Blog, Redes Sociais,

Facebook Analytics: Fique por dentro das principais métricas

Por Content em 19 de outubro de 2018
O Facebook conta com mais 2,2 Bilhões de usuários ativos na plataforma. Entenda as principais métricas disponíveis no Facebook Analytics e como você pode aproveitar essa inteligência para o seu negócio, sua página ou seu app.

Métricas são de extrema importância para qualquer empresa. Através delas, é possível conhecer a jornada do cliente e elaborar estratégias a partir do estudo do comportamento da sua audiência.

Enquanto o Google Analytics foca em dados de navegação, o Facebook Analytics entende o comportamento do usuário baseado nas informações que ele oferece na sua rede social e na interação com seu site ou app, através do pixel de acompanhamento.

Neste artigo veremos um pouco sobre as principais métricas do Facebook analytics.

Primeiros passos no Facebook Analytics

Antes de começar a explorar a ferramenta você precisa fazer algumas configurações para integrar seu site ao Facebook Analytics e tirar proveito de toda a inteligência que essa ferramenta pode entregar para o seu negócio.

Como acessar:

Instalação do pixel:

O pixel é uma linha simples de código que precisa ser instalado no <head> </head> (cabeçalho) do seu site.

Esse pixel fornece dados dos visitantes para o Facebook construir os relatórios do Analytics, além de entender melhor as conversões dos seus anúncios dentro da plataforma.

Você consegue ajuda para essa instalação nos documentos de Implementação do pixel no próprio Facebook.

Para usar o Facebook Analytics em um aplicativo, o desenvolvedor precisa fazer algumas integrações que constam nesse mesmo documento.

Quais são as principais métricas que o Facebook Analytics pode fornecer?

Algumas métricas muito conhecidas pelos profissionais de ads, auxiliam nas decisões diárias de otimização, como custos de engajamento, de conversões, alcance e cliques.

Porém, a necessidade de conhecer sempre mais sobre o cliente e o seu comportamento cresce ano após ano.

Com isso, o Facebook vem trabalhando na sua plataforma de Analytics desde de 2015 e atualmente apresenta inúmeros dados que podem ser usados como base para suas estratégias.

Primeira visão

Visão Geral – nesta seção você encontra os dados de tráfego do seu site ou app, como usuários, números de acessos e sessões.

Painéis – permite criar um painel personalizado com as métricas que você mais gostaria de acompanhar e que fazem sentido para o seu negócio.

Atividades – Aqui é onde estão reunidas todas as métricas de comportamento e interações do usuário com seu site, app ou página.

Pessoas – Atualmente com dados demográficos sobre sua audiência.

Métricas de crescimento

Já dentro da ferramenta, a primeira tela é a de visão geral. Aqui você tem a visão panorâmica do seu negócio dentro do Facebook.

Nesta seção você terá dados a respeito do crescimento do tráfego do seu site, como usuários ativos nas últimos 24 horas, ativos mensal, semanal e diário.

Todas essas análises, com muito mais detalhes, também podem ser acessadas pelo menu lateral da ferramenta na parte de usuários ativos.

Métricas de envolvimento

As métricas de envolvimento são responsáveis pela entrega de muitos insights sobre os dias da semana e os horários que o seu site ou aplicativo recebe mais visitantes.

Além disso, temos o gráfico de taxa de retenção de usuários e a lista das principais publicações que recebem reações.

Essas análises são importantes para entender o tipo de conteúdo que mais engaja o seu público, além dos melhores horários para postagem nas redes sociais.

Você pode ter mais detalhes sobre essas métricas no menu lateral em Retenção.

Métricas de página

As métricas de página entregam um acompanhamento de perto dos números de crescimento da sua página no Facebook.

Entenda quantas reações, compartilhamentos, comentários e mensagens a sua página recebeu durante o período que você selecionar.

É possível ver mais detalhes dessas métricas no menu lateral na opção de Eventos.

Métricas de pessoas

O Facebook é uma rede social e entende o comportamento dos usuários. Essa seção fornece exatamente essas informações, que são muito valiosas para mapear e entender melhor sua audiência. Entenda idade, gênero e localização do seu público.

Essas informações podem ser acessadas com mais detalhes no menu lateral na parte de dados demográficos.

Funis

Ferramenta muito importante, onde é possível mensurar a conversão de uma sequência configurável de ações. Entenda taxa de conversão, tempo até a conclusão do fluxo.

Estas são as funcionalidades que você pode começar a tirar proveito ainda hoje para o seu negócio!

Se você for curioso e gostar de análises, pode se divertir com as diversas opções oferecidas pelo Facebook Analytics, que te ajudarão a conhecer a fundo seu público e melhorar seu desempenho em todos os níveis de entrega.


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x