Blog, Marketing de Conteúdo,

Podcast: o que é, como afeta sua estratégia de marketing e como fazer marketing de conteúdo com ele

Por Content em 26 de maio de 2021

Com o crescimento desenfreado, eu até diria crescimento quântico, que as plataformas de streaming tiveram, criamos uma nova versão de viver, o jeito “streaming de viver”. 

Hoje em dia, muitas empresas usam podcasts como forma de engajamento e como mais um canal do Marketing de Conteúdo.

Esses podcasts vão desde episódios com convidados especiais – geralmente autoridades no assunto – até mesmo conversas rápidas para ajudar a audiência a entender melhor sobre determinado assunto.

O crescimento do podcast foi tanto que em 2020 a Netflix fez um desenho baseado em um podcast, ajudando a popularizar mais ainda essa forma de entregar conteúdo. 

O Midnight Gospel, desenho baseado em conversas do podcast Duncan Trussel Family Hour, teve uma temporada com 8 episódios. É um podcast onde duas ou mais pessoas conversam sobre diversos temas como, amor, perdão, meditação, morte, dentre vários outros, trazendo insights e reflexões.

Isso é mais uma prova de que o formato de Podcast está em alta, mas como avaliar se é uma boa estratégia integrá-lo à estratégia de marketing da sua empresa?

Vem comigo que te conto tudo de mais relevante sobre o mundo do Podcast.

Antes de mais nada: o que é podcast?

Se os podcasts já fazem parte da sua vida, pode pular direto para o nosso próximo tópico. Mas se você ainda não está muito familiarizado com eles, continue aqui comigo.

Podcast é muito similar à rádio, por conta dos conteúdos em áudio. Só que, na rádio, temos que acompanhar por um aparelho específico, sintonizar na estação que queremos e na hora do programa que queremos. Nossa, quanto trabalho, né?

O podcast traz mais praticidade e diversidade de conteúdo. Podemos ouvir pelo celular, computador, tablet, diretamente em sites ou em apps de streaming. O podcast dá o poder para o ouvinte escutar o que quiser, quando e onde quiser.

O conceito de podcast foi inventado em 2004, pelo ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts. Apesar de existir há um bom tempo, o podcast teve sua ascensão com as plataformas de streaming. A plataforma Deezer divulgou uma pesquisa que apontou um crescimento de 67% no consumo de podcasts em 2019 no Brasil.

O podcast normalmente funciona da seguinte forma: existe um programa, que lança episódios periodicamente, e cada episódio tem uma temática diferente dentro do universo daquele podcast.

Se você já está pensando em criar um podcast para sua empresa, preciso ressaltar alguns pontos essenciais: 

1 – Assim como qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo, é importante ter consistência.

Se na sua estratégia você vê que a sua persona e o seu público preferem episódios semanais, faça; se for quinzenais, faça. Ah, mas e o episódio mensal? Você pode até ter um episódio especial por mês, mas lançamentos de novos episódios só mensais não são indicados. 

Lembre-se dessa fórmula: consistência + conteúdo de qualidade e relevante + foco na persona = conteúdo de sucesso.

Gif com o personagem Michael Scott

2 – Faça um planejamento de conteúdo estratégico para o seu podcast. Desenhe os temas, tópicos e faça um roteiro sobre o que será abordado em cada episódio. Tenha sempre mapeado o conteúdo que você está produzindo e com quem você está falando. Lembre-se que você estará falando, literalmente, com o seu público. 

OK, o podcast está popular, mas devo usar nas minhas estratégias de marketing?

Se você já fez um estudo de Personas, você já conhece não só as características básicas das Personas da sua empresa, como também seus hábitos e interesses, certo?

Antes de decidir se comprometer com mais um canal e mais uma rotina de produção de conteúdo, é importante entender se esse é um formato de conteúdo relevante para suas Personas. Afinal, não adianta investir tempo (e dinheiro!) para produzir algo que não vai gerar nenhum ganho para o seu Funil de Vendas.

Se você já identificou que suas Personas consomem esse tipo de conteúdo, criar um podcast para sua empresa pode  gerar mais engajamento com suas Personas, aumentando o  reconhecimento da sua marca. Além de ser um novo canal de atração de público.

Pense no podcast como conversas que você tem com seu público, seja através de episódios com um interlocutor ou no formato de entrevistas. Você pode criar uma conexão em um nível mais pessoal com eles; a voz transmite intimidade, emoções, ultrapassando a barreira da impessoalidade do blog.

Além disso, a maioria dos ouvintes escuta podcasts enquanto estão fazendo outras atividades, cozinhando, caminhando, enquanto estão no trânsito para o trabalho, na academia e em outros momentos.

Por isso, o podcast pode se tornar uma ferramenta chave em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Ainda não sabe se esse é o formato certo para agregar à sua estratégia de conteúdo? Vamos continuar que eu te conto mais.

Pensando podcasts de forma estratégica

Para te ajudar a entender se podcasts podem ser uma alternativa para você, quero ir um pouco mais a fundo nas possibilidades estratégicas.

O podcast funciona lindamente com outros canais na sua estratégia de marketing de conteúdo. Por exemplo, você pode reutilizar um artigo do seu blog e transformá-lo em um episódio; e pode incluir o podcast nas suas newsletters para gerar mais audiência e engajamento (é importante fazer isso, porque algumas pessoas podem não saber que você tem um podcast); e até mesmo criar uma versão em vídeo para alimentar o seu canal do YouTube.

Ou, mais do que reutilizar o material, você pode usar os diferentes canais para abordar o conteúdo com diferentes níveis de detalhamento.

Além disso, é fácil fazer um podcast, você não precisa de um equipamento sofisticado, você pode gravar no seu celular e depois editar em algum software. 

O mais indicado é o Audacity (que funciona com iOS ou Windows); com uma fácil utilização e uma gama de tutoriais gratuitos no YouTube, você edita os áudios para ter um podcast de primeira qualidade. Vale reforçar que o ideal é investir em equipamentos para gravações, mas no início você pode começar com o seu celular e depois investir em equipamentos.

Mas o Podcast não precisa apenas ser usado para atrair público! Ele também pode ser uma forma de aprofundar a base de conhecimento dos seus Clientes ou mesmo da sua Equipe.

Aqui na Conexorama, por exemplo, temos encontros quinzenais entre as áreas, levantamos a pauta e algumas perguntas com antecedência e gravamos essas conversas. 

A troca de conhecimento e insights é gravada e disponibilizada para toda equipe. É uma ótima forma de novos colaboradores conhecerem mais sobre a empresa, o mercado e todos que trabalham aqui.

Com esses benefícios em mente, fica claro que o podcast é um aliado poderoso para a sua estratégia de conteúdo. Ele pode auxiliar e até se destacar na Jornada de Compra da sua Persona. 

Para ter sucesso, veja o que os concorrentes estão fazendo e faça diferente, focando sempre na qualidade e relevância de conteúdo. Tenha consistência nos lançamentos de episódios novos ou otimização de conteúdos antigos, analise resultados e busque melhorar continuamente.

Podcast x Clubhouse

Recentemente, o Clubhouse ganhou o holofote como uma rede social inovadora, e muita gente viu essa rede como um formato de podcast. Mas não é bem assim.

Clubhouse é uma rede social baseada em áudios ao vivo, enquanto Podcasts possuem episódios gravados e publicados em distribuidores de podcasts. 

Hoje, em maio de 2021, o ClubHouse é uma rede social que depende de convite para acessar, e lá é possível criar conversas sobre o tema que quiser, tanto sozinho quanto em grupo. A palavra-chave da diferença é ao vivo. 

Como está com uma alta aderência no momento, pode ser importante entrar na rede e investigar mais. Veja se suas Personas estão lá e, se sim, pense em incluir na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Importante: Antigamente a ClubHouse estava disponível somente para iOS (Apple); mas, desde o dia 21 de maio, está disponível para Android. Ou seja, é provável que a rede continue em alta.

Mas voltando o foco aos podcasts…

Podcasts e SEO

Pode parecer estranho, mas além de poder alcançar seu público em um canal diferente, os podcasts podem ser grandes aliados da estratégia de SEO.

 

Você pode listar e distribuir os novos episódios como páginas individuais do seu site, trazendo também suas transcrições e trabalhando o título e meta descrição para indexar novas palavras-chave.

Ou seja, cada novo episódio também será um novo conteúdo que pode ser descoberto pelos buscadores. Com o tempo, conforme o seu podcast ganha notoriedade, ele também pode atrair backlinks, gerando ganhos para a autoridade do seu domínio.

E, além disso, os mecanismos de buscas das plataformas de podcasts seguem uma lógica similar à do Google. Ou seja, é realmente importante pensar de forma estratégica para facilitar que seu conteúdo seja encontrado pelo público correto!

Viu como o podcast pode te ajudar de formas que você nem imaginava? Incrível, né?!

Aliás, você sabia que os podcasts vão começar a aparecer na SERP?

Assim como vemos snippets de vídeos do Youtube nos resultados de busca no Google, também veremos podcasts. Nos Estados Unidos o Google já começou a mostrar esses resultados, ou seja, em algum momento chega aqui.

Para encerrarmos, um breve resumo de tudo que foi falado:

Principais benefícios:

Existem diversos estilos de podcast, mas para todos uma coisa é fundamental: planejamento. 

Conheça seu público para entender se esse é um conteúdo que ele irá consumir, pense no formato, frequência e adeque à sua capacidade de produção. 

Se questione sempre, investigue, crie conteúdos relevantes e de qualidade. Contribua para o crescimento na vida das suas Personas.

E aí, consegui te convencer sobre a importância que o Podcast pode ter para a sua estratégia? Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x