Blog, Estratégias,

Marketing de relacionamento: uma vantagem competitiva para sua empresa

Por Content em 31 de maio de 2019

Conquistar e fidelizar clientes é o sonho de qualquer empresa. E o caminho para isso pode ser bem mais simples do que você pode imaginar: o relacionamento.

Em um mundo onde as inovações tecnológicas chegam cada vez mais rápido e a briga entre os concorrentes por espaço no mercado é sempre muito acirrada, vez ou outra percebemos como algumas marcas se tornam robotizadas e engessadas. E essa é exatamente a contramão do propósito de conquistar e fidelizar por meio de relacionamento.

Para que sua marca alcance seus clientes de forma marcante e encantadora, o ideal é a aplicação de estratégias e ações de Marketing de Relacionamento. Esse tipo de ação não apenas conquista, mas também é capaz de transformar um simples consumidor em um defensor ferrenho de seu produto ou serviço.

Confira neste artigo bons motivos para você adotar o Marketing de Relacionamento no seu negócio e como isso pode trazer vantagens competitivas para sua empresa!

O que é o Marketing de Relacionamento?

Quando uma empresa realiza uma gama de ações com foco na criação e manutenção de um relacionamento positivo com seus clientes ela está fazendo Marketing de Relacionamento.

Ou seja, a empresa está direcionada não apenas em chamar a atenção de seu público, mas conquistá-lo e, quem sabe, transformá-lo em um fã.

Imagino que neste momento você deve estar tentando lembrar de alguma marca ou empresa que conseguiu fazer isso com você! hehe

Muito mais do que auxiliar a equipe de vendas, o Marketing de Relacionamento busca envolver o cliente a ponto que ele não queira mais saber do seu concorrente, afinal de contas, só você e sua empresa conseguem oferecer o que seu cliente procura. E não estou falando de produtos ou serviços! É uma questão de boa e marcante experiência!

Outro ponto de destaque do Marketing de Relacionamento é que seus resultados não ocorrem apenas a curto prazo. Muito pelo contrário! Quando bem estabelecido, os efeitos do Marketing de Relacionamento se tornam algo contínuo e mesmo progressivo.

Como implantar o Marketing de Relacionamento?

Independente do tamanho ou área de atuação de sua empresa é possível e muito recomendado que você adote estratégias de Marketing de Relacionamento. Afinal de contas, um cliente fiel é tudo o que a gente quer!

Por isso, deixo aqui algumas dicas para que você possa adotar o Marketing de Relacionamento em seus negócios e conquistar de vez o seu público!

1. Qualidade no atendimento

Por mais óbvio que este ponto possa parecer, muitas empresas ainda pecam em um fator fundamental: o atendimento. E esse problema pode surgir já na primeira interação do consumidor com a empresa.

 

A confiança de um cliente é conquistada desde o primeiro momento em que ele tem contato com sua marca. Por isso, atender com qualidade desde o início é fundamental.

Em 2014, a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios divulgou uma pesquisa

mostrando que 61% dos consumidores valorizam muito mais um bom atendimento do que o preço ou a qualidade de um produto.

Isso mostra que conquistar um cliente pode ser muito mais simples (e barato) do que imaginamos!

A dica é investir em canais de contato e, principalmente na capacitação do seu time. Sim, mais uma observação básica: nada adianta estar presente em diversos canais se sua equipe não está treinada e não tem empatia ao atender os seus clientes!

2. Comunicação nas redes sociais

Se você tem trabalhado as suas redes sociais apenas para divulgar seus produtos PARE AGORA! Você não está utilizando tudo o que as suas redes sociais oferecem!

Estimular a interação e responder seus visitantes e clientes em suas redes sociais é uma premissa básica do Marketing de Relacionamento, e que acaba coincidindo com o atendimento de qualidade que citei no tópico acima.

A sua empresa estar disponível para entender, explicar e dar atenção aos seus usuários nas redes sociais. E não apenas para não deixá-los sem respostas, mas também para entender melhor suas dores, suas necessidades e mesmo perceber novas tendências que podem surgir.

A comunicação nas redes sociais é uma via de mão dupla e quando bem realizada, todos saem lucrando!

3. O poder do Email Marketing

Por ser personalizável e oferecer inúmeras possibilidades de comunicação, o email marketing é uma das melhores estratégias de marketing de relacionamento.

Esse canal de comunicação possibilita que você tenha um relacionamento bem próximo com seu cliente com ações do tipo:

Com a plataforma certa de envio de email marketing cabe a você usar sua criatividade para se aproximar, conquistar e fidelizar o seu cliente.

4. Programas especiais de fidelidade

Os programas de fidelidade, bem populares entre companhias aéreas, são uma excelente maneira de fazer com que o seu cliente sempre retorne e adquira mais de seu serviço ou produto.

Os benefícios de seu programa de fidelidade podem ser bem variados: descontos, produtos gratuitos, cupons, brindes…enfim, aqui mais uma vez você deverá abusar de sua criatividade para fazer com que seu cliente retorne e acabe comprando mais de você!

E para ajudar nessa escolha, analise as informações que você já tem de seus clientes. Você poderá tirar excelentes insights!

5. Invista em seu Customer Success

Se você tem uma área de Customer Success o seu Marketing de Relacionamento já conta com um forte aliado!

Como o CS está em constante contato com seus clientes e conhece suas dores e necessidades, essas informações podem se transformar em novos conteúdos e formatos para ajudar a resolver essas questões.

E nada conquista mais um cliente do que você oferecer uma solução para o seu problema!

Dica de ouro: Conheça a sua base

Uma última e não menos importante dica para ajudar o seu Marketing de Relacionamento!

Para realizar um Marketing de Relacionamento de qualidade é preciso que você conheça muito bem o perfil de sua base de leads e clientes. Por isso, desenvolva as suas personas e foque suas ações nesses públicos. A chance de assertividade é muito maior e no final das contas você irá otimizar o seu trabalho.

Além disso, é muito importante manter a base de leads sempre atualizada e analisar os dados que você possui para obter determinados insights como conhecer as melhores oportunidades ou os clientes que tem um ticket maior de compra.

Informações como essas podem se transformar em ações encantadoras e melhorar ainda mais o seu relacionamento com seus clientes.

Agora quero saber de você: o que a sua empresa tem feito para sair na frente da concorrência e conquistar o coração de seus clientes?


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x