Blog, Marketing de Conteúdo,

Como atrair clientes combinando Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa

Por Content em 6 de junho de 2018
Inbound Marketing vs. Assessoria de Imprensa? Descubra como unir esse casal e obter o melhor desempenho desse casamento! 

Por muitos anos, o mercado encarou como inimigos a metodologia de Inbound Marketing e o trabalho de Assessoria de Imprensa. Criou-se uma rivalidade desnecessária entre áreas que podem se complementar de forma única.

Ainda bem que estamos em constante evolução, não é mesmo? Agora, somos capazes de aproveitar todo o potencial dessa combinação e intensificar o sucesso de nossas ações de comunicação.

No artigo de hoje, vou explicar como você pode unir esse casal e obter o melhor desempenho desse casamento!

Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa: qual a diferença?

À primeira impressão, pode parecer que eles não têm muito em comum. Ledo engano. São tantos os pontos em comum que até mesmo os profissionais mais experientes se confundem.

A começar pelo fato de tanto o Inbound Marketing quanto a Assessoria de Imprensa terem como principal objetivo a atração. Atrair olhares, atenção, tráfego, buzz, conversão, Leads, vendas. Tudo de forma orgânica, isto é, não paga.

E ambos trabalham com o mesmo combustível: conteúdo.

Tudo bem que essa gasolina pode variar entre comum, aditivada e premium. Mas todas têm o mesmo objetivo de agregar valor ao cliente e aumentar a autoridade da marca.

Grosso modo, enquanto a Assessoria de Imprensa tem a função de divulgar as ações da empresa e aumentar a visibilidade da marca nos meios de comunicação, o Inbound Marketing trabalha conteúdos relacionados ao setor em que a empresa está inserida, que sejam de interesse das Personas, divulguem a expertise do cliente, ensine processos e entregue soluções.

Dessa forma, o esforço dos assessores é criar estratégias de divulgação desses conteúdos em canais especializados, como jornais, revistas, portais de notícias e redes sociais. E suas principais ferramentas são os releases; sugestões de pautas; follow-up com a imprensa; cobertura de eventos, entre outros.

Enquanto isso, os profissionais de Inbound atuam na criação e divulgação de conteúdos que tenham potencial de atrair pessoas de interesse na empresa, as Personas, e em suas soluções.

E como casar esses dois universos?

Para começar, é preciso mesclar o que eles têm em comum, o conteúdo. É preciso que ambos estejam alinhados buscando atingir o mesmo público, falem da marca na mesma língua e estejam adequados ao Funil do Marketing. Isto é, desenvolvam conteúdos de Topo, Meio e Fundo de Funil.

Fundamental para o trabalho de Inbound, a criação e alimentação de um Blog é também indispensável para a Assessoria de Imprensa. É por meio desse canal que podemos aumentar o alcance orgânico da marca nos mecanismos de busca, especialmente com o uso de técnicas de SEO, palavras-chave ligadas ao negócio e Link Building.

O mais importante é entender que ambas estratégias buscam aumentar a visibilidade e autoridade das marcas.

Enquanto o Inbound atua exclusivamente no ambiente digital, a assessoria de imprensa pode extrapolar esse universo, conquistando espaço também em meios de comunicação tradicionais, como jornais impresso, revistas, rádio e televisão.

Entendi. Mas como posso aplicar essas estratégias?

A primeira delas que gostaria de destacar é o Link Building. Essa é uma das principais formas de o trabalho de assessoria potencializar as técnicas de Inbound Marketing.

E como isso funciona? Principalmente, com a inserção de links do Blog nos releases, matérias e todo os materiais publicados e/ou divulgados pela assessoria.

Outro motivo para casar os dois é a SERP Domination (Search Engine Results Page). O que isso significa? Dominar a SERP! Isso mesmo, conquistar todos os resultados da busca referentes à marca.

E as conversões? É possível gerar por meio da Assessoria de Imprensa?

Sim, claro. Uma dica é divulgar uma Landing Page para um Material Rico em conteúdos e/ou releases, especialmente se forem publicados em portais especializados.

Ficou alguma dúvida? Não deixe para depois e comente aí embaixo! Quem sabe posso ajudar você.

*Artigo produzido em co-autoria com Flávia Umpierre


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x