Blog,

2019! Promessas de ano novo para o Marketing da sua empresa

Por Jean Vidal em 2 de janeiro de 2019
m nosso primeiro artigo de 2019 vamos revisar juntos as quatro principais promessas que fizemos, e indicamos que você faça para o Marketing Digital da sua empresa em 2019. Vem com a gente?
Leitura de 5 minutos
2019! Promessas de ano novo para o Marketing da sua empresa
4 (80%) 2 votes

Feliz Ano Novo! 💪🙏👊🚀

Mesmo sendo o segundo dia de 2019, me permita continuar a onda de felicitações e votos de um novo ano incrível!

Sim, pode parecer um pouco clichê, mas cá entre nós, as mensagens e energias que encontramos nesses períodos de festas, de renovação, de felicitações, etc, ajudam sim a continuarmos sonhando e querendo mais, né?

Por isso, em nosso primeiro artigo de 2019 vamos revisar juntos as quatro principais promessas que fizemos, e indicamos que você faça para o Marketing Digital da sua empresa em 2019. Vem com a gente?

1 – Vou planejar e documentar (e não engavetar)

Arrisco a dizer que planejar seja natural. Vou fazer isso, assim, tal data, etc. Como todo empresário, pensar no que irá trazer de novidades é até esperado, é normal.

Só que existe uma “preguiça” entre os empreendedores na hora de documentar o planejamento. Seja por falta de tempo (não está priorizando essa frente), seja por nunca ter feito, ou qualquer que seja a desculpa.

Mas é justamente agora o momento certo de fazer um planejamento. Nesse começo de ano, quando você ainda tem todo o período pela frente.

Por isso nós nos propomos a – nessa primeira semana de janeiro – fazer o planejamento do ano. E, como “o cão que come a própria ração” (juro que nunca entendi muito bem essa expressão, rs), nós usamos a nossa ferramenta de planejamento, que utilizamos para nossos clientes também.

Estou aqui falando do Mapa da Jornada Digital.
Se você ainda não ouviu falar dele, te indico que veja esse post abaixo primeiro.

Ali vamos explicar como adicionar / decidir entre Personas, Objetivos, avaliação dos concorrentes, rotinas e funil.

Além disso, estará impresso na parede do Marketing, para sempre olhar e revisar.
Já que planejamento engavetado é planejamento que não existe.

2 – Vou começar e não vou parar

Outro clichê, mas atire a primeira pedra quem nunca prometeu algo na virada do ano novo e depois, bem… não durou muitos dias.

Aquela academia, aquele novo idioma, etc, etc. No Marketing Digital é o mesmo. Muitas empresas começam uma rotina de lançamento de artigos, de materiais, de e-mails, e simplesmente não dão conta.

E não estou falando aquela mudança por uma questão estratégica. “Identificamos que a velocidade de disparo de e-mail, que hoje é y, seria melhor se fosse menos, então vamos diminuir para x”. Nesse casos, até ok. Com muito cuidado, mas ok.

O problema é realmente quando é proposto uma velocidade de produção, lançamento e daqui a pouco o seu Marketing não dá conta. E essa é a promessa mais chave para o desenvolvimento digital.

Lógico que 5 artigos por semana aumentariam muito mais a visibilidade do site da sua empresa perante o Google, mas vocês dão conta dessa rotina? Seria melhor fazer menos e com maior qualidade. Afinal, quando falamos de SEO, precisamos pensar o “palco” e o “combustível”.

Aqui a orientação mais chave é realmente pesar o consumo de tempo, se propor algo que seja possível e se manter fixo nesse propósito.

Por exemplo, ano passado (2018) a gente propôs a velocidade de dois artigos semanais no blog da Conexorama. Isso foi respeitado. Conseguimos. Foi louco mas conseguimos. E até certo ponto a gente tinha se proposto a avaliar acerca passar para 3 artigos semanais. Avaliamos e decidimos (com o foco na qualidade) que não era melhor. Então, é por aí.

Por falar nisso, esse ano, a nossa maior proposta é ser melhor em “um mês melhor que o outro” no funil de Inbound da Conexorama. Garantindo assim números fortes para o crescimento que buscamos em 2019.

3 – Vou profissionalizar o meu Marketing

Essa é uma dor de muitas empresas, e também é assim no Marketing da própria Conexorama.

Mesmo com toda a maquina de atendimento que temos na nossa agência, e usamos para o nosso Marketing Digital, sempre existirão pontos (seja uma rotina de nutrição, em uma atuação em redes sociais, x,y,z, etc) que precisamos melhorar, precisamos “profissionalizar”.

Por isso, que a terceira promessa que fizemos foi justamente profissionalizar (decidimos que essa era a keyword) ainda mais o nosso Marketing Digital. Mesmo que para isso, seja preciso buscarmos parceiros chave em outros lugares, ou até aumentar o nosso time de Marketing.

Aqui lógico que o ponto mais chave – e tem ligação exatamente com o item primeiro deste artigo – será agora no período de planejamento, a investigação desses pontos. A partir dessa avaliação, vamos decidir o que será norte na profissionalização.

4 – Vou fazer algo f@*&#!

Se você já frequentou os eventos do RD Summit ou RD On The Road, já deve ter esbarrado na frase que a RD divulga bastante (que a gente concorda muito) que é:

So good you can’t ignore you….

Na versão aportuguesada, seria algo como, “seja tão bom, que eles não vão poder ignorar você”. E isso vem ao encontro justamente quando você ainda não é um gigante do Marketing Digital, como nós ainda não somos, mas conhece o seu potencial.

Em outras palavras, já a algum tempo, é premissa nossa em cada ano lança algo “wow”. Algo que seja tão f@*&# que vai levar o nome da marca a distâncias não imaginadas.

Lógico que é complexo. Não exige só criatividade, mas até mesmo investimentos altos para tal. Só que o renome (e as consequências desse efeito) são muito incríveis, valendo todo o esforço.

É pensar fora da caixa mesmo. E nós já temos algumas ideias para esse ano. 😜

[Extra] Você tem planejamentos anteriores?

Antes de terminar esse texto, me permita só adicionar mais essa dica, que é bem simples. Lembra daqueles planejamentos passados que ficaram engavetados?

Então, esse é o momento de resgatar esses arquivos, abrir e folhear com bastante calma. Verá que, além de divertido (tem metas que anotou e conquistou, tem algumas que pensou de um jeito e foram outras e as metas antigas que nunca venceu), será bem produtivo e chave para esse momento.

Então, como estão as definições das metas e promessas para o seu Marketing Digital na sua empresa? Deixe um comentário e vamos continuar conversando. 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal