Blog, Funil de Vendas,

Metas de vendas: por que sua empresa não está batendo?

Por Content em 5 de setembro de 2018
No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais motivos pelos quais sua empresa não está batendo sua meta de vendas. Confira!

É fato que o sucesso de uma empresa está ligado a diversos fatores, mas tem um em especifico que tira o sono de muita gente, principalmente dos profissionais de vendas, que é a tão famosa e temida meta de vendas.

E sabemos que muitas empresas têm dificuldades em atingir suas metas, seja por problemas no processo comercial, na equipe de vendas ou até mesmo devido a falhas nas estratégias de Marketing.

E, sendo sincero, nada é mais desmotivador para um vendedor de que não bater meta. Isso porque o “resultado versus meta” é um fator chave para se chegar no sucesso ou fracasso.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais motivos pelos quais sua empresa não está batendo suas metas de vendas. Confira!

Falhas no processo comercial (se existir)

De certo modo, é comum ver empresas de diversos tamanhos e segmentos não terem processos comerciais bem estruturados ou, até mesmo, terem um processo ineficiente. E o resultado disso já conhecemos: oportunidades indo embora.

Quando falamos de processo comercial, ele existe para que, de forma simples, o vendedor saiba o que fazer, quando fazer e por que fazer. O fato de não ter um processo bem definido acaba fazendo com que os vendedores fiquem perdidos em seu funil de vendas e que não tenham total controle sobre o ciclo de vendas.

Por isso é tão importante que sua equipe comercial tenha um processo bem definido, com etapas e gatilhos de passagens claros, que seja baseado em trazer mais eficiência e clareza a todos os envolvidos no processo.

Afinal, quando “quebramos” o processo comercial em etapas, torna-se mais fácil para o gestor administrar sua equipe e entender em que etapa cada oportunidade se encontra e qual será a próxima atividade do vendedor, trazendo assim um maior controle e previsibilidade.

Falhas no desenvolvimento da equipe

Você pode até ter o dream team das vendas, mas todo time, por melhor que seja, precisa de treinamento e acompanhamento contínuo, isso vale tanto para vendedores novos quanto para os antigos.

Quando desenvolvemos um processo de coaching de vendas, geramos um relacionamento individual com cada representante da equipe. Assim, é possível identificar o desempenho de cada um deles em relação às etapas do ciclo de vendas e trabalhar em melhorias.

Pense no coaching de vendas como uma forma de potencializar as habilidades do seu time, corrigir erros e alinhar expectativas.

Lembre-se: quando a equipe de vendas é bem orientada no planejamento e execução das tarefas, temos uma maior eficiência e assertividade.

Falta de organização e tempo

Vendedor tem um dia a dia corrido e, quando tem que lidar com excesso de atividades, é muito complicado para ele manter a qualidade em todas entregas. Dessa maneira, ele precisa ser o mais organizado possível.

Por isso, voltamos e relembramos o quão importante é ter o processo de vendas bem estruturado. Pois quando existe uma estruturação e processos a serem seguidos, o vendedor consegue organizar melhor sua agenda, focar em quais oportunidades precisam de uma maior atenção, quais etapas do funil são o foco e assim organizar melhor suas atividades.

Hoje temos algumas ferramentas disponíveis que podem ajudar os vendedores a otimizar mais seu tempo, como CRM de vendas e agendas onlines, assim as atividades não acabam esquecidas e temos uma maior precisão, inclusive, nos follow ups.

Baixa geração de Leads e oportunidades.

Quando Marketing não gera Leads com frequência, consequentemente temos uma baixa geração de oportunidades para a equipe comercial trabalhar. E não ter Leads no início do mês impacta diretamente em bater a meta no final dele.

Por isso, é muito importante que sua empresa invista em uma estratégia de geração de Leads como o Inbound Marketing, que utilize o marketing de conteúdo a favor de seu produto ou serviço, assim seu público alvo (persona) chega mais quente para sua equipe comercial, já conhecendo todos os benefícios e problemas que resolvem.

Quando falamos sobre vendas online, temos o modelo de vendas voltados para Leads gerados através do Inbound, que é o Inbound Sales, investir nessa modalidade de vendas permite ao seu time aumentar produtividade, ter uma rotina de abordagens, focar em contatos que realmente sejam oportunidades e ter uma maior previsibilidade se a meta está perto ou longe de ser alcançada.

[Extra] Faça a lição de casa

Não é novidade o quanto mercado está competitivo e a concorrência crescendo. Com isso, para conseguir conquistar novos clientes, é imprescindível que a empresa se destaque, seja através das campanhas do marketing ou pelo bom atendimento da equipe de vendas.

Então, procure fazer a lição de casa, use técnicas de vendas consultivas, invista em uma boa estratégia de marketing, foque em resolver o problema do seu público e assim o resultado será… novos clientes!

E você, já tem conseguido alcançar as metas de vendas? Deixe um comentário para continuarmos conversando.


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x