Blog, Marketing de Conteúdo,

O que é marketing de diferenciação?

Por Content em 28 de dezembro de 2018
Conheças algumas estratégias de marketing de diferenciação e torne seu negócio único para sua cartela de clientes.

Você já se questionou porque compra um produto de determinada marca e não de outra? Ou porque prefere pagar mais caro por um produto que tem a mesma função de outro que é mais barato?

E é aí que entra o marketing de diferenciação: afinal de contas, o que uma marca – que oferece o mesmo produto – tem que a outra não tem?

Descubra nas linhas abaixo o que é o marketing de diferenciação e como utilizá-lo para alavancar suas vendas e fazer da sua marca única!

Marketing de diferenciação

De forma ampla, podemos dizer que o marketing de diferenciação envolve diversas estratégias que buscam tornar sua empresa reconhecida por suas particularidades, e em alguns casos, exclusividades, quando comparadas as concorrentes.

Quer um exemplo clássico?

É só se lembrar do que acontece quando a Apple anuncia um novo lançamento: longas filas se formaram do lado de fora das lojas em todo o mundo!

É que além de adquirir um produto de alto valor, muitas pessoas se sentem recompensadas ao adquirir o novo iPhone antes das outras.

E esse sentimento é resultado de um marketing de diferenciação extremamente eficiente.

Mas pode ficar tranquilo que você não precisa do mesmo investimento da Apple para tornar sua empresa e seus produtos únicos. Aliás, nem mesmo recomendamos seguir exatamente os mesmos passos de outras empresas, pois cada um tem o seu diferencial.

Quer saber o que fazer para adotar o marketing de diferenciação na sua empresa?

Como aplicar o marketing de diferenciação na sua empresa

A maior parte das estratégias de marketing de diferenciação está ao alcance das empresas, independente do tamanho. O que é primordial é analisar essas estratégias e verificar quais delas mais se adequam a realidade e necessidades da empresa.

As principais estratégias de marketing de diferenciação são:

Segmentação

Quando se trata de vendas, segmentar o seu público é ponto fundamental. Isso porque se você busca ser sempre lembrado por seu consumidor, você precisa tratá-lo de modo especial, quase ou se possivelmente personalizado. E isso só é possível através da segmentação.

Segmentar é definir seu público-alvo e dividi-lo em grupos com características comuns. A partir de então, você poderá focar suas promoções, produtos e mensagens de acordo com essas características.

Você pode segmentar o seu público por:

Esse tipo de estratégia cria um vínculo de confiança e credibilidade, afinal de contas, o cliente sabe que você o conhece de verdade.

Posicionamento de mercado

Agora que você conhece as características que formam seu público, é hora de provar que o seu produto ou serviço é diferente e que, por isso, é a melhor opção para o cliente. Ou seja, você precisa diferenciar a sua oferta daquela que é oferecida pelo concorrente.

As pessoas amam exclusividade, por isso, é preciso adotar estratégias que estejam alinhadas aos interesses e comportamento do seu público. Para isso, o ideal é realizar uma pesquisa de mercado e descobrir o que determinado grupo quer ver, ouvir, usar …

O posicionamento de mercado é a chave para desenvolver uma imagem única para sua empresa.

Um exemplo do nosso dia a dia de posicionamento de mercado é a Pespi, que mesmo não sendo a Top of Mind (lugar da Coca-cola) se colocou com a segunda opção para o público, com o slogan “Pode ser Pepsi”.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é a melhor estratégia para você entregar para o cliente as respostas que ele procura sem ser invasivo. Ao gerar conteúdo relevante para a sua segmentação, você tem a oportunidade real de consolidar a sua marca, engajar seu público e, é claro, vender mais!

O marketing de conteúdo, quando bem feito e executado, traz benefícios como:

Além disso, a possibilidade de formatos para divulgar o seu conteúdo é bem vasta: blogposts, eBook, postagens em redes sociais, infográficos, vídeos, entre outros. O que você precisa é de conteúdos de qualidade e uma estratégia eficaz.

Aqui no Blog da Conexorama temos vários conteúdos sobre Marketing de Conteúdo! Veja só: ?

Inovar

Inovar não significa que você precisa criar algo revolucionário e que irá marcar toda uma geração! Inovar é sair do óbvio, e isso pode ser feito através de pequenas coisas.

Você já parou para pensar em algo que você pode fazer e que o seu concorrente nunca fez? Isso é inovar!

A sua inovação pode vir de:

Pós-venda

Uma venda não acaba depois que a compra é realizada. E se você quer que o seu cliente volte, e é claro que você quer, é preciso pensar em estratégias de pós-venda. E aqui, a inovação deve entrar novamente!

O pós-venda é um composto do marketing que, quando bem executado, promove a confiança e mesmo o encantamento. Oferecer um suporte após a compra, ou mesmo um e-mail de agradecimento, podem ter resultados incríveis.

O cliente, quando recebe atenção, tende a valorizar mais o seu negócio. Agora pense, quantas empresas das quais você é cliente tem esse cuidado? Inove no pós-venda!

Além dessas estratégias, a sua empresa pode se diferenciar no mercado por:

Aqui na Conexorama somos experts em diversas dessas estratégias de marketing de diferenciação e entregamos resultados incríveis para nossos clientes.

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x