Blog, Gestão,

Marketing de Experiência: o que é e como ele pode mudar o jogo

Por Ana Paula Agostini em 3 de maio de 2019

Parece que a cada dia ouvimos falar de um novo tipo de marketing, né? O termo da vez é o marketing de experiência.

Mas, afinal, o que é isso? É uma nova abordagem? Ou novos objetivos? Ele é tão diferente assim do Inbound Marketing?

Vamos falar um pouco sobre o que é marketing de experiência e explicar seus principais pilares neste artigo, então acompanhe comigo!

O que é marketing de experiência?

O marketing de experiência visa trabalhar a relevância de uma marca para seus clientes. Ou seja, explora a interação que a pessoa tem com a marca (desde o primeiro contato, até o pós-venda) visando aproximar e atribuir valor a esta relação.

Uma vez estabelecida essa relação mais próxima entre cliente e marca, a fidelização é uma consequência e, mais do que isso, o cliente se torna um embaixador da marca.

Cada interação com a marca pode ser considerada uma experiência diferente, e todas elas irão, juntas, contribuir para a construção da opinião do cliente sobre a marca, bem como a imagem que ela projeta.

Já deu pra perceber que o marketing de experiência se apoia muito no indivíduo, né? Por isso é importante entender muito bem a persona do negócio. É só com ela bem estruturada que você saberá o que sua persona busca e o que agrega valor a ela.

Já sabe o que é valioso para a sua persona? Ótimo! Então é hora de descobrir como usar isso para se aproximar.

Quais são os tipos de experiências?

Sentidos:

Como o nome diz, se apoiam nos nosso 5 sentidos, então vão desde estímulos visuais, àquele cheiro característico da marca;

Sentimento:

Neste caso focam diretamente nas emoções do receptor da experiência. Podem, por exemplo, estimular um sentimento de nostalgia com alguma menção da infância;

Pensamento:

Aqui a experiência é mais racional, e diz muito sobre a relação do cliente com a missão da marca. Por exemplo, uma pesquisa de 2015 aponta que 75% dos millennials consideram que é um fator importante de decisão ver que a empresa também oferece algum tipo de retorno à sociedade.

Ação:

Explorada tanto nos canais offline como online, as ações são as mais frequentes, e podem ser ações promocionais, virais, etc;

Identificação:

Talvez o tipo que estabelece uma relação mais próxima entre cliente e marca

Por que o marketing de experiência se faz necessário?

Sabemos que a cada ano nossa forma de consumir – informação, produtos ou serviços – muda. E que isso acontece com cada vez mais rapidez, certo?

Se a nossa forma de consumir muda, a reação natural do mercado é se adequar para suprir essa necessidade.

Atualmente vivemos em uma época de overflow de informações. Estima-se que recebamos cerca de 3.000 mensagens por dia. E sabe de quantas vamos nos lembrar, em média, ao final do dia?

Quatro!

Esse saturamento no recebimento de informações, aliado à reputação da antiga publicidade invasiva e, muitas vezes, traiçoeira; levou a uma negação muito grande das gerações mais novas em relação a este tipo de divulgação interruptiva.

Unindo-se estes dois fatores: a necessidade de ser lembrado no meio de um mar de informações e a recusa à publicidade tradicional, vemos ganhar destaque cada vez maior o relacionamento com o cliente.

Quanto maior a proximidade com o cliente, mais facilmente a marca será lembrada. E o marketing de experiência age justamente para estreitar este relacionamento, lembra?

Os pilares do marketing de experiência

Construir uma boa estratégia de marketing de experiência, entretanto, tem menos a ver com os tipos de experiência que serão utilizados e mais sobre ter atenção aos princípios que possibilitam uma boa experiência.

A primeira coisa – e talvez a principal – que você deve entender é a importância de contar histórias verdadeiras. Sabe aquela história de que mentira tem perna curta? Pois é. Construir uma experiência com base em uma mentira pode trazer grandes prejuízos para a imagem da sua empresa quando a verdade vier à tona.

Além disso, é fundamental ressaltar outros pontos importantes:

Marketing de experiência x Inbound Marketing

Assim como o marketing de experiência, o inbound marketing também preza por construir um relacionamento com os clientes (ou Leads). Dessa forma, podemos até mesmo considerar que o Inbound pode ser um dos braços do marketing de experiência, uma vez que o conteúdo produzido e distribuído numa estratégia de Inbound propaga as missões, visões e valores da marca de forma natural.

Uma vez que o marketing de experiência é composto por tudo que o cliente passa, desde quando não conhecia a marca, até se tornar um cliente fiel – e propagador, devemos ter em mente que é possível inovar em todos os pontos de contato, excedendo as expectativas e criando uma experiência positiva.


Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x