Blog, Inbound Sales,

Agência de marketing digital: por que ela pode ajudar o seu negócio a crescer de modo acelerado

Por Jean Vidal em 22 de janeiro de 2021

Com a adesão da tecnologia no nosso dia a dia, estamos cada vez mais conectados a todo o momento. Assim, muitas vezes, ao longo do dia estamos pesquisando, aprendendo, ensinando ou interagindo com pessoas e empresas.

Temos em nossas mãos canais de comunicação diretos, e isso é chave para as empresas entenderem que o digital é um caminho direto para o relacionamento com consumidores em potencial.

Ou seja, através de uma boa atuação nas redes sociais, com o blog, e-mail marketing, nutrição e até por meio de anúncios publicitários (ads) online, podemos nos comunicar com os mais variados públicos de uma forma pontual, direcionada e assertiva.

Correndo o risco de entrar em um campo polêmico, é verdade que as mídias convencionais como TV, rádio e outdoors, estão aos poucos perdendo espaço no mercado, justamente por não possuírem as vantagens do meio digital.

Neste artigo vamos apresentar a você as vantagens de se investir nas soluções digitais,  como isso pode ajudar a alavancar o seu negócio e como uma agência de Marketing Digital será essencial para essa caminhada. Confira:

[Antes] Por que sua empresa precisa reservar uma (boa) verba para o Digital?

Mesmo que sua empresa seja (nesse momento) pequena, e tenha pouca verba para o Marketing, é bem comum que você destine uma verba para as divulgações das soluções da sua empresa. Em empresas maiores já é rotineiro debater a verba anualmente para o marketing.

Então, como decidir entre anunciar em uma revista do seu nicho, um outdoor com posicionamento estratégico ou fazer anúncios no Google e Facebook?

Claro que não existe uma fórmula mágica, mas alguns pontos podem ajudar no processo das decisões. Itens como:

Observe que estou buscando cuidar muito para não dizer que você deveria ignorar os investimentos em mídia off-line. Por uma questão muito simples: existe também um resultado em propaganda no rádio, TV e etc.

Contudo, busco justamente a provocação do questionamento se (caso já tenha feito uma ação off) é indicado manter a ação ou buscar novos caminhos. E se não tenha realizado, não seria melhor começar pelo digital, encontrar sua audiência, gerar demanda para o seu funil de marketing e vendas, e a partir do crescimento dos resultados pulverizar ações entre online e off-line.

Observe então que pulverizar as ações do Marketing é realmente um caminho comum na aplicação da verba das ações de divulgação quando o seu investimento aumenta.

Mas, no começo, com raras exceções, é indicado começar apenas pelo digital. Afinal, existem alguns ganhos significativos em campanhas digitais.

Ganhos expressivos que justificam atuar no digital

Existem diversos benefícios que têm elevado a entrada das empresas no digital.

Aqui vamos listar os sete maiores conforme a nossa experiência, para que você entenda de modo definitivo que (se não estiver) já está na hora de levar sua empresa a conviver com a Persona nos múltiplos canais digitais.

I – Competitividade é “democrática” no digital

No meio digital podemos nivelar a competitividade. Pequenas e médias empresas têm a oportunidade de concorrer com grandes empresas e conquistar novos clientes.

O que em muitas situações não podemos garantir na mídia off-line, que exige investimentos robustos se tornando inviável a divulgação ao nível nacional para a maioria das pequenas e médias.

Com um bom trabalho na esfera digital, você pode chegar até seus clientes sem mesmo investir em mídia paga, através de formatos e canais estratégicos de Marketing de Conteúdo, como este artigo.

Com um trabalho consistente de publicações (artigos e mensagem nas redes sociais), você pode conquistar audiência de forma orgânica e, se mesmo assim for do interesse da empresa investir em mídias pagas, é possível iniciar com baixo investimento e ainda sim ter ótimos resultados.

Em média, com uma verba pequena (de R$1.000 até R$3.000 mês) em Ads já é possível buscar os primeiros resultados. E mesmo os artigos no blog, que podem começar com uma frequência pequena de um por mês, até chegarem na velocidade mais indicada de um por semana.

II – Segmentação é maior no digital

Mesmo que nos meios tradicionais de comunicação existam canais e formatos específicos para determinados nichos, o mundo digital permite o contato com um público extremamente segmentado, elevando muito o poder da mensagem certa chegar ao público correto.

Esta segmentação permite que o usuário receba apenas informação relevante, de acordo com seu perfil e interesses. Além disso, digitalmente sua empresa poderá trabalhar na Jornada de Compra.

Para isso, uma vez que você tenha definido a(s) Persona(s) que serão foco do seu Marketing, você poderá seguir com o seu Planejamento de Marketing Digital e se organizar para conquistar os primeiros resultados na sua atuação digital.

—> Conheça o nosso curso online de Planejamento de Marketing Digital | PMD

Banner com uma mulher negra, de cabelos cacheados e camisa branca, posicionada de lado e sorrindo. Parece que ela está anotando algo. O banner possui um filtro preto e está escrito na cor branca "PMD Planejamento de Marketing Digital do começo ao fim" e um CTA em laranja onde está escrito "Conheça nosso curso"
Todo este trabalho é possível com a ajuda das informações que o próprio usuário oferece em suas redes sociais, preenchimento de formulários e até mesmo através dos cookies do navegador, que permitem rastrear os passos do usuário na internet.

III – Comunicação pode ser muito personalizada no digital

Através de uma segmentação bem estruturada, a empresa pode trabalhar de forma personalizada, buscando entre as variações do seu público a melhor forma de se comunicar, entregando para o nicho certo os benefícios do produto.

Digamos que você atue só com moda feminina, seus anúncios poderão ser segmentados para este gênero, além de idade, estado, interesses, etc.

A imagem é um print de uma segmentação realizada para um anúncio
Além disso, as pautas de conteúdo e e-mail marketing podem cuidar das suas segmentações, ampliando a mensagem correta e personalizada.

Claro, arrisco a dizer que você já recebeu alguma mensagem errada, voltada para outro gênero ou faixa etária diferente da sua, de uma empresa atuando no digital. O que ocorreu aqui é justamente a falta de conhecimento técnico, que o apoio de uma agência resolveria (assunto que irei tratar logo mais).

Enfatizando, o tom da comunicação, o momento da abordagem e a rapidez são as maiores armas que os meios digitais oferecem para quem quer divulgar um produto ou serviço.

IV – Alcance

O digital possui um alcance muito maior do que qualquer forma de mídia off. A queda nas audiências televisivas corroboram com este fato. O digital é nosso dia a dia e está na palma de nossas mãos.

Através de canais de publicidade online, como o Google, o Facebook/Instagram e Linkedin, rapidamente você pode atingir uma gama de pessoas no Brasil ou no mundo. O que permite, inclusive, focar em uma determinada região caso a sua atuação seja local.

E, novamente, ainda que não tenha verbas exorbitantes para Ads, fazendo o dever de casa com o Marketing de Conteúdo, através de artigos ou redes sociais, através de conteúdos originais, bem criados (e focados na sua Persona), o poder de “viralização” se torna um alcance muitas vezes inimaginável do Marketing da sua empresa.

Claro, é importante “fazer bonito” para se destacar no digital.

V – Mensuração de Dados

Através de inúmeras ferramentas (como o Google Analytics, o RD Station, ou mesmo os dados nativos das ferramentas de Ads), é possível mensurar dados muito mais fidedignos que qualquer campanha off-line.

O rastreamento das campanhas que pode ser feito através de UTMs e Pixel nos fornece dados com grande precisão e quase em tempo real.

Como os parâmetros de UTM otimizam as campanhas de Inbound

Dados como idade, sexo, interesses e hábitos é facilmente identificado através do rastreamento das atividade e até mesmo de informações disponibilizadas pelos usuários.

A imagem é um print do Dashboard de alguma campanha no Google Analytics

Caso queria entender um pouco mais sobre análise de dados, indicamos o download do nosso ebook Google Analytics para gestores de Marketing que faz toda a introdução dos principais relatórios através dessa grande ferramenta comum (e obrigatória) para todos os sites.

VI – Atualização em tempo real

Um ponto importante do digital é que caso haja algum erro na sua campanha ou necessidade de qualquer atualização, as ferramentas permitem que alterações ou edições  sejam feitas “imediatamente” e de forma simples,  e essas modificações podem ser vistas pelos usuários em tempo real.

Claro, aqui estamos falando bastante dos anúncios de Ads, de páginas de conversão (como as Landing Pages), de ajustes no site, etc. Tirando desse bloco email marketing (email disparado não volta atrás) e até redes sociais, que podem ser excluídas, mas que é indicado (quando o ocorre um erro) a transparência e pedido de desculpas.

Diante disso, a comparação é justamente com um folheto, por exemplo, onde uma vez impresso com um endereço errado, haverá o custo de mandar imprimir tudo novamente, e a entrega (caso já ocorrida) não é possível “resgatar”. A mídia off tem essa desvantagem diante o mundo online.

VII – Quando comparado, o custo ainda é menor

Quanto aos custos, não há o que se discutir. As mídias convencionais ainda são muito caras e o digital veio para dar chances aos pequenos e médios negócios.

Televisão, rádio, entre outras mídias off possuem valores altos nos investimentos mínimos. Já em mídias digitais, você investe o quanto pode e ainda tem o controle diário na sua verba diretamente nas ferramentas.

E claro, talvez fazer o dever de casa, como por exemplo a aplicação do Inbound Marketing, metodologia completa de relacionamento com visitantes qualificados, possa ser um passo ainda grande para sua marca. Do mesmo modo contratar uma agência, pode ser um valor que ainda não tenha condições.

Ainda sim, é possível, com o digital, começar a fazer pequenos investimentos, seja começando a atuar organicamente nas redes sociais, ou com pequenos anúncios em Ads. Existem diversos tutoriais (artigos, ebooks, webinars e cursos online) que podem ajudar quando a sua marca está dando os primeiros passos.

Contudo, novamente, não é apenas estar no digital, é fazer bonito. Se fizer internamente por conta própria, estude bastante e vá aos poucos. Se precisa acelerar e ampliar a qualidade, ter um parceiro é chave para esse processo.



Assim, chegamos no nosso último ponto da conversa de hoje.?

Benefícios de uma Agência de Marketing Digital

Uma vez que entendemos as vantagens de atuar no digital, agora é importante compreendermos o contraponto.

O meio digital oferece inúmeras ferramentas que em primeiro momento podem ser muito intuitivas (aparentemente simples de utilizar), o que leva muita gente, sem grandes conhecimentos, a se arriscarem nesse meio. Porém, esta prática pode prejudicar mais que ajudar.

O empresário que busca arriscar por conta própria pode cair em algumas armadilhas que podem encher os olhos, mas não trazem resultados realmente importantes.

Os principais erros nestes casos são as métricas de vaidade, investimento em apenas uma ferramenta (ficar dependente de um único canal) ou ainda escalar o anúncio de forma precipitada (sem a devida compreensão e cuidado pelo aprendizado do algoritmo).

E sim, citamos esses três pontos, de modo resumido, pois escrevemos mais em nosso blog, no artigo o que é Marketing Digtial e como eu vi empresas falirem por causa dele, mostrando mais detalhes desses erros mais comuns que vemos por aí.

Por isso, ao contratar uma agência especializada, você conta com uma equipe preparada para atender seus problemas, com expertise de mercado e uma visão mais analítica das possibilidades que o marketing digital pode te oferecer.

E eu sempre enfatizo, no meu modo transparente de ser que, um time especializado, não significa um marketing sem “erros”, ou a maior evolução do mundo. Afinal, Marketing (e agência) é serviço, é hora/gente. Que podem cometer erros e precisam de tempo para vencer o básico antes de começar a inovar.

Esse contra peso é muito importante, pois o mesmo ocorre quando você tem um time interno. E agência não compete com time interno, como já escrevemos aqui sobre quando contratar ou não uma agência de Inbound Marketing.

Para não me perder aqui no assunto, vou listar agora três pontos chave, ao considerar uma agência como um caminho para a sua empresa atuar corretamente no digital.

1- Time de especialistas e custo benefício

Ao contratar uma agência digital, você garante uma equipe especializada em diversas áreas, com um custo muito inferior se comparado com a estruturação de uma equipe interna (versus os custos trabalhistas).

A empresa contratante evita os altos custos de contratação ou mesmo de demissão, assim como a capacitação e até mesmo a compra de ferramentas necessárias para o desenvolvimento do trabalho.

2 – Acesso a ferramentas especializadas

Outra vantagem de contratar uma agência é o acesso a inúmeros recursos que podem auxiliar no desenvolvimento das campanhas sem a necessidade de treinamento. Além de utilizar a experiência dos contratados para a escolha das melhores ferramentas.

Vamos utilizar qual ferramenta para a gestão do site e por qual motivo?

Para nós esse é um item bem comum e estudamos tanto que sabemos o caminho. O mesmo sobre uma plataforma de gestão de Redes Sociais (nós usamos o MLabs), ou de automação de Marketing, ou CRM de Vendas, etc, etc.

Claro que essas decisões vêm ao encontro dos debates de todos os lados (as visões e necessidades de você cliente) adjunto as nossas rotinas e experiências. Logo, a agência “acelera”, direcionada e leva as decisões.

3 – Tempo para outras atividades

Por fim, não podemos negar que existe um ganho de produtividade no seu dia a dia, para se dedicar a decisões administrativas e estratégicas, quando as atividades do Marketing (pelo menos as atividades que não são core business) estão com um parceiro estratégico.

Afinal, a agência será responsável pela aplicação das atividades de Marketing Digital (artigos, redes sociais, Ads, SEO, Landing Pages, email, nutrição, etc), assim como envio dos relatórios e a busca das metas estipuladas. Focado na construção, mas claro, sempre junto ao seu time.

Esse “respiro” é chave, e muitas empresas, até mesmo as grandes marcas (como a AMBEV e etc) complementam os times internos com parceiros estratégicos.

Afinal, é ganha-ganha-ganha. Ganha sua empresa. Ganha a agência. E ganham os seus consumidores que adquirem mais atenção na jornada de compra.

E então, está pronto para buscar uma agência digital para o seu negócio? Se mesmo assim ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x