Blog, Inbound Sales,

Pilares do Inbound Marketing: o que não pode ficar de fora da sua estratégia?

Por Ana Paula Agostini em 11 de fevereiro de 2022
As principais premissas que você precisa considerar para fazer com o que Inbound Marketing dê certo e gere grandes resultados para sua empresa!

Uma das coisas que nos faz gostar tanto do Inbound Marketing é justamente ser uma metodologia adaptável, que pode se encaixar em diferentes segmentos e tipos de empresas – inclusive, é difícil citar uma empresa que não se beneficiaria com Inbound. Mas isso não quer dizer que os pilares do Inbound Marketing não existam…

Eles não são muitos, mas são fundamentais para construir uma estratégia de sucesso.

Entretanto, não é incomum ver empresas tentando fazer Inbound sem algum desses pilares, se frustrando e dizendo que o Inbound não funciona. Em alguns casos, é comum vermos frentes importantes sendo iniciadas e pausadas por falta de equipe, tempo ou investimento, quebrando assim a “engrenagem” do processo.

Além disso, algumas empresas não conseguem ir além da metodologia e trabalhar a cultura Inbound, de modo que todos na empresa sejam propulsores das ações realizadas.

Por isso, no artigo de hoje, vamos elencar as principais premissas que você precisa considerar para fazer com o que Inbound Marketing dê certo e gere grandes resultados para sua empresa. Confira!

1. Marketing de Conteúdo

Não existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo e ponto final.

Pode parecer uma abordagem radical, mas se você realmente entendeu o que é o Marketing de Conteúdo, você sabe que ele é fundamental para alimentar o seu Funil de Vendas – a essência do Inbound.

Se você ainda não entendeu Marketing de Conteúdo, gostamos de explicar com uma analogia:

Muita gente pensa que pode fazer Inbound sem Marketing de Conteúdo e por considerar as estratégias de atração de público, principalmente através do canal orgânico, lentas demais.

E, sendo bem sincera, elas são mesmo. Esse artigo, provavelmente só vai ganhar uma posição de destaque na página de resultados daqui alguns meses (isso se ganhar!), e atrairá uma pequena parcela de visitantes qualificados.

Acontece. É assim mesmo.

Mas o Marketing de Conteúdo – e até mesmo este artigo – não é pensado só para atrair visitantes para o seu site. Eles também atuam de outras formas:

Contudo, é importante não confundir um e outro. O Marketing de Conteúdo é a engrenagem da metodologia, mas só fazer conteúdo não significa que está atuando com a metodologia do Inbound.

2. Lançamentos de ofertas indiretas (materiais ricos)

Ao longo do processo de Inbound, pela correria do dia a dia ou por redução de custos, a empresa pode deixar de produzir novos materiais ricos. Ou pode até mesmo pensar que já tem conteúdos o bastante e encerrar por aí as novas criações.

Contudo, é aquele novo eBook, webinar ou whitepaper que proporcionará que um mês seja melhor que o outro na geração de novos Leads, portanto, defendemos que faça o possível para não interromper a rotina de lançamento de materiais ricos.

É recomendado que a empresa avalie qual a frequência de lançamento de materiais ricos se encaixaria em sua rotina para que possa manter uma constância.

Se é algo possível para a sua empresa, indicamos fazer lançamentos mensais. Mas se você precisa espaçar mais esses lançamentos, busque fazê-los a cada dois ou três meses, no máximo. Mais do que isso, você já estará prejudicando seu Inbound.

Essas novas ofertas irão atrair novos Leads para a sua base, e também reengajar seus Leads, mantendo sua empresa uma lembrança recente na mente do público para o qual você quer vender.

3. Um bom software de automação de Marketing

Saber que você precisará gerenciar um Funil de Vendas e sua base de Leads já deveria ser motivo suficiente para que você se convencesse que um bom software de automação de marketing é fundamental para sua estratégia de Inbound, certo?

Mas quero ir além. Consideramos que um dos pilares do Inbound Marketing é justamente ter uma ferramenta all-in-one, para que você possa trabalhar uma estratégia multicanal completamente integrada.

Afinal, ninguém quer ter que ficar importando dados de uma plataforma para a outra antes de realizar uma ação, né?

Os softwares all-in-one de Marketing digital unem, em uma única ferramenta, tudo o que você precisa para gerenciar sua base de Leads, atualizar Redes Sociais, criar Landing Pages, disparar e-mail e atuar com nutrições de Leads, além de CRM para administrar a base de contatos, e controlar o que está com o Marketing e o que está com a equipe comercial.

Ainda existe outro debate entre contratar uma solução all-in-one ou terceirizar com diversas soluções especializadas em um único ponto.

Qual ferramenta usar, entretanto, é uma decisão muito particular de cada empresa, visto que o custo e tempo de administração mudam de opção para opção. As líderes do mercado hoje, no Brasil, são: RD Station, Lead Lovers e ActiveCampaign; e os grandes competidores mundicais são a Hubspot e a InfusionSoft.

A título de curiosidade, para as estratégias da Conexorama, utilizamos o RD Station.

4. Compromisso

Ao final, é valido ressaltar que, ainda que possamos trabalhar com canais que acelerem a geração de resultados (como a adoção de estratégias de Inbound Ads), o Inbound Marketing é uma estratégia para construção de resultados no médio e longo prazos. Por isso o compromisso também entra na lista dos pilares do Inbound Marketing.

Seja na forma de:

E você, acrescentaria mais algum ponto como vital para que o Inbound Marketing aconteça de modo efetivo? Deixe o seu comentário. E, se você gostou deste conteúdo, te convido a compartilhar com mais 2 pessoas que também podem gostar!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kelly Zeferino
Kelly Zeferino
6 anos atrás

Muito bom o artigo!

Jean Vidal
Jean Vidal
6 anos atrás
Reply to  Kelly Zeferino

Obrigado @@kellyzeferino:disqus 😉

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedes
6 anos atrás

Integração é o conceito que nos torna capazes para ver a importância que a produção de conteúdo e o poder do smarketing têm para o que qualquer empresa tenha êxito ao trabalhar com marketing digital. De que cada setor funciona como um organismo vivo que mantém a empresa rodando.

plugins premium WordPress
3
0
Would love your thoughts, please comment.x