Blog, RD Station,

Por que vamos no RD Summit todos os anos? E o que aprendemos com isso?

Por Jean Vidal em 26 de fevereiro de 2020

O RD Summit é o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, e acontece anualmente aqui em Florianópolis, normalmente próximo ao final do ano.

Consagrado como a “meca” do Marketing Digital, e não à toa, afinal em cada edição os produtores – o pessoal da Resultados Digitais – tem conquistado um salto enorme de público, interações e qualidade (na organização, experiência e palestras, com vários palestrantes internacionais inclusive).

No artigo de hoje, nós vamos reunir um pouco das nossas histórias registradas ao longo de ano participando do RD Summit, sempre buscando mostrar os motivos de fazermos o investimento de levarmos o nosso time para essas experiências, e o que aprendemos ao longo de todas as edições.

Segue comigo?

[Antes] A evolução do RD Summit através de algumas fotos

No primeiro ano (e assim, na nossa primeira foto), podemos observar que o RD Summit surgiu como muitos pequenos eventos. Na época, já no Centro Sul (local consagrado de eventos aqui em Florianópolis), 300 pessoas receberam um dia de palestras, em uma única sala, onde inclusive foi anunciada a versão “2.0” do RD Station.

Alguém sabe quando foi criado o RD Summit? Alternativas: A - 2012; B - 2013; C - 2014; D - 2015.

E aí meu caro leitor(a), consegue chutar?

Sem suspense, acertou quem escolheu a opção da letra “B”, ou seja, no ano de 2013.

Além da palestra do Eric Santos, tivemos também (puxando de memória) o André Siqueira falando de SEO, a Martha Gabriel fazendo a sua enxurrada de informações.

Foi um dia muito bacana, mas sei (pelos corredores) que foi bem puxado pro time da RD, até o Eric precisou correr para servir cafezinho. Nas palavras dele, foi ali que ficou claro que precisavam ter um time de eventos. E o mais importante, projeto validado, agora era crescer.

No ano seguinte, agora em 2014, a estrutura tomou um forma muito maior, com todo aquele aspecto de “show business” que hoje é tanto explorado pelo evento.

plenária do rd summit 2014

Aqui outro salto foi que começamos a ter keynotes internacionais (como Aaron Ross, autor do best seller Predictable Revenue e Wil Reynolds que viriam a frequentar quase que anualmente o evento) e tracks paralelas para tratar de assuntos em diferentes níveis de profundidade.

Na próxima edição, a terceira, o evento começou a ganhar a forma mais próxima do que existe hoje, com a plenária enorme para as principais palestras. O ano foi era 2015, e participaram do evento três mil pessoas.

plenária do rd summit 2015

Nesta edição houveram 8 trilhas distribuídas entre Gestão e Estrategia, Marketing Digital conceitos e estratégia, Marketing Digital técnicas avançadas, Vendas e Customer Success, Tecnologia e Agências.

Pra nós, essa edição tem um sabor muito especial, onde nasceu aqui o prêmio Agências de Resultados. E logo de cara, na primeira edição do prêmio, fomos vencedores como a agência que mais conquistou sucesso para seus clientes em 2015. Além disso, ficamos em segundo lugar na categoria Máquina de Geração de Leads.

No ano seguinte (em 2016), na quarta edição, o salto foi para um pouco mais de cinco mil participantes. Já é realmente muita gente.

rd summit 2016

Com um time de peso de palestrantes, como Ricardo Amorim, Paula Bellizia, Martha Gabriel (novamente) e Paulo Alvarenga na palestras com aspecto inspiracional, adjunto a Wil Reynolds e Oli Gardner nas keynotes internacionais.

Foi muito impactante ver o crescimento da feira de negócios, que já nessa edição se tornou algo gigante, e muito focada em bons negócios (empresas de peso do nosso setor).

Para nós, foi o momento de ganhar pelo segundo ano consecutivo como a agência que mais conquistou sucesso para seus clientes, assim como a melhor performance na manutenção de clientes (menor Churn). Também ficamos entre as melhores nas categorias: Máquina de crescimento, Primeiro Valor e Mestre da conversão. [Bicampeão]

Na próxima edição, quinta (não perca os cálculos), o ano de 2017, seguimos o crescimento exponencial (meu Deus, como acolher confortavelmente tanta gente entre uma ano e outro?). Agora o recorde foi de um pouco mais de oito mil participantes.

rd summit 2017

Com um estrutura de mais de 22 mil m², continuamos um enorme crescimento de palestrantes (internacionais inclusive) de qualidade, além três happy hours ao final de cada dia, mais mais de 20 mil litros de chopp.

Para fechar o evento, tivemos a participação marcante da Preta Gil e da Gretchen. 😀

Aqui temos um resumo de como foi o RD Summit 2017 pela própria RD.

E para nós, já ficando bem mal acostumados, vencemos como a agência que criou a melhor campanha integrada entre Marketing e Vendas do cliente, com o case do Meu Crediário. Também ficamos entre as melhores em outras categorias, como Desenvolvimento de Clientes e Renovador de Sucesso. [Tricampeão]

Na penúltima edição (enquanto escrevemos este artigo), o ano de 2018, a parada ficou mais mais global, com participações ilustres e mais de onze mil participantes, quase uma cidade já. 😛

rd summit 2018

Com grande destaque para a participação do nosso querido manezinho ilustre Gustavo Kuerten, que bateu uma bolinha até com o Eric Santos, com a palestra mega divertida e motivadora da Glória Maria (ela mostrou todos os memes com ela, foi muito bom).

Além do destaque do “Holandês boxeador”, o Jacco VanderKooij, que entrou no palco com gritos, saltos e vídeos que serviram como injeções de adrenalina e dicas bem valiosas para quem quer aprender a vender mais.

Conseguimos manter a nossa invencibilidade e levamos o prêmio como a agência que mais tem comprometimento verdadeiro com os clientes, alta taxa de retenção e busca sempre dar o máximo! Como consequência entregamos resultados incríveis e sucesso. [Tetra-campeão]

E por fim, chegamos ao ano de 2019, a última edição, que passamos de treze mil participantes, e agora, aqui nós queremos mostrar para você em vídeo, como foi a nossa experiência.

Para nós, esse ano teve vários simbolismos, e por isso vou dar um destaque maior ao que aprendemos no próximo item, mas vale comentar que foi a primeira vez que patrocinamos (estivemos com um estande, comercializando o nosso treinamento RD Hacks), estivemos nos palcos duas vezes (além de participações nos bastidores), e novamente… ganhamos mais um prêmio! [Pentacampeão]

Vencedores como a agência que melhor fez o processo de Inbound Marketing para si (do mesmo modo que busca fazer para seus clientes), além de termos sido eleitos a terceira melhor Agência de Inbound do ano!

Foi incrível, o que nos motiva a continuar cada vez participando mais e mais do RD Summit, que é um momento de muito mergulho em aprendizados, muito network, muito ânimo e muito orgulho do nosso mercado de Marketing Digital.

Mas calma, ainda queremos contar em detalhes os aprendizados do ano de 2019. Cogitamos em trazer dos anos seguintes, mas ficamos preocupado do texto ficar muito grande ou algum ensinamento estar um pouco mais obsoleto.

Se você ainda quiser, pode adicionar um pedido nos comentários. 😀

O que aprendemos com o RD Summit 2019?

Neste grandioso espaço tivemos a oportunidade de aprender muito e trocar experiências nas quase 200 palestras realizadas. E isso sem falar nos espaços compartilhados, feira de negócios e mesmo no animadíssimo happy hour.

Sim, muito conteúdo interessante e muito o que fazer em apenas 3 dias! Mas como já era de se esperar, cada minuto foi muito bem aproveitado.

Por isso, reunimos alguns aprendizados que consideramos fundamentais durante o RD Summit 2019. Recorde conosco os principais ensinamentos do RD Summit e como se preparar para as novidades que estão por vir no Marketing Digital.

Bora lá?

Jacco VanderKooij

Vamos começar por aquele palestrante que conquistou coração dos Conekiridos:  Jacco VanderKooij.

O especialista em vendas e empresário holandês já participou de outras edições do RD Summit (como comentamos acima), mas é sempre uma grande atração: tanto pelo carisma, como pelo conteúdo sempre riquíssimo que compartilha!

Jacco levou ao palco do RD Summit 2019 o tema “Como empresas podem oferecer uma boa experiência aos seus colaboradores” e apresentou 5 elementos-chave para isso:

O especialista foi incisivo ao afirmar que mais do mesas de ping pong e cervejas no happy hour, o que realmente conquista um colaborador é a experiência que uma organização pode oferecer. E esse é um aprendizado que as empresas precisam assimilar para ter sucesso na próxima década.

A palestra de Jacco foi realizada na quinta-feira, dia 07, mas durante todo o evento circulou pela “Cidade RD” sempre solicito e atencioso com o público.

Nosso CS Daniel com Jacco VanderKooji
Olha a felicidade do nosso CS ao encontrar o Jacco VanderKooij no RD Summit.

O que aprendemos?

Ficou bem claro que as necessidades dos colaboradores de hoje são bem diferentes das do passado.

E para atender essas necessidades é preciso ouvir os colaboradores e dar a eles a oportunidade de colocar suas ideias em prática. Ou seja: ser menos operacional e mais estratégico.

Além, é claro, de oferecer as ferramentas necessárias para que possam de fato trazer a inovação no seu dia a dia e deixar sua marca no crescimento da organização.

Como o próprio Jacco destacou, “a nova geração já não quer apenas dinheiro, ela quer ter um papel que impacte o mundo”.

Ann Handley

Ann Handley é a primeira Chief Content Officer do mundo, e para muitos é considerada a “rainha do marketing de conteúdo”. E é claro que ela estaria neste artigo!

Diante de uma plateia lotada, Ann Handley falou sobre como criar uma conexão com seu público através do conteúdo. E explicou de que forma fazer isso a fim de conquistar a confiança dessa audiência.

Para isso, Ann Handley sugere que precisamos entender:

A humanização do conteúdo foi abordada pela palestrante em vários momentos, assim como a utilização de técnicas de storytelling que trazem o público para dentro da história que sua marca ou produto querem contar.

Outro ponto destacado pela palestrante foi a importância do email marketing e porque é fundamental utilizarmos esse canal de forma correta.

Conforme Ann Handley explicou, o email é o único canal onde as pessoas tem controle, e não os algoritmos. Daí a importância de cuidarmos tão bem da produção e envio de e-mail marketing e termos sempre muita atenção com as boas práticas.

O que aprendemos?

A maior lição que Ann Handley nos deixou no RD Summit 2019 pode ser resumida na frase dita por ela durante a palestra:
“Não é só sobre persona ou público-alvo, mas sobre os corações que você está tentando tocar”.

Fernando Kimura

Um verdadeiro espetáculo da Broadway!

É dessa forma que muitos participantes do RD Summit 2019 definiram a palestra do especialista em Comunicação e Neuromarketing, Fernando Kimura durante evento.

E isso porque, além de muito conhecimento, o palestrante levou um verdadeiro show com música e performances para o palco do RD Summit!

Kimura apresentou ao público uma série de questionamentos sobre a era do marketing e o consumo contemporâneo, e fez muita gente parar para pensar sobre seus próprio hábitos.
Mas Kimura também deixou algumas respostas e deu dicas valiosas para que o público presente possa se empoderar mais e fazer suas próprias escolhas.

Uma das principais mensagens deixadas pelo palestrante foi: buscar o conhecimento por vias não tão óbvias e básicas.

Com isso, Kimura chamou a atenção sobre a importância de sairmos das nossas bolhas e conversarmos com pessoas que tenham vivências e opiniões diferentes das nossas.

O que aprendemos?

Kimura deixou para o público presente uma mensagem clara, ou melhor, um convite, para que cada um se dê a oportunidade de vivenciar novas experiências.

Ao explorar novos caminhos, despertamos para novos conhecimentos e, é claro, ampliamos a nossa bagagem e o nosso repertório.

E nada mais importante do que novos repertórios para desenvolvermos ainda mais a nossa criatividade e abraçarmos, sem medo, a inovação.

Liliane Ferrari

Em sua terceira participação no RD Summit, a consultora e professora de Comunicação e Marketing Digital Liliane Ferrari falou sobre um dos pilares mais importantes na nossa área de trabalho: a humanização.

Liliane apresentou e discutiu as três principais características do marketing humanizado:

A palestrante deixou claro a importância das marcas e organizações acompanharem e ouvirem o que a geração atual, mais consciente e atenta, deseja.

Um dos exemplos citados foi o interesse dessa nova geração por saber, por exemplo, quem fabrica suas roupas e qual o impacto disso.

Por fim, a palestrante decretou que “as empresas mais humanas vencerão”.

E tornar nossas marcas mais humanas não é algo impossível, muito pelo contrário, basta lembrar daquele velho ensinamento: fazer ao outro aquilo que gostaria que fizessem por você.

O que aprendemos?

Liliane Ferrari lembrou aos presentes a importância de não nos deixar ser levados pelo excesso de processos engessados, números, concorrência…e despertarmos para o nosso lado mais humano.

Na prática isso significa se colocar no lugar do seu cliente e tocar verdadeiramente na sua emoção. Tudo isso, é claro da forma mais verdadeira possível.

Gary Vaynerchuk

Um empreendedor de sucesso falando sobre a importância da paciência para os negócios. Sim, esse foi o tema de uma das palestras mais aguardadas do RD Summit 2019!

Reconhecido como um dos especialistas de marketing mais respeitados do mundo, Gary Vaynerchuk lotou a plenária do RD Summit no encerramento do evento. E como era de se esperar, encantou o público presente.

Gary Vaynerchuk no palco do evento

Gary Vaynerchuk falou sobre como todos nós podemos nos tornar influenciadores, mas para que isso aconteça é preciso conquistar a atenção das pessoas.

Daí a importância de produzir conteúdos de qualidade, que gerem valor para as pessoas e em formatos que atendam a necessidade desse público.

Gary Vaynerchuk afirmou que muitas vezes é o medo do julgamento que faz com que as pessoas deixem de produzir e compartilhar seus conteúdos e como isso deve ser superado por todos nós.

E para finalizar, o palestrante lembrou da importância da paciência para o sucesso, afinal de contas, como ele mesmo citou, “quanto mais rápido você quer, mais vulnerável você se torna”.

O que aprendemos?

Gary Vaynerchuk nos inspirou a esquecer o julgamento e nos lembrou que para ter sucesso é preciso tentar e não desanimar logo de primeira.

Esse ensinamento pode ser aplicado tanto no nosso dia a dia no trabalho como também para algo que vai além das nossas atividades diárias…quem sabe tirar de vez aquele sonho da cabeça e colocá-lo em prática!

Jean Vidal

Sim, eu não poderia de citar a minha participação. 🙂

Afinal de contas, estar no palcos do Summit foi como ver cada um dos Conekiridus, sendo representado, ouvido e aplaudido no maior evento de Marketing Digital da América Latina.

Na lotada Tenda 3, falei sobre como construir um projeto de Automação de Marketing e desmistificou muitos pontos dessa atividade fundamental no Inbound Marketing.

Palestra Jean Vidal

Eu mostrei um passo a passo de um projeto de automação: desde a conversão do Lead, passando pela qualificação até chegar a Vendas.

Se você perdeu, aproveite, nós conseguimos gerar a versão gravada da minha palestra, está aqui.

Para finalizar deixei alguns hacks para otimização em um projeto de Inbound Marketing.

O que aprendemos?

Como já foi citado anteriormente, foi emocionante estar nos palcos.

E mais do que ter um momento de aprendizado sobre a Automação de Marketing, para o meu time, é mostrar como a dedicação, o estudo e o compartilhamento de ideias sobre nosso trabalho pode gerar frutos tão incríveis.

A mensagem que ficou para cada um de nós foi: vale sim se dedicar a estudar o que se gosta, e testar, compartilhar e ajudar cada um a crescer e se destacar na sua área de atuação.

É assim que fazemos na Conexorama e foi isso que cada um percebeu quando eu estava sendo aplaudido no RD Summit!

CTA RD Hacks

Vale a pena continuar indo ao RD Summit?

Logicamente que em cada edição os valores mudam, e é compreensivo, a estrutura melhora, a experiência é ampliada, e a profundidade estimulada ainda mais. Claro que não é barato, mas é educação. Aquele investimento que se paga quando o seu time está mais técnico, mais profissional e mais motivado.

Então, indicamos sim se organizarem e irem ao RD Summit deste ano.

As inscrições já abriram e os lotes estão virando. Confira aqui: https://www.rdsummit.com.br/

E você, já foi em algum RD Summit? Deixe a sua história registrada nesse post, compartilhe também o seu aprendizado!

 


Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x