email, dia e horário dos disparos, a inclusão de variáveis personalizáveis como o nome do destinatário, o uso ou não de imagens e ilustrações, diferentes cores e formatos de texto…

Enfim, as possibilidades são muitas e permitem otimizar suas campanhas, proporcionando um retorno maior para a sua empresa.

Para encontrar as suas taxas ideais de email marketing, é importante considerar as variações de acordo com o tipo de negócio e também da sua base de contatos.

Como você está cuidando da newsletter da sua marca?

Espero que todas essas dicas possam lhe ajudar a torná-la ainda mais eficiente. Se você gostou deste artigo, ou sentiu falta de algum ponto que não mencionei no texto, comente aqui embaixo! Até a próxima (;

Camilla Edlim

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x